• Menu Principal
  • Busca
  • Conteúdo Central
  • Acessibilidade no site
Logo do repositório
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Percorrer
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
Documentos
  • Manual de Autodepósito
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Mendes, Ivone Jacarandá Braga"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem em miniatura
    Item
    Acesso Aberto
    O ensino, as tradições e os saberes populares da comunidade de Mazagão Velho, Amapá, Brasil
    (2024) Mendes, Ivone Jacarandá Braga; Machado, Neli Teresinha Galarce; http://lattes.cnpq.br/6666207712034183; Olegário, Fabiane; Pires, Karen Daniela; Oliveira, Aldeni Melo De
    A temática desta pesquisa centrou-se no estudo sobre as implicações no Ensino geradas pelas tradições e pelos saberes culturais em uma comunidade afrodescendente de Mazagão Velho, localizada no Amapá. A investigação proposta nesta dissertação teve como delineador o Ensino em uma comunidade afrodescendente e as tradições populares como perspectiva para uma leitura contemporânea dos saberes, como indicador da contextualização e vivência de alguns estudantes da Educação Básica na comunidade de Mazagão Velho/AP. Objetivou-se, nesta investigação, analisar de que modo a cultura e os saberes tradicionais referentes (a) e (da) comunidade de Mazagão Velho reverberam no Ensino das turmas dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Antonia Silva Santos. Para responder à problemática e aos objetivos propostos, a metodologia utilizada filia-se à abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa de campo, com obtenção de dados analíticos e descritivos. Os dados foram adquiridos a partir de entrevistas com equipe gestora, por meio de questionários aplicados a 95 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e seis professores regentes das turmas envolvidas. Ainda, foi realizada a observação de narrativas do grupo focal, constituído por seis famílias pertencentes à comunidade escolar. No processo foi realizada a análise da produção dos desenhos com estudantes do Ensino Fundamental II e seus familiares e, por fim, da análise dos dados do diário de campo da pesquisadora. Os resultados enfatizam a relação dos envolvidos com o contexto identitário e cultural da comunidade de Mazagão Velho, bem como a construção e o avanço do conhecimento educacional sobre as temáticas culturais e os saberes referentes às tradições populares e a comunidade afrodescendente, com evidencias documentadas em seus festejos, culturas, saberes e tradições registrados neste investigação, além dos patrimónios e identidades significativas documentados através das narrativas, respostas, reflexões e desenhos dos sujeitos envolvidos nesta investigação. Ademais, como principais resultados, destaca-se as formas pelas quais a cultura mazaganense estabeleceu fronteiras e é distinguida pela diferença sobre o que separa sua identidade da outra, com elevações, comumente na forma de oposições. Por fim, esta investigação delineou exclusivamente um fragmento da história de Mazagão Velho e seu contexto educacional. A história de Mazagão Velho se reconstrói de forma transformadora absolutamente por sua multiplicidade de versões culturais de um povo histórico, um conjunto de uma memória cultural que continuamente se desloca no tempo e no espaço por meio das suas oportunas manifestações e práticas culturais dentro da sociedade. Palavras-chave: Cultura Popular. Descendente. Ensino. Identidade Cultural. Mazagão Africana.

BDU 2008-2025 baseado em DSpace

  • Configurações de Cookies
  • Enviar comentários