Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Os recursos tecnológicos estão sendo desenvolvidos e aprimorando a forma como nos comunicamos ou nos mantemos informados, gerando impactos no dia-a-dia. Esta crescente demanda por novas e avançadas ferramentas exige a formação de profissionais qualificados e que estejam constantemente atualizando seus conhecimentos para desenvolverem ferramentas que atendam essas necessidades. O aprendizado da lógica de programação é o primeiro passo para formar profissionais de Tecnologia da Informação, porém, faltam recursos que facilitem efetivamente a aprendizagem dos estudantes. Uma forma de auxiliá-los é promover o aprendizado em grupos de colaboração, onde os estudantes com maior facilidade de aprendizado podem auxiliar aqueles que possuem alguma dificuldade. Diante disso, este trabalho busca verificar se a utilização de uma ferramenta integrada ao ambiente de desenvolvimento auxilia no aprendizado de lógica de programação e, desta forma, uma ferramenta de comunicação foi desenvolvida e disponibilizada aos estudantes, oferecendo ao professor mecanismos de mineração de textos, permitindo analisar o comportamento e a colaboração de seus alunos em sala de aula. Como resultado, foi possível comprovar que os recursos implementados facilitam o aprendizado e é possível expandir o uso da aplicação para outras finalidades.

The technological resources are being developed and improving the way how we communicate or keep informed, generating impacts day by day. This increasing demand for new and advanced tools requires the formation of skilled professionals and who are constantly updating their knowledge to develop tools that meet these needs. The learning of programming logic is the first step to train professionals of Information Technology, but are scarce resources that effectively facilitate the learning of students. One way to help them is promoting the learning in groups of collaboration, where students with greater ease of learning can help those who have some difficulty. At that, this work seeks to verify if the use of a tool integrated development environment helps in the learning of programming logic and, in this, way, a communication tool was developed and made available to the students, offering the teacher text mining mechanisms, allowing the analysis of the behavior and collaboration of their students in the classroom. As a result, it was possible to prove that the implemented resources facilitate learning and it is possible to expand the use of application for other purposes.
Palavras-chave
Lógica de programação; Aprendizagem colaborativa; Grupos de colaboração; Ambiente de desenvolvimento colaborativo; Mineração de textos; Programming logic; Collaborative learning; Groups to collaborate; Collaborative development environment; Text mining
Citação
SCHAEFFER, Tainá. A influência da colaboração integrada ao ambiente de desenvolvimento na aprendizagem da lógica de programação. 2020. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3009.