• Menu Principal
  • Busca
  • Conteúdo Central
  • Acessibilidade no site
Logo do repositório
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Percorrer
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
Documentos
  • Manual de Autodepósito
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Richardt, Luana"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem em miniatura
    Item
    Acesso Aberto
    Arte contemporânea e a infância: possibilidades pedagógicas na pré-escola
    (2021-12) Richardt, Luana; Olegário, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/7076071241013311
    A presente monografia é fruto de um estudo que aborda algumas possibilidades pedagógicas a partir de experimentações na interface entre a arte contemporânea e a infância. Como metodologia, a pesquisa utiliza a cartografia e intervenções em uma escola de Educação Infantil a fim de pensar proposições que envolvem a arte contemporânea nesse espaço. O problema da pesquisa consiste em compreender de que modo a arte contemporânea poderia ser explorada com crianças da pré-escola, em uma escola municipal de Educação Infantil situada no Vale do Taquari/RS. Este estudo não buscou resultados quantificados, mas apresentou algumas reflexões a partir de possibilidades pedagógicas a respeito da arte contemporânea na infância. Como aporte teórico, esta monografia se baseia em Cunha, (2020), Mossi (2020) e em Loponte (2014), para pensar a arte contemporânea; e em Kohan (2004) e Larrosa (2017), para pensar a infância. Já para pensar nas possibilidades pedagógicas na Educação Infantil, a pesquisa se baseia em Ostetto (2020), Delavald (2012) e Cunha (2012). O método utilizado na investigação é a cartografia, conceito abordado por Romagnoli (2009), Pozzana, Kastrup, Passos e Barros (2015), sobre o qual se desdobram observações e intervenções a partir de práticas pedagógicas em uma turma de pré-escola. A partir dos aportes teóricos, das intervenções realizadas na turma de pré-escola e dos registros cartográficos, percebeu-se que há muitos modos de propor situações envolvendo a arte contemporânea na infância. As propostas desenvolvidas com as crianças mostraram-se potentes para incentivar o exercício da imaginação, das sensibilidades, do estranhamento e da criatividade.

BDU 2008-2025 baseado em DSpace

  • Configurações de Cookies
  • Enviar comentários

Coletamos e processamos suas informações pessoais para os seguintes propósitos: Autenticação, Preferências, Reconhecimento e Estatísticas.

Customizar