Engenharia Elétrica
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Elétrica por Orientador "Cezar, Cleberton Londero"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAnálise do impacto da inserção da microgeração fotovoltaica na amplitude da tensão: um estudo de caso(2023-07) Tavares, Luciano Monteiro; Cezar, Cleberton Londero; http://lattes.cnpq.br/1102972348139930; Stypulkowski, Yuri Solis; Sechi, Daniel LuisO presente trabalho visa analisar os impactos no nível da tensão decorrentes da inserção dos excedentes da microgeração distribuída fotovoltaica, em regime de compensação de créditos, em uma rede de distribuição de energia elétrica de baixa tensão. Foi tomado como ponto de partida um alimentador de baixa tensão, localizado na área de atuação da Cooperativa Regional de Energia Elétrica – CERTAJA Energia, referenciando os limites da tensão estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Através de um estudo de caso medido e suas variações simuladas em oito cenários utilizando o software SINAPgrid® para o estudo de fluxo de potência, foi possível, após a análise dos resultados, observar um aumento da tensão sem violar seus limites, notoriamente em momentos em que houve a inserção dos excedentes da microgeração na rede secundária de distribuição. Além disso, foram simulados nos mesmos cenários o comportamento da amplitude da tensão com um condutor de menor impedância, em que foram constatadas sobretensões no cenário 7 e no cenário 8, com penetração de 65 kW e 75 kW, respectivamente. Os resultados foram norteados pela impedância equivalente e pelos níveis de penetração no ponto de inserção dos excedentes da microgeração, baseados nas normas regulamentadoras aplicáveis ao setor elétrico brasileiro.
- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento de um inversor de frequência para climatizadores industriais(2025-07-21) Coconi, Jeferson Luiz; Cezar, Cleberton Londero; http://lattes.cnpq.br/1102972348139930; Orlandini, Luís Antônio; Vorpagel, MateusEste trabalho propõe o desenvolvimento de um protótipo de inversor de frequência microprocessado, com entrada monofásica e saída trifásica, para o controle de motores utilizados em climatizadores industriais. A sua concretização, contudo, revelou-se um empreendimento de elevada complexidade, exigindo uma imersão profunda em múltiplas áreas que transcenderam a mera aplicação teórica, evidenciando os desafios inerentes à transposição de um conceito acadêmico para um produto funcional e robusto. No âmbito do hardware, o projeto impôs a necessidade de dominar softwares de design eletrônico avançados e de aprofundar o conhecimento sobre os processos de fabricação industrial de placas de circuito impresso (PCI), um desafio significativo por si só. A definição de regras de projeto (design rules) que equilibrassem desempenho elétrico, densidade de componentes e viabilidade de produção em massa foi um processo complexo. Adicionalmente, a criticidade da seleção e dimensionamento de componentes evidenciou como a confiabilidade do sistema depende fundamentalmente de seus elementos constituintes mais básicos. Os desafios de software foram igualmente notáveis. A tentativa inicial de desenvolver o firmware em uma plataforma de prototipagem rápida (ATMega2560) expôs severas limitações de hardware, como a baixa frequência de clock e a resolução inadequada dos temporizadores. Tais restrições impediram o controle eficaz do inversor em frequências operacionais necessárias e resultaram em um dead time excessivamente alto, que inviabilizou a própria rotação do motor, destacando a lacuna entre a prototipagem simplificada e os requisitos de performance industrial. Consequentemente, a migração do código-fonte para um microcontrolador mais potente (STM32) tornou-se um dos maiores desafios do projeto. Essa transição não foi uma simples adaptação, mas uma complexa reengenharia funcional que exigiu uma acentuada curva de aprendizado e uma mudança de paradigma para a programação de baixo nível, orientada a registradores, para atender aos rigorosos requisitos de tempo real do inversor. Este documento detalha, portanto, esta desafiadora jornada de desenvolvimento, expondo as dificuldades técnicas encontradas tanto no hardware quanto no software e as soluções de engenharia implementadas para superá-las. O trabalho oferece uma visão aprofundada do processo demonstrando a viabilidade técnica alcançada.
- ItemAcesso AbertoEstudo de caso: aplicação de termografia em equipamentos elétricos prédios 13 e 14 da Univates(2024-11-25) Eichherr, Fábio Roberto; Cezar; Cezar, Cleberton Londero; http://lattes.cnpq.br/1102972348139930; Vorpagel, Mateus; Wolf, Alexandre StürmerO objetivo do trabalho é aplicar os métodos abordados de termografia e com isso realizar uma inspeção termográfica para detectar pontos aquecidos nas instalações elétricas mapeadas, em seguida será agendada uma manutenção e realizada nova inspeção comparando os métodos e resultados da primeira e segunda inspeção. O estudo do caso em termografia segue as normas ABNT NBR 15424, 5462, 15572, 15866 e a norma vinculada a Petrobrás N – 2475. A manutenção preditiva serve para orientar a equipe de manutenção do status de condição ou periodicidade do equipamento, ou seja, o tempo ideal para que seja feita a manutenção do componente deteriorado onde é classificado através das imagens coletadas na inspeção termográfica. O trabalho de campo foi realizado nos prédios 13 e 14 da Univates, em Lajeado, RS. Neles, foram capturadas imagens normais e térmicas de motores elétricos, além dos componentes mais relevantes da subestação e dos painéis elétricos. Para facilitar o desenvolvimento do relatório, foi criada uma tabela no Excel para coletar dados e imagens. A tabela permite avaliar os equipamentos por meio de cálculos baseados nos dois métodos descritos. Esses cálculos foram desenvolvidos no Excel para comparar o status dos equipamentos. Os resultados são apresentados à equipe de manutenção da Univates por meio de relatório. Os resultados mostram que dos métodos apresentados o FET é o mais confiável por levar em conta mais fatores para definir o estado de funcionamento dos equipamentos comparando o método FET e Comparativo, a confiabilidade nas 2 inspeções do Comparativo ficou em 87,5%. Aplicado o método FET na primeira e segunda inspeção tivemos 70% dos pontos quentes foram eliminados sendo que nos pontos restantes houve considerável melhora estando no estado de monitoramento mensal.
- ItemAcesso AbertoQualidade de energia - Monitoramento em tempo real de unidades consumidoras com telemetria(2025-07) Altmann, Lucas Fernando; Cezar, Cleberton Londero; http://lattes.cnpq.br/1102972348139930; Worm, Henrique; Silva, Eleandro Luis Marques daEste trabalho apresenta como foi desenvolvido e efetuado um sistema para o monitoramento em tempo real da qualidade de energia elétrica em unidades consumidoras com telemetria uma cooperativa de distribuição de energia elétrica. Desta forma buscou-se identificar proativamente problemas na qualidade de energia, como faltas de tensão, subtensões, sobretensões e desbalanceamentos de tensão, além de fornecer informações em tempo real para o Centro de Operações, visando a melhoria contínua dos serviços da Cooperativa e o cumprimento das normas estabelecidas pela ANEEL, como os presentes no PRODIST, Módulo 8. A efetividade do sistema foi demonstrada por meio de estudos de caso, nos quais anomalias como falhas em reguladores de tensão e em componentes da rede foram identificadas e corrigidas antes de serem percebidas pelos consumidores. O estudo conclui que a integração dessas ferramentas proporciona um monitoramento eficiente que eleva a confiabilidade do sistema e impacta positivamente os indicadores de qualidade, consolidando-se como uma solução de grande valor operacional para a cooperativa.