Enfermagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Enfermagem por Assunto "Acolhimento"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAcolhimento ao usuário na ESF(2016-12) Cunha, Adelaide Maria Da; Lavall, Eliane; http://lattes.cnpq.br/5943189422189126O presente trabalho tem como objetivo, analisar o acolhimento realizado na unidade de saúde Estratégia Saúde da Família (ESF). Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, em que os dados foram coletados na base de dados virtuais Scielo, foram utilizados artigos nacionais dos últimos dez anos. A análise e interpretação dos dados foram realizadas através da técnica de análise de Bardin (2011).Os resultados apontam que o acolhimento na ESF envolve escuta, a corresponsabilização, reformulação de rigidez dos serviços, vínculo, identificação das necessidades individuais, organização dos serviços na perspectiva do SUS, transversalização das ações no SUS. Além disso, inclui humanização do serviço de saúde, resolutividade, contato não programado, comunicação adequada, postura ética e reavaliação permanente. Como dificuldades na realização do acolhimento na ESF, foram encontradas: demanda excessiva, sobrecarga dos profissionais, problemas estruturais, compreensão pelos profissionais, acolhimento como triagem. Entende-se que o acolhimento pode ser considerado pilar da humanização do cuidado, possibilitando vínculo e resolutividade nas ações de cuidado na ESF.
- ItemAcesso AbertoAtenção à saúde da pessoa idosa: o acesso e acolhimento em uma Estratégia de Saúde da Família de um município do Vale do Taquari/RS(2016-12) Weyand, Terezinha Maria; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705Este estudo teve como tema o acesso e o acolhimento da pessoa idosa na Estratégia de Saúde da Família, tendo como objetivo conhecer as políticas públicas de saúde, bem como os serviços estruturados para o atendimento desta população. A metodologia que utilizei para realizar este estudo foi do tipo exploratória descritiva com abordagem quanti-qualitativa, realizada com os idosos de uma micro área, em um município do Vale do Taquari/RS. A pesquisa foi realizada através de um instrumento contendo questões semi-estruturadas para responder os objetivos propostos, sendo a amostra constituída por vinte participantes. Na análise de saúde verificou-se que as unidades de saúde estão cada vez mais preparadas para o atendimento e acolhimento da população idosa.
- ItemAcesso AbertoA espera no centro cirúrgico: percepção do familiar(2018-01) Arnhold, Denise Teresinha; Lohmann, Paula Michele; http://lattes.cnpq.br/2556299505347705Objetivo: Conhecer os principais sentimentos da família que espera em frente ao centro cirúrgico. Método: Estudo descritivo, exploratório e transversal, com abordagem qualitativa, foi entrevistado oito familiares, sendo a maioria do gênero feminino, estes aguardavam na sala de espera do Centro Cirúrgico de um hospital de médio porte do interior do estado do Rio Grande do Sul. Resultados: Obtiveram-se três temas: Percepção de quem aguarda o familiar que está no procedimento cirúrgico; Orientação recebida sobre o período da espera; O que fez enquanto esperava para amenizar algum tipo de desconforto. Conclusão: O estudo apresenta um novo espaço de atuação para o enfermeiro que pode ser utilizado de forma a qualificar e potencializar a atenção de enfermagem em sala de espera por conferir visibilidade à gestão do cuidado de enfermagem nas instituições de saúde, todas as respostas ratificaram os anseios da família e do paciente no contexto da realização de um procedimento cirúrgico.