Engenharia Ambiental
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Ambiental por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 111
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAvaliação da influência de elementos meteorológicos na vazão do lixiviado gerado no aterro sanitário do município de Lajeado/RS(2012-03-26) Bastiani, Fernanda; Konrad, OdoricoA destinação dos resíduos sólidos urbanos a aterros sanitários é largamente utilizada devido ao seu custo benefício. No processo de aterramento dos resíduos, estes se decompõem e como produtos desta decomposição são gerados biogás e lixiviado. O lixiviado é uma substância química altamente poluente que necessita ser tratada. A geração de lixiviado acompanha a operação dos aterros sanitários por muitos anos. Tanto os aterros sanitários quanto as estações de tratamento de efluentes (ETE) destes aterros sofre a influência de elementos meteorológicos, isto devido ao fato de estarem expostos ao ambiente. Sendo assim, este trabalho propõe a avaliação da influência dos elementos meteorológicos, temperatura ambiente e precipitação pluviométrica, na vazão de lixiviado gerado no aterro sanitário de Lajeado/RS. Esta avaliação pretende facilitar o projeto e operação destas ETE. Para a execução desta avaliação se realizou o monitoramento da vazão de lixiviado e dos elementos meteorológicos por nove meses e meio com a utilização de um medidor de vazão automatizado e uma estação hidrometeorológica. Por meio dos dados coletados pelos equipamentos, foi possível observar a influência da temperatura ambiente sobre a geração de lixiviado, e ainda, que a precipitação pluviométrica nem sempre exerce influência direta sobre a vazão de lixiviado. Palavras-chave: Lixiviado, Temperatura Ambiente, Precipitação Pluviométrica.
- ItemAcesso AbertoA influência do fenômeno El Niño Oscilação Sul – ENOS (La Niña e El Niño) na ocorrência de inundações no Vale do Taquari – RS(2012-03-26) Salini, Micheline Finatto; Ferreira, Everaldo RigeloA região do Vale do Taquari é fortemente atingida por inundações decorrentes de enchentes que vem causando prejuízos a diversos segmentos da economia, afetando diretamente a sociedade. Esta situação leva a necessidade de se encontrar indicadores para tais eventos, permitindo um maior preparo das autoridades diante a possível ocorrência de um novo evento. Buscou-se com o estudo, realizar o levantamento de dados de precipitação pluviométrica, períodos de atuação do fenômeno climático ENOS e eventos de inundações ocorridas na região. A proposta deste trabalho é de verificar se existe uma correlação entre os dados estudados, sendo o fenômeno ENOS o possível influenciador dos eventos de inundações sofridos na Bacia Hidrográfica do Rio Taquari-Antas. Palavras-Chave: Inundações. Enchentes. Fenômenos Climáticos. El Niño. La Niña.
- ItemAcesso AbertoPadrão de variabilidade do vento à superfície, em Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil: implicações ambientais(2012-03-26) Tomasini, Juliana; Both, Grasiela CristinaO estudo da variabilidade do vento possui importante função na elaboração de projetos de diversas áreas de estudo como arquitetura, hidrologia e meio ambiente. Diante disto, o principal objetivo do trabalho foi conhecer o comportamento do vento no município de Lajeado/RS, considerando a direção e velocidade. Foram utilizados dados de velocidade e direção coletados no município em estudo no período de 2003-2011. Estes dados foram tabulados e avaliados estatisticamente. Os principais resultados indicaram a predominância de ventos norte-noroeste (NNW) com freqüência de 13,79% e velocidade média anual de 4,23km/h, gerado pelo anticiclone semi-fixo do Atlântico Sul, evidenciando, sobretudo, a influência de fatores climáticos. A primavera é a estação com ventos mais intensos e a direção apresenta variações sazonais. A partir dos resultados encontrados, sugere-se a localização ideal de distrito industrial considerando a dispersão de poluentes e a situação da ventilação urbana, fornecendo informações importantes para a melhoria do conforto ambiental no município. Palavras chave: Velocidade do vento, direção do vento, dispersão de poluentes, ventilação urbana.
- ItemAcesso AbertoEstudo do transporte de sedimentos em suspensão na bacia hidrográfica do Arroio Garapiá – Maquiné – RS(2013-06-07) Bartelli, Gustavo; Ferreira, Everaldo RigeloO levantamento de dados hidro sedimentométricos na microbacia hidrográfica do Arroio Garapiá, localizado no município de Maquiné, estado federativo do Rio Grande do Sul, Brasil, foi realizado com o objetivo de conhecer parte da dinâmica envolvida com o transporte de sedimentos em suspensão nos recursos hídricos que compõem a bacia, uma vez que não existem dados sobre o mesmo para a região. Foram encontrados ao longo de quatro campanhas de coleta, somente um grande regime de vazão. Sendo este na primeira coleta, onde o transporte total de sedimentos em suspensão foi de 994 kg/dia em trânsito para fora da bacia. As campanhas de coleta realizadas em períodos secos onde a vazão se apresentou muito baixa, o transporte de sedimentos diminuiu consideravelmente, o volume amostrado foi de 0,30 kg/dia. Esta grande variação nos regimes hídricos se deu principalmente pelas características climáticas e o baixo nível de precipitação pluviométrica no segundo bimestre do ano de 2012.
- ItemAcesso AbertoOtimização e avaliação da eficiência do tratamento de efluentes de vinícola.(2013-06-07) Lanzarin, Danielle Regina De Almeida; Konrad, OdoricoA produção de vinhos no Brasil, em sua maior parte, localiza-se no estado do Rio Grande do Sul (RS) e está em constante crescimento. Juntamente com o crescimento, surge à preocupação com o tratamento dos efluentes. Os efluentes oriundos dos processos de vinificação trazem em sua composição alta quantidade de carga orgânica, o que pode se tornar um problema quando disposto em ambiente natural sem o devido tratamento. Sugestões de tratamentos de efluentes são inúmeras, porém necessita-se da garantia de eficiência desses tratamentos. O presente trabalho buscou aperfeiçoar e avaliar a eficiência do tratamento de efluentes de vinícola, através de processos biológicos e físico-químicos, além de realizar a implantação do sistema de Wetland Construído que servirá como fonte de novos estudos com a utilização da nova tecnologia existente na região. O estudo irá avaliar os efluentes líquidos produzidos em uma Vinícola, localizada na região da Serra Gaúcha no estado do Rio Grande do Sul. Para o aperfeiçoamento da estação foram sugeridas algumas mudanças necessárias e como base para a avaliação da eficiência do tratamento foram designados pontos de amostragens, ao longo dos processos de tratamento, para posterior análise laboratorial.
- ItemAcesso AbertoDiagnóstico de emissões veiculares no campus do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES(2013-06-07) Sordi, Diane Cristina; Oliveira, Eniz Da ConceiçãoO monitoramento da qualidade do ar é um processo de medição repetitiva, contínua e de observação sistemática e de fundamental importância para a preservação do meio ambiente. Os poluentes atmosféricos além de causar prejuízos ao meio ambiente causam inúmeros problemas à saúde humana, e por meio de legislações nacionais e estaduais são monitorados e controlados. Sabe-se que os principais poluentes são oriundos das emissões veiculares, e tendo em vista que em um campus universitário há intensa circulação de veículos, este trabalho propõe o monitoramento do ar atmosférico avaliando a presença dos seguintes compostos: oxigênio, monóxido de carbono, sulfeto de hidrogênio e compostos orgânicos voláteis, em quatro pontos no campus do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES. Os resultados obtidos mostraram que a concentração de monóxido de carbono não ultrapassou os limites da Resolução 03/90 do CONAMA, porém, há a necessidade da tomada de medidas de controle para manter as concentrações de monóxido de carbono abaixo dos limites de tolerância e melhorar a qualidade do ar no campus.
- ItemAcesso AbertoDiagnóstico dos resíduos sólidos domésticos do município de Sério/RS com vista à integração consorciada com outros municípios(2013-06-07) Gonzatti, Roberto; Konrad, OdoricoO presente estudo tem como objetivo fazer um diagnóstico dos resíduos sólidos domésticos no município de Sério, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. Por ser um município rural e de pequeno porte, as peculiaridades ambientais e sociais dessa região requerem grande atenção na pesquisa. Considera-se que o problema da geração de resíduos sólidos domésticos não é tratado com devida atenção, pois são poucas as políticas e investimentos públicos concedidos a esse setor. A execução de políticas ambientais eficazes se faz necessária para que a gestão desse problema se torne efetiva. Para proceder ao diagnóstico, primeiramente foi realizado o levantamento de dados referentes à caracterização dos resíduos. Após, efetuou-se a triagem dos resíduos, o que incluiu classificá-los e quantificá-los. Um dos dados diagnosticados foi a porcentagem de 13,25% de materiais orgânicos do total dos resíduos, uma quantidade considerável por se tratar de um município basicamente rural. Outro dado significante encontrado foi de 37,79% dos resíduos com potencial para reciclagem e o restante com características que necessitam de uma disposição final. Outros levantamentos foram essenciais para visualizar uma proposta de destinação adequada e integrada para o município de Sério e para os demais municípios que fazem parte do G8 - grupo de municípios vizinhos que tem por objetivo construir alianças, reunir forças em busca de recursos financeiros e usufruir desses em conjunto. O G8 possui características semelhantes e por isso podem ser incluídos na mesma proposta de gestão.
- ItemAcesso AbertoIntegração do processo oxidativo avançado - UV/H2O2 e eletrodiálise no tratamento de efluentes oriundos do processo de tingimento de Ágatas(2013-06-07) Santos, Luciano Cuozzo Moura Dos; Stülp, SimoneOs efluentes industriais têm sido apontados como um dos grandes responsáveis por acidentes ambientais, ocasionando a contaminação dos recursos hídricos. Muitos destes impactos ambientais ocorrem devido ao tratamento ineficiente destes efluentes que, quando simplesmente descartados comprometem as características naturais do ecossistema local. As indústrias atuantes no ramo de beneficiamento de gemas geram resíduos bastante complexos e altamente contaminados – especialmente aqueles oriundos dos processos de tingimento e lavagem de ágatas -, o que dificulta a relação de tratamento adequado e sustentabilidade. Isso ocorre porque na pigmentação são empregados diversos corantes orgânicos e inorgânicos, que possuem estruturas químicas resistentes, de difícil degradação e íons metálicos. Pode se dizer, portanto, que é justamente a complexidade do tratamento destes efluentes industriais que instiga o presente trabalho, de forma que se buscou desenvolver uma técnica alternativa, capaz de possibilitar o tratamento de forma mais sustentável e eficiente. Assim, o principal objetivo deste estudo é verificar a integração do processo oxidativo avançado UV/H2O2 e da técnica de eletrodiálise, no tratamento dos efluentes oriundos do processo de tingimento e lavagem de ágatas, realizando a degradação da matéria orgânica através do processo oxidativo avançado - UV/H2O2, bem como remover os íons contaminantes dissolvidos no efluente através da técnica de eletrodiálise. Na fotodegradação a radiação é proporcionada por uma lâmpada de vapor de mercúrio (400 W), com a vazão controlada por uma bomba de recirculação. Assim, o efluente percorre a tubulação, e em fluxo ascendente passa pela célula, sofrendo dessa forma incidência direta de radiação UV, tornando-se parcialmente degradado. Para a eletrodiálise foi utilizado eletrodos de titânio/rutênio (70TiO2/30RuO2) como ânodo, e como cátodo um eletrodo de titânio, a corrente foi aplicada por uma fonte de corrente e medido seu potencial. As avaliações dos processos foram realizadas por análises dos teores de matéria orgânica. Utilizou-se, para tanto, o determinador de carbono orgânico total, de nitrogênio total, medidas de pH e condutividade. Em termos de degradação, a conjugação dos processos obteve redução de 73,83% da matéria orgânica e um percentual de extração de 24,2% do nitrogênio total ao final do estudo.
- ItemAcesso AbertoUtilização da torta do filtro de branqueamento de gordura animal como matéria-prima para produção de blocos cerâmicos(2013-06-07) Jung, Pedro Henrique; Zat, MichelyO presente trabalho propõe a utilização de um resíduo sólido industrial como matéria-prima alternativa para a fabricação de blocos cerâmicos. O resíduo escolhido para o estudo é gerado em indústrias de sabões e sabonetes, é conhecido como torta de filtro do branqueamento (TFB), originado de uma argila ativada ácida usada como adsorvente na clarificação de gorduras animais e é classificado como resíduo não perigoso classe IIA – Não inerte. As matérias-primas utilizadas foram caracterizadas quanto à composição química, mineralógica e granulométrica. Neste estudo, foram realizadas em laboratório formulações com 0%, 5%, 10%, 15% e 20% em peso de resíduo, para obtenção dos corpos de prova conformados em prensa hidráulica uniaxial, os mesmos foram queimados em forno tipo mufla na temperatura de 950 ° Foram analisadas as seguintes propriedades C. tecnológicas: retração linear de queima, absorção de água, porosidade aparente e ensaios de resistência mecânica com ruptura à flexão em quatro pontos. Os resultados obtidos permitem concluir que a adição de resíduo TFB na massa cerâmica afeta a qualidade dos produtos gerados. Houve um considerável aumento na retração linear de queima, absorção de água e na porosidade aparente, além de diminuir a resistência mecânica para todas as formulações estudadas. Contudo, o uso do resíduo em teores de 5% e 10% em peso são viáveis, por apresentarem todos os parâmetros tecnológicos físicos e mecânicos dentro do exigido em norma. Quanto ao aspecto ambiental, as amostras foram submetidas a ensaios de solubilização onde os resultados demonstraram que em todas as composições utilizadas houve uma inertização dos compostos que estão em excesso no resíduo bruto, classificando os corpos cerâmicos produzidos segundo a NBR 10.004 em não perigosos classe IIB - Inertes, possibilitando a incorporação sem acarretar perigo ao meio ambiente.
- ItemAcesso AbertoGerenciamento de resíduos sólidos domésticos: estudo de caso na central de triagem, tratamento e destino final dos resíduos sólidos domésticos do município de Estrela/RS(2013-06-07) Schmitz, Michele; Konrad, OdoricoEm uma perspectiva geral, o crescimento populacional e o intenso processo de urbanização, aliados ao consumo exagerado dos recursos naturais, são uma combinação de fatores que podem conduzir a um desequilíbrio ambiental, especialmente no que se refere à geração de resíduos sólidos domésticos. A gestão desses resíduos é o processo que envolve o manejo dos mesmos nas etapas de segregação, coleta, manipulação, acondicionamento, transporte, armazenamento, triagem, tratamento e destinação final, englobando dessa forma desde a geração até o seu destino final (LIMA, 2005). Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é analisar o gerenciamento dos resíduos sólidos domésticos na Central de Triagem, Tratamento e Destino Final dos Resíduos Sólidos Domésticos do município de Estrela/RS, destacando-se que informações acerca da quantidade e características dos resíduos gerenciados são de fundamental importância para o planejamento de todo o sistema de gerenciamento dos resíduos, principalmente no dimensionamento de instalações e equipamentos. A metodologia proposta para o atendimento aos objetivos consiste no monitoramento in loco da movimentação dos resíduos com tabulação de informações pelo período de seis meses e experimentos de compostagem em escala laboratorial. De forma geral, no período estudado, 2.530.950 kg de resíduos sólidos domésticos foram destinados a Central de Triagem, Tratamento e Destino Final dos Resíduos Sólidos Domésticos do município de Estrela/RS, configurando uma média mensal de 421.825 kg. Os valores diários mantiveram uma média de 13.830,33 kg de resíduos sólidos domésticos tendo como destino a central de triagem municipal, o que configura uma geração de 0,45 kg/habitante/dia. Do total de resíduos estudados, 74,87 % foi destinado ao aterro sanitário, 10,46 % do material teve como destino o pátio de compostagem e 14,66% foi considerado material com potencial de reciclagem. O adubo orgânico obtido através do processo de compostagem estudado em escala laboratorial apresentou características de presença de metais pesados em níveis acima dos permitidos pela legislação.
- ItemAcesso AbertoBiofiltro: utilização de serragem de couro para polimento de efluente industrial(2014-03-20) Jaeger, Micheline; Hoehne, LucéliaA serragem de couro do tipo wet blue é um resíduo dos curtumes, contendo muitos compostos que devem ter um destino adequado. Por isso, esse rejeito deve ser encaminhado para um aterro de resíduos perigosos devido ao cromo presente no material. Porém, existem estudos que utilizam esse resíduo como filtros ou como aditivos na produção de outros materiais. Sob esse intuito, se torna interessante o uso da serragem de couro antes do seu descarte. Desse modo, o presente trabalho teve como proposta o desenvolvimento de um filtro percolador, com leito preenchido de serragem de couro do tipo wet blue, e o estudo de um sistema por batelada, para avaliação da redução dos parâmetros de Nitrogênio e Fósforo do efluente de uma indústria frigorífica. Os testes foram realizados em nível de bancada, fazendo análises destes parâmetros antes e depois da passagem do efluente e verificando as possíveis reduções. Com os resultados obtidos, foi possível verificar a redução de Fósforo e Nitrogênio após a passagem do efluente pelo filtro percolador em até 56% e 65% respectivamente. Dessa forma, a serragem de couro do tipo wet blue pode ser utilizada como meio para polimento final do tratamento de efluentes.
- ItemAcesso AbertoAvaliação dos teores de fósforo e nitrogênio em um efluente líquido doméstico pré-tratado na irrigação de axonopus compressus(2014-03-20) Costa, Tatiana Da; Konrad, OdoricoEste trabalho teve como princípio, a avaliação dos teores de fósforo total (P) e nitrogênio total (N) presentes no efluente final, lixiviado pelo sistema solo-planta. Portanto, foram desenvolvidos nove protótipos de bancada (PBS) em escala laboratorial, sendo dois tratamentos em triplicata e três testemunhos. Os testemunhos foram irrigados com água da chuva, os três tratamentos (T1 A, T1B e T1C) foram irrigados integralmente com efluente líquido doméstico pré-tratado, enquanto que os três tratamentos restantes (T2 A, T2B e T2C) foram irrigados com 50% de água da chuva mais 50% de efluente líquido doméstico pré-tratado. Da 32o à 36o semana ocorreu a irrigação normal dos PB S, sendo que após a irrigação, foram coletadas três amostras compostas de saída do efluente, uma amostra composta referente aos três testemunhos, uma amostra composta dos tratamentos T1 e outra amostra composta dos tratamentos T2. Ao final dos cinco dias de irrigação e coleta, foram geradas trinta amostras de efluente a serem analisadas. A irrigação continuou normalmente até o 45o dia, e no 46o, foram realizadas as amostragens de tecido vegetal, sendo nove amostras de tecido vegetal, portanto uma de cada PB. A gramínea da espécie Axonopus compressus absorveu em diferentes quantidades, o fósforo e o nitrogênio presentes no efluente líquido doméstico pré-tratado, sendo que o parâmetro N foi mais absorvido que o P. O sistema solo-planta contribuiu para o “polimento” do efluente final de todos os tratamentos. de maneira que os teores dessas substâncias foram encontrados em menores concentrações no efluente final de todos os tratamentos. A maior eficiência de remoção de P ficou em 59,73% para os tratamentos T1, e 75,06% para o N nos tratamentos T1. A maioria dos tratamentos T2 (T2A, T2B e T2C) atenderam os limites de emissão para P e N estabelecidos pela Resolução No 128/2006, do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA).
- ItemAcesso AbertoBiogás gerado a partir de lodo de estação de tratamento de efluentes suplementado com óleo vegetal residual(2014-03-20) Heberle, Alan Nelson Arenhardt; Konrad, OdoricoDevido ao desenvolvimento da sociedade e a busca por energias renováveis, a produção de biogás através de efluentes orgânicos gerados nas atividades humanas, juntamente com resíduos de óleos vegetais surge como alternativa para diversificar a matriz energética. Sendo assim, o presente trabalho de conclusão de curso avaliou em escala laboratorial a geração de biogás através da digestão anaeróbia, utilizando lodos de estação de tratamento de efluentes codigerido com óleo vegetal residual. O estudo foi realizado no Laboratório de Biorreatores do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES. Para o experimento, foram utilizados 24 reatores, destes selecionados 12 que obtiveram as melhores produções de biogás, e mantidos a temperatura constante de 37°C. Os reatores foram divididos em quatro triplicatas identificadas como Controle (sem adição de óleo), óleo 3%, óleo 6% e óleo 9%. Os resultados apresentaram rendimentos consideráveis em termos de geração biogás, sendo este com alto teor de metano, viabilizando neste caso a aplicação de óleo vegetal residual em lodo de estação de tratamento de efluentes como cosubstrato.
- ItemAcesso AbertoEstudo comparativo da queima de petróleo de baixa fluência e biomassa em caldeiras(2014-03-20) Oliveira, Carlos Augusto; Santana, Eduardo R. R. DeA atividade antrópica vem intensificando a degradação ambiental. Tanto é assim que há uma clara associação da industrialização com o uso dos recursos naturais e a geração de impactos ambientais através de resíduos, efluentes, emissões, ruídos, entre outros.A poluição atmosférica, uma das formas de contaminação bem conhecida, ocorre há milhares de anos pela própria natureza, através de atividades vulcânicas e queimadas. Entre suas consequências destacam-se a degradação do ambiente, prejuízos à saúde, à segurança e ao bem estar dos seres vivos, envolvendo não apenas a contaminação do ar como também do solo e da água. É relevante destacar o monitoramento da qualidade do ar, ambiental ou nas fontes, processo de medição repetitiva, contínua e de observação sistemática, como ferramenta importante para controle de emissões e de preservação ambiental. Como forma de controlar as emissões atmosféricas os órgãos ambientais têm também estabelecido limites de acordo com as diferentes tipologias industriais, entre as quais as emissões nas caldeiras.Este estudo leva em conta os diferentes aspectos relativos aos combustíveis de duas caldeiras: custos, produção de energia e emissões. Assim o trabalho consiste em uma avaliação comparativa de aspectos econômicos e ambientais de duas caldeiras flamotubulares, uma à lenha e outra à óleo combustível do tipo baixo ponto de fluidez (BPF), face a legislação em vigor. A avaliação é realizada com base em dados de mercado e de análises de monitoramento de compostos legislados, tais como: dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono e particulados na chaminé das caldeiras e resíduo sólido final.Dados preliminares apontam que a caldeira à lenha pode contribuir para a redução da emissão de poluentes, melhoria da qualidade do ar e geração de um resíduo menos danoso ao ambiente. Estes aspectos bem como o atendimento aos requisitos legais previstos na Resolução do CONAMA no 382/2006 serão objeto de estudo de conclusão de curso.
- ItemAcesso AbertoAvaliação da aptidão de áreas para a instalação de aterro sanitário com o uso de ferramentas de apoio à decisão por múltiplos critérios(2014-03-20) Born, Viviane; Eckhardt, Rafael RodrigoUm dos problemas enfrentados na atualidade pelas administrações municipais é a questão vinculada à disposição final dos resíduos sólidos urbanos, situação que se agrava com o crescimento da população e o consumo de produtos e mercadorias, aspectos que geram um aumento da produção de resíduos. A crescente urbanização tem reduzido o número de áreas adequadas em termos ambientais e econômicos para a instalação de aterros sanitários, local apropriado para a disposição dos resíduos sólidos. Assim, esta monografia tem como objetivo avaliar a aptidão de áreas para a instalação de aterro sanitário nos municípios de Estrela, Lajeado e Teutônia com o uso de sistemas de informações geográficas – SIG, através da utilização de rotinas de apoio à decisão por múltiplos critérios, bem como verificar se os aterros sanitários instalados nos referidos municípios encontram-se em áreas de alta, média ou baixa aptidão. Uma análise criteriosa desses espaços territoriais é importante para garantir a minimização dos impactos ambientais provenientes desse tipo de empreendimento e otimizar os benefícios econômicos. A metodologia deste estudo consistiu no estabelecimento dos critérios de restrição, dos fatores de aptidão, a padronização em uma unidade comum, comparação pareada dos fatores e agregação dos fatores e restrições. Enquanto que as restrições limitam a análise a regiões geográficas específicas, originando mapas booleanos com classificação de apto – não-apto, nas análises baseadas no conceito de classificação contínua (fuzzy) as variáveis são classificadas num escore de aptidão que mantém a área original de análise, não eliminando nenhuma porção do território. O resultado é o mapa de aptidão para a instalação de aterro sanitário, que revelou 45,54km2 de áreas com alta aptidão nos 3 municípios, sendo que ocorrem 98 áreas com mais de 10 hectares. Os aterros dos municípios de Estrela e Lajeado estão localizados em áreas de alta aptidão, enquanto que o aterro sanitário de Teutônia, encontra-se em área de restrição, mas adjacente a 2 áreas com alta aptidão. A conclusão do estudo caracteriza os sistemas de informações geográficas, assim como a metodologia de análise por múltiplos critérios de apoio à decisão, conferem rapidez, baixo custo e precisão nos dados analisados para se definir áreas adequadas à implantação de aterros sanitários, que podem vir a ser aplicadas em outros municípios, facilitando desta maneira a disposição final adequada dos resíduos sólidos urbanos.
- ItemAcesso AbertoConsórcio intermunicipal de gestão integrada de resíduos sólidos urbanos(2014-03-20) Silva, Guilherme Rodrigues Da; Konrad, OdoricoUma das grandes problemáticas da atualidade é o aumento da geração dos resíduos sólidos urbanos, devido ao crescimento econômico e o crescente consumo de produtos descartáveis, provocando um notável aumento do volume e diversidade dos resíduos. Considera-se que o problema da geração dos resíduos não é tratado com a devida prudência, pois poucos são os investimentos destinados a esse setor. Nesse sentido, a ausência de estrutura, além da deficiência no gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, fez com que aumentassem a quantidade de lixões, principalmente nos municípios de pequeno porte. Defronte da problemática dos resíduos sólidos urbanos e a complicação que os municípios enfrentam ao prestar os serviços de gerenciamento dos resíduos de forma aceitável, torna-se importante o estudo de novas alternativas para o setor. Portanto, o presente estudo teve como objetivo de caracterizar o gerenciamento dos resíduos sólidos domésticos em todos os municípios do Vale do Taquari, quantifica-los e, por fim, propor possíveis consórcios de gerenciamento de resíduos sólidos. Para tal, efetuou-se entrevistas com os gestores públicos de cada município, um dos dados levantados revela que a geração diária per capta de resíduos urbanos atinge 0,62 kg/hab.dia, outros dados significantes encontrados foram que 72% dos municípios estudados utilizam de empresas terceirizadas para a realização da coleta, 67% não possuem coleta seletiva e apenas 5 municípios possuem aterro sanitário próprios. Outros dados obtidos com as entrevistas foram importantes para visualizar de forma mais ampla o gerenciamento dos resíduos dos municípios e assim, buscar atingir os objetivos desse projeto.
- ItemAcesso AbertoGeração da carta de inundação na zona urbana de Estrela/RS(2014-03-20) Polis, Estêvão; Eckhardt, Rafael RodrigoAs inundações são eventos naturais que tem como consequências as ações antrópicas. A ocorrência deste tipo de evento exige medidas para diminuir as perdas humanas e econômicas. Uma dessas medidas é o mapeamento de áreas inundáveis, pois permite organizar planos de contingências em curto prazo e planejar a desocupação dessas áreas de risco em médio e longo prazo. A topografia e cartografia digital, associadas ao sensoriamento remoto e geoprocessamento disponibilizam ferramentas para apoiar, através da carta de inundação, informações sistematizadas e modelos para fins de planejamento urbano dentro da área estudada. Este estudo objetiva gerar a carta de inundação para a cidade de Estrela/RS e propõe uma metodologia com o auxílio de softwares geográficos TopoEVN e gvSig. Foram realizados levantamentos topográficos com estação total, amarrando cotas da inundação ocorrida em 21/07/2011, com base em fotografias dos locais da inundação, além de dados de cartas aerofotogramétricas, registros da Defesa Civil e da população. Como resultado principal foi possível gerar um Modelo Digital de Elevação (MDE) para delimitar as cotas de inundação com uma equidistância vertical de 1 metro, tendo como base os registros de inundação referenciados ao porto de Estrela. Os dados se mostram plausíveis para serem usados pela gestão pública municipal no planejamento das áreas sujeitas às inundações dentro da área urbana do município.
- ItemAcesso AbertoMonitoramento do ozônio na cidade de Lajeado/RS com o uso da Nicotiana tabacum Bel W3 como bioindicador(2014-03-21) Telöken, Leucádia; Santana, Eduardo Rodrigo Ramos DeA gestão da qualidade do ar se dá através de vários instrumentos como a legislação, os inventários de emissões, as modelagens matemáticas, a fiscalização e o monitoramento. Observe-se que o monitoramento da qualidade do ar é o processo de medição repetitiva, contínua e de observação sistemática, sendo de fundamental importância para a preservação do meio ambiente. Os poluentes atmosféricos, além de causar prejuízos ao ambiente, causam inúmeros problemas à saúde humana. Dentre estes, o ozônio se destaca como um dos contaminantes mais agressivos. Este é um poluente secundário, ou seja, que se forma na atmosfera através da reação fotoquímica de outros poluentes, como hidrocarbonetos, aldeídos e óxidos de nitrogênio, emitidos diretamente pelas fontes poluidoras. Nos grandes centros urbanos sabe-se que os poluentes atmosféricos são, majoritariamente, oriundos de emissões veiculares. A cidade de Lajeado experimentou nos últimos oito anos um crescimento expressivo da frota de 72%. Espera-se, através do uso de bioindicadores, obter um diagnóstico preliminar sobre o grau de concentração por ozônio em regiões de Lajeado com alta circulação de veículos. Para isso foram colocadas mudas de Nicotiana tabacum em seis diferentes locais por três períodos de 21 dias, após estes períodos realizou-se a contagem de necroses e comparou-se com a precipitação pluviométrica, onde verificou-se que cinco pontos apresentaram indicativos de contaminação por ozônio.
- ItemAcesso AbertoTratamento de soro de queijo por método físico- químico e por método biológico aeróbio(2014-03-21) Becker, Carla Regina; Lehn, Daniel NeutzlingNa indústria brasileira de alimentos, o segmento de laticínios tem grande representatividade. Nesse contexto, o estado do Rio Grande do Sul encontra-se em segunda posição no ranking brasileiro de produção de leite. As atividades agroindustriais em nível de pequeno porte podem representar potencial poluidor diferente das demais atividades agrícolas, e, portanto, há a necessidade de propor alternativas para minimizar seus impactos. O soro de queijo é um resíduo da indústria de laticínios, mais especificamente, da produção de queijos. É considerado um dos grandes poluentes em decorrência de sua elevada carga orgânica e grande volume gerado. Devido ao caráter extremamente orgânico desse resíduo, torna-se altamente poluente, em consequência do consumo de oxigênio dissolvido da água. O presente estudo visa avaliar alternativas de tratamento para o soro de queijo oriundo de agroindústrias e indústrias de pequeno porte. Neste trabalho foi estudada a utilização de processos biológicos e físico-químicos para a remoção parcial da carga orgânica do soro de queijo (DQO> 80.000 mg/L). O tratamento físico-químico aplicado foi realizado em escala laboratorial com o Jar-Test utilizando-se como coagulante o sulfato de alumínio com óxido de cálcio reduzindo a carga orgânica em aproximadamente 61 %. O tratamento biológico do soro de queijo foi realizado em um reator aeróbio de bancada com inóculo de lodo ativado de uma indústria de laticínios da região reduzindo 85,5 % a carga orgânica do soro tratado. Em ambos os sistemas verificou-se expressiva redução da DQO. No experimento com o reator biológico aeróbio, houve redução de carga orgânica do efluente final no tempo de retenção adotado, embora a composição do lodo provavelmente tenha sido o principal fator a justificar o comportamento da carga orgânica do sistema lodo- inóculo.
- ItemAcesso AbertoAvaliação de um Wetland construído para o polimento de efluentes gerados por uma vinícola na região da Serra Gaúcha(2014-03-21) Salviato, Luis Felipe Krause; Konrad, OdoricoEste trabalho foi desenvolvido com a intenção de contribuir para a divulgação da tecnologia de áreas alagadas construídas, ou Wetlands construídos, a qual é uma biotecnologia que utiliza como fontes de energia o sol, o vento e a gravidade, e realiza o tratamento através da ação das plantas e microorganismos. É uma alternativa sustentável para a solução dos problemas enfrentados pelos setores público e privado, relacionados ao lançamento de águas residuais. Foi estudada uma estação de tratamento de efluentes instalada em uma indústria vinícola na região da Serra Gaúcha, a qual utiliza o sistema para polimento final do efluente gerado no processo de produção do vinho. A avaliação do comportamento ocorreu durante seis meses, de forma a analisar o desempenho no polimento do efluente e a evapotranspiração ocorrida no Wetland. Foram encontrados níveis médios de eficiência de 91,45% na redução da turbidez, 66,95% na remoção da Demanda Bioquímica de Oxigênio, 69,09% de remoção de nitrogênio total Kjeldahl e 77,12% de remoção de fósforo total. A taxa de evapotranspiração média encontrada foi de 60,34%. A análise dos resultados comprovou que o tratamento de polimento via Wetland construído para efluentes provenientes do processo de pr odução de vinhos e derivados é eficaz.