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Navegando por Autor "Heberle, Gabriel"

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    Caracterização de mistura asfáltica com incorporação de borracha moída de pneus inservíveis com diferentes concentrações de óleo vegetal residual
    (2023-12) Heberle, Gabriel; Borsoi, Cleide; http://lattes.cnpq.br/5313130825028760; Reisdorfer, Gustavo; Catto, Andre Luis
    O asfalto convencional vem passando por modificações para fins de melhor resistência e durabilidade nos últimos anos. Alguns pesquisadores observaram que para uma melhor resistência a fissuras, podem ser adicionados ao cimento asfáltico de petróleo diferentes tipos de materiais como polímeros, fibras, borracha moída de pneus inservíveis, entre outros. A utilização de borracha moída, pode auxiliar na maior durabilidade a fissuras, modificando de forma negativa a viscosidade do material durante o processamento e quando adicionado ao ligante. Com isso, o objetivo deste estudo consiste em avaliar as características do ligante asfáltico com incorporação de borracha moída de pneus inservíveis na proporção de 21% em massa e diferentes concentrações de óleo vegetal residual, nas concentrações de 5, 10 e 15% em massa. As amostras foram obtidas por meio de processo de aquecimento do ligante, a aproximadamente 135 ºC, com agitação manual. Com o ligante na temperatura desejada, foram adicionadas as quantidades de borracha e após o óleo vegetal residual para cada amostra. Os ensaios de caracterização realizados foram: ponto de amolecimento, viscosidade de Brookfiled e teste de penetração. O cimento asfáltico de petróleo (cap) modificado com 21% de borracha e contendo 5% de óleo vegetal residual de soja foi a única amostra que apresentou redução na viscosidade, atendendo a norma do DNIT 095/2006, apresentando viscosidade de 115 cP, 51% menor que o cap convencional e teste de penetração abaixo do limite de 150 mm, suportando temperaturas de aquecimento superiores a 177 ºC. De modo geral verificou-se que 5% de óleo vegetal residual pode ser uma alternativa viável para utilização como aditivo redutor de viscosidade, reduzindo as rachaduras e o envelhecimento do cap.

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