Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1122
Title: A Educação Física no subprojeto interdisciplinar do PIBID – Univates
Authors: Souza, Claudia Pereira de
Keywords: Educação Física;Interdisciplinaridade;PIBID
Date of Defense: 30-Nov-2015
Issue Date: Oct-2016
Citation: SOUZA, Claudia Pereira de. A Educação Física no subprojeto interdisciplinar do PIBID – Univates. 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Educação Física - Licenciatura, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1122.
Abstract: Este estudo trata-se de um Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Física, que tem por objetivo examinar como se organiza o trabalho interdisciplinar dos bolsistas do subprojeto interdisciplinar de ensino fundamental do PIBID/Univates atuantes na escola parceira Guido Arnold Lermen de Lajeado/RS, identificando os fatores que tornam possível a integração da Educação Física com as demais áreas do conhecimento. É uma pesquisa de cunho qualitativo, descritivo. O estudo deu-se por meio de entrevista semiestruturada, realizada com cinco bolsistas do projeto PIBID participantes do subprojeto interdisciplinar ensino fundamental e atuantes na escola Guido A. Lermen; análise documental, foram analisados os planejamentos dos bolsistas e observação participante, o pesquisador acompanhou a aplicação dos planejamentos. Para analisar os dados obtidos utilizou-se a metodologia da Análise de Conteúdo. Os dados evidenciaram que os saberes da Educação Física se fizeram presentes em praticamente todas as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola pelos bolsistas, demostrando que esta área do conhecimento também é importante no subprojeto interdisciplinar do PIBID. No que diz respeito à organização do trabalho interdisciplinar, que também faz parte do problema desta pesquisa, os dados revelam que o diálogo entre os bolsistas e o planejamento com o grupo são fatores essenciais para o sucesso do trabalho interdisciplinar. Por fim, é possível afirmar que a aprendizagem se torna mais significativa aos alunos quando a prática pedagógica é interdisciplinar.
This study is an End-of-course paper of a Degree in Physical Education (PE). It aims to examine how the fellows’ interdisciplinary work is organized in the elementary school interdisciplinary subproject of PIBID/Univates at the school Guido Arnoldo Lermen in Lajeado/RS by identifying the factors that make possible the integration of PE with the other fields of knowledge. This paper is a qualitative and descriptive research. The study was held by means of a semi-structured interview performed with five fellows from PIBID who are participants in the elementary school interdisciplinary subproject and work at the school Guido A. Lermen; the fellows’ planning and participant observation were analyzed and the researcher monitored the planning application. To analyze the obtained data the researcher used the methodology of Content Analysis. Data evidenced that PE knowledge was present in practically all pedagogic activities developed at school by the fellows. This demonstrated that this knowledge area is also important in interdisciplinary subproject of PIBID. Concerning to the interdisciplinary work organization, which is also a part of the problem of this research, data revealed that the dialogue among fellows and group planning are essential factors to achieve success in the interdisciplinary work. Therefore, it is possible to affirm that learning is more significant to students when the pedagogic practice is interdisciplinary.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1122
Appears in Collections:Educação Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015ClaudiaPereiradeSouza.pdf762,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons