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Browsing by Author "Miranda, Flávia Leonhardt"

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    Dúbia: protótipo de Jogo Indie com exploração de narrativa interativa
    (2024-12-16) Miranda, Flávia Leonhardt; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Rosselli, Bruno Souto; Werlang, Luís André Ribas
    Este memorial descritivo documenta o processo de criação do protótipo de Dúbia, um jogo indie focado em puzzles e na exploração da interatividade narrativa. O projeto tem como objetivo aplicar os conceitos desenvolvidos pela autora no artigo “Jogabilidade emocional e narrativa interativa: a construção de relações identitárias e imersivas no storytelling de jogos digitais” (Miranda, 2024), utilizando o Figma para demonstrar como um jogo pode ser idealizado na ferramenta, expandindo o seu uso comum para além do design de interfaces. Para isso, foi adaptada a metodologia de Munari (2008), onde cada etapa foi cuidadosamente planejada, utilizando seus conceitos para que o modelo prático de Dúbia se tornasse possível.
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    Open Access
    Jogabilidade emocional e narrativa interativa: a construção de relações identitárias e imersivas no storytelling dos jogos digitais
    (2024-07) Miranda, Flávia Leonhardt; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Rosselli, Bruno Souto; Werlang, Luís André Ribas
    A essência dos videogames sempre residiu na necessidade de interatividade, emergindo na era inicial dos computadores. Ao longo dos anos, a compreensão do potencial de mercado e dos jogos como produtos eletrônicos aumentou, dando espaço para um campo de estudos exclusivo dessa área. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é compreender os conceitos de jogabilidade emocional e narrativa interativa, identificando padrões de design de jogos contemporâneos por meio dos estudos de caso de The Last of Us (Naughty Dog, 2013-2024) e Detroit: Become Human (Quantic Dreams). A pesquisa se caracteriza como de natureza aplicada, pois trata da realização prática dos conhecimentos adquiridos por meio da compreensão da narrativa e da jogabilidade, visando futura aplicação. O método é o dialético e o estudo define-se como exploratório, adotando como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica, documental e também de levantamento a partir de entrevistas conduzidas com 13 participantes utilizando a abordagem qualitativa. Os resultados destacam os principais fatores que tornam um jogo extraordinário, focando em conceitos emocionais e na estrutura narrativa interativa, explorando o potencial do campo dos Game Studies para futuras aplicações em produtos digitais de design.

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