Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Assunto "5th grade"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA importância da compreensão leitora nas aulas de ciências da natureza na percepção de professores do 5º ano em escolas do município de Paulo Afonso- BA(2024-12) Silva, Ana Paula Lima Pereira da; Oliveira, Eniz Conceição; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957; Silva, Jaqueline Silva e; Herber, Jane; Andersen, EleniceO presente trabalho aborda a importância da compreensão leitora nas aulas de ciências da natureza na percepção de professores do 5° ano em escolas do município de Paulo Afonso – BA. O objetivo geral do trabalho consistiu em analisar as contribuições da compreensão leitora na construção do saber nas aulas de Ciências da Natureza, na perspectiva de professores do 5° ano do município de Paulo Afonso, BA. Os objetivos específicos foram: a) investigar a percepção dos professores em relação ao papel da leitura de textos de divulgação científica pelos alunos, durante as aulas de Ciências da Natureza; e b) identificar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores no ensino de Ciências da Natureza mediado por textos de divulgação científica como recurso didático. A pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva, investigou as contribuições da compreensão leitora no ensino de Ciências da Natureza, com foco na percepção de 11 professores. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados. A análise das respostas foi realizada visando identificar padrões e avaliar as percepções dos docentes sobre o impacto da compreensão leitora no ensino de Ciências da Natureza. Com o desenvolvimento da pesquisa, descobriu-se que os professores reconhecem a importância de promover a leitura crítica e reflexiva. Eles se dizem estar empenhados em desenvolver nos alunos a capacidade de analisar e compreender textos científicos de forma crítica, questionando as informações apresentadas e refletindo sobre suas implicações. No entanto, foi possível analisar que ainda falta uma sistematização no ensino para que se obtenha um resultado ainda mais satisfatório em relação à capacidade leitora dos alunos nas aulas de Ciências da Natureza.