Gestão Empresarial
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- ItemAcesso AbertoAnálise e proposta de melhoria no processo de vendas da empresa Free tintas LTDA(2017-08) Merlin, Michele Inês Gonçalves; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932No atual cenário da Era da Informação, os produtos têm se tornado cada vez mais semelhantes e a concorrência mais acirrada. Sendo assim, as empresas necessitam analisar e aprimorar seus processos para poder manter-se de maneira competitiva e diferenciada no mercado. Diante do exposto, este artigo tem por objetivo analisar e propor melhorias no processo de vendas, mais especificamente a programação de vendas em uma indústria de tintas e vernizes. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se: (1) Elaborar o fluxograma do processo de vendas atual; (2) Descrever a sistemática das vendas, como está estruturado a programação e atendimento dos vendedores externos; (3) Apresentar sugestões de melhorias; (4) Elaborar um quadro com os problemas e sugestões de melhorias. Para cumprir efetivamente os objetivos propostos, é utilizado o método de análise e melhoria de processo, que consiste em um conjunto de etapas a serem seguidas. Nessas etapas são utilizadas ferramentas como o fluxograma de processo e o brainstorming para melhor entender, mapear e sugerir melhorias do processo. O estudo foi realizado in loco com a direção, gerente e supervisora comercial, participando de reuniões comerciais, analisando os relatórios e planilhas existentes com o objetivo de melhor compreender a programação das vendas. Na fundamentação teórica, são abordados conceitos de gestão de processo e serviço, fluxograma, melhorias de processo e métodos. Quanto ao método de pesquisa, ela é classificada como aplicada e um estudo de caso, de abordagem qualitativa com caráter exploratório com dados primários e secundários.
- ItemAcesso AbertoEstudo de caso: como o intraempreendedorismo e a comunicação podem influenciar na prestação de serviços na unidade do SESI de Lajeado(2017-09) Casagrande, Regina; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222Quando procuramos respostas para enfrentar a problemática da comunicação entre colaboradores e clientes, buscamos essa tão desejada resposta em argumentos como falta de interesse e comprometimento destes profissionais em atender com excelência, deixando de alcançar melhores resultados. O desenvolvimento deste trabalho, através de um estudo de caso, focou no intraempreendedorismo, suas principais características e também na capacidade de comunicação entre funcionários e clientes na prestação de serviços da unidade do SESI de Lajeado – RS. Sabe-se que grande parte dos empreendedores desenvolve o seu projeto enquanto trabalhador por conta de outrem, possibilitando um aumento significativo nos resultados das organizações, porém poucos colaboradores possuem estas características, ou tem a chance de desenvolvê-las com o apoio da empresa. Outro fator importante é a relação entre empresa e cliente, principalmente quando se trata de informações repassadas às partes interessadas. Participaram do estudo, 67 clientes das aulas de música e ginástica, do SESI de Lajeado – RS, e o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com característica quali-quantitativa. Percebeu-se que os colaboradores do SESI de Lajeado possuem muitas características intraempreendedoras, com destaque especial para a qualidade das aulas desenvolvidas. Outro fator importante, evidenciado na pesquisa foi o amplo espaço físico, e em meio à natureza destinado para as aulas. Constatou-se também que os colaboradores possuem boa capacidade de comunicação, porém sugere-se que a organização promova iniciativas para melhorar e desenvolver esta capacidade, visto que alguns clientes evidenciaram ter problemas com as informações que recebem de alguns funcionários da empresa.
- ItemAcesso AbertoMelhoria no processo de programação da produção(2017-09) Schorr, Marcos; Nonohay, Roberto Guedes De; http://lattes.cnpq.br/2949769773035490Este trabalho consiste no estudo das tarefas executadas pelo programador de litografia, na programação do setor de litografia, visando encontrar operações ou tarefas que possam ser simplificadas ou melhoradas possibilitando que este tenha mais tempo para analisar a programação como um todo.
- ItemAcesso AbertoA percepção dos compradores sobre a função de compras em empresas de Lajeado/RS(2018-01) Oliveira, Jonatas; Faleiro, Sandro Nero; http://lattes.cnpq.br/6522064598520820As empresas, atualmente, estão inseridas em um ambiente competitivo, caracterizado pela ampla variedade de serviços e produtos ofertados. Diante disso, tornou-se necessário dar a devida importância para a cadeia de suprimento e os processos que a compõe. A função de compras deve ser vista como um processo estratégico para a organização e não mais como uma atividade rotineira. Assim, essa monografia tem como objetivo identificar a percepção dos compradores sobre a função de compras em empresas de Lajeado/RS. O método de caráter quantitativo envolveu um questionário enviado para os compradores, os quais não tinham grau de parentesco com os proprietários das empresas. Participaram do estudo 92 compradores representando organizações dos ramos do comércio, indústria e prestação de serviços. Os resultados indicaram que os compradores possuem noção da importância da sua função para as empresas nas quais trabalham e acreditam que desempenhar bem sua função faz a diferença no resultado do processo. No entanto, o bom desempenho não depende apenas dos compradores, é necessário que a organização tenha consciência de que também é responsável por esse profissional, valorizando a função não somente em termos financeiros, mas em grau de representatividade dentro da organização.
- ItemAcesso AbertoAnálise da viabilidade de investimento: construção de unidade terminadora de aves(2018-03) Machado, Daniel Cordeiro; Zdanowicz, José Eduardo; http://lattes.cnpq.br/1168697074596999Considerando o mercado atual extremamente concorrido, num ambiente caracterizado por constante mudanças, para que uma empresa consiga atingir os seus objetivos, todos os investimentos necessitam de uma análise criteriosa antes de serem realizados. No setor da avicultura não é diferente, onde a análise de investimento surge como uma alternativa para auxiliar a tomada de decisão dos investidores. No Brasil, que possui características favoráveis para o desenvolvimento desta atividade, os produtores de aves são responsáveis por gerar emprego e renda para um grande número de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social nas regiões onde estão instalados. As granjas brasileiras possuem excelência tecnológica em genética, manejo e ambiência, obtendo ganhos de produtividade significativos. Nesta monografia será apresentada uma análise de investimento de uma unidade terminadora de aves dark house, modelo de integração, onde existe uma parceria entre o investidor e a empresa. Com a elaboração deste trabalho pretende- se auxiliar os investidores nas suas tomadas de decisão antes de executar ou não um projeto semelhante ao proposto.
- ItemAcesso AbertoCadeia de valores e vantagem competitiva nas cooperativas de distribuição de energia elétrica(2018-08-08) Mallmann, Ernani Aloísio; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915A presente pesquisa estuda as cooperativas de distribuição de energia elétrica do ramo de infraestrutura regularizadas pelo Poder Concedente – União, enquadradas no Ambiente Regulado do setor elétrico brasileiro a partir da assinatura do contrato. A partir da Lei 8.987 de 13 de fevereiro de 1995, que regulamenta o artigo 175 da Constituição Federal de 1988, as cooperativas podem ser enquadradas, através da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, órgão regulador, como cooperativas permissionárias. Devem, neste Ambiente Regulado, estruturar-se para prestar este serviço de acordo com o parágrafo 1o do artigo 6o da Lei 8.987 de 13 de fevereiro de 1995, que estabelece serviço adequado àquele que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na prestação de serviço e modicidade tarifária, bem como atender a legislação pertinente ao setor elétrico. As cooperativas são caracterizadas como sociedades de pessoas, com o objetivo comum de atender às necessidades dos associados, aprovadas em assembleias e regidas, principalmente, pela Lei 5.764 de 16 de dezembro de 1971, pelo Estatuto Social e legislação complementar. A Vantagem Competitiva tem origem em inúmeras atividades distintas dentro da cadeia de valores e os elos que as interligam são fundamentas para que esta vantagem competitiva seja alcançada. A cadeia de valores constitui-se num instrumento básico para o diagnóstico da cadeia de valores e desempenha um papel importante na estrutura organizacional da empresa, principalmente quando esta estrutura está definida no sentido de agrupar atividades similares e através e inúmeros elos interagem no aumento da vantagem competitiva. A implantação da ISO 9.001, que consiste num Sistema de Gestão da Qualidade, obrigatório para as distribuidoras de energia elétrica, busca a melhoria contínua nos processos para aumentar a satisfação dos consumidores e as partes interessadas na melhoria dos produtos e serviços oferecidos, na redução das não conformidades e no planejamento das futuras necessidades e expectativas dos associados. Enfatiza-se, portanto, que serão necessários novos desafios a serem vencidos pelas cooperativas distribuidoras de energia elétrica para atender as exigências impostas.
- ItemAcesso AbertoO desafio do E-commerce para empresas B2B e a identificação de estratégias para sua implementação(2019-02) Krindges, Luciane Inês; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052Em um mercado cada vez mais disputado, diferentes possibilidades de negócios ganham espaço. Neste caso, uma das possibilidades é o e-commerce. Com o aumento do número de pessoas conectadas à internet o mercado passou a descobrir formas de alcançar também o público digital. Assim o presente artigo teve o objetivo de identificar estratégias de implementação do e-commerce para empresas do segmento B2B. Este artigo está embasado em uma pesquisa qualitativa, seguindo dados secundários disponibilizados em documentos e informações disponíveis na internet, obtendo como resultado a identificação das estratégias de implementação da ferramenta e-commerce B2B para as indústrias de transformação.
- ItemAcesso AbertoGestão de relacionamento: uma análise sobre percepção de confiança, valor percebido e lealdade em consumidores de serviços bancários(2019-03) Vittorazzi, Kasiana; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052Para sobreviver no mercado atual, cada vez mais competitivo, as empresas vêm desenvolvendo/aprimorando uma forma, antiga, mas pouco usada, para tratar seus clientes, preocupando-se com a retenção dos consumidores e buscando estabelecer trocas e relações em longo prazo, identificando suas necessidades e atendê-las de forma a garantir uma troca Ganha-Ganha. (STONE e WOODCOCK, 1998). Assim, o artigo tem como objetivo identificar qual a relação entre o uso da gestão do relacionamento na percepção de confiança, valor percebido e lealdade em correntistas/associados de uma Cooperativa de Crédito. O estudo seguiu um roteiro de 21 questões aplicadas a uma amostra de 175 pessoas e provou que o relacionamento possui maior influência na relação de confiança e lealdade do que na percepção de valor percebido.
- ItemAcesso AbertoPlanejamento do processo sucessório familiar na empresa Eloi Machado dos Santos & Cia Ltda de Encantado/RS(2020-04) Santos, Rodrigo Gheno dos; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; http://lattes.cnpq.br/0284932812958302O presente trabalho teve como tema de pesquisa a sucessão familiar, tendo como foco a empresa Eloi Machado dos Santos & Cia Ltda, estabelecida no município de Encantado – RS, que atua no ramo de comércio atacadista de produtos destinados à saúde animal e equipamentos para aves, suínos e gado leiteiro, além de a partir de 2019 atuar como varejista de produtos elétricos, ferramentas manuais e elétricas, linha pet, EPI’S, dentre outros. O objetivo deste estudo foi adaptar o modelo dos três círculos para a sucessão familiar desta organização, entendendo os conceitos mais relevantes sobre a sucessão nas empresas, diagnosticando as fases, etapas e premissas do processo sucessório, para apresentar o modelo a ser implantado no processo sucessório da empresa. O trabalho foi realizado com o sucessor da empresa, consistindo em um estudo de caso com base em uma pesquisa exploratória, através de dados secundários, mais especificamente a pesquisa bibliográfica, tendo em vista um planejamento a sucessão na organização. Espera- se que os resultados obtidos e as sugestões, a partir da adaptação do modelo dos três círculos, ajudem o sucedido e sucessor, bem como as partes interessadas a tomada de decisões a respeito do assunto.