Repository logo
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
Repository logo
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
nav.documents
  • nav.documents.autodeposito
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Schaeffer, Tainá"

Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
  • Loading...
    Thumbnail Image
    Item
    Open Access
    A influência da colaboração integrada ao ambiente de desenvolvimento na aprendizagem da lógica de programação
    (2020-11) Schaeffer, Tainá; Dertzbacher, Juliano; http://lattes.cnpq.br/7845175314739602
    Os recursos tecnológicos estão sendo desenvolvidos e aprimorando a forma como nos comunicamos ou nos mantemos informados, gerando impactos no dia-a-dia. Esta crescente demanda por novas e avançadas ferramentas exige a formação de profissionais qualificados e que estejam constantemente atualizando seus conhecimentos para desenvolverem ferramentas que atendam essas necessidades. O aprendizado da lógica de programação é o primeiro passo para formar profissionais de Tecnologia da Informação, porém, faltam recursos que facilitem efetivamente a aprendizagem dos estudantes. Uma forma de auxiliá-los é promover o aprendizado em grupos de colaboração, onde os estudantes com maior facilidade de aprendizado podem auxiliar aqueles que possuem alguma dificuldade. Diante disso, este trabalho busca verificar se a utilização de uma ferramenta integrada ao ambiente de desenvolvimento auxilia no aprendizado de lógica de programação e, desta forma, uma ferramenta de comunicação foi desenvolvida e disponibilizada aos estudantes, oferecendo ao professor mecanismos de mineração de textos, permitindo analisar o comportamento e a colaboração de seus alunos em sala de aula. Como resultado, foi possível comprovar que os recursos implementados facilitam o aprendizado e é possível expandir o uso da aplicação para outras finalidades.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Send Feedback