Ciências Biológicas - Licenciatura
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ciências Biológicas - Licenciatura by Subject "Environment"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessDiagnóstico da geração de resíduos em uma indústria do setor alimentício com foco na criação de estratégias de educação ambiental(2022-11) Bruxel, Heloísa; Gonçalves, Cátia Viviane; http://lattes.cnpq.br/0531032456221369As indústrias são responsáveis pela produção de grande quantidade de resíduos sólidos e rejeitos, resultantes de suas atividades. Todavia, o gerenciamento deve ser realizado de modo integrado e as fases de acondicionamento, coleta, tratamento/reciclagem e disposição final devem ser planejadas de modo interligado, visando sempre salvaguardar os recursos naturais e a saúde humana (CAPAZ; NOGUEIRA, 2014). Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de realizar um diagnóstico da geração de resíduos em uma indústria do setor alimentício, no Vale do Taquari - RS, com foco na criação de estratégias e ações de educação ambiental, em vista à redução da geração de resíduos e melhorias no procedimento de coleta seletiva da área de manutenção. Para a obtenção dos dados foi realizado um diagnóstico da geração através de acompanhamento, quantificação e identificação dos resíduos dispostos no ponto de coleta e aplicação de um questionário quali- qualitativo. O diagnóstico evidenciou a necessidade de melhorias nos pontos de armazenamento e coleta. O questionário quali-quantitativo destacou a falta de informações relacionadas ao procedimento de coleta seletiva e sugestões dos colaboradores. Após a análise dos dados foram realizadas melhorias no ponto de coleta e de armazenamento com a substituição e identificação dos coletores. Além disso, os colaboradores receberam treinamento com a utilização de uma metodologia de ensino ativa. Após o momento de aprendizado foi aplicado mais um questionário, em que foi possível evidenciar resultados positivos em relação a correta classificação dos resíduos classe I e II.