Investigando instrumentos e critérios de avaliação utilizado pelos professores de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental

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Data
2017-01
Orientador
Neuenfeldt, Derli Juliano
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Resumo
Esta pesquisa qualitativaobjetivouidentificar, analisar e discutir o processo de avaliação na Educação Física escolar a partir dos instrumentos e critérios utilizados por seis professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal, de um município do Vale do Taquari/RS/Brasil. A avaliação formativa é a mais utilizada. Em relação aos instrumentos prevalece o uso da prova teórica. Quanto aos critérios destacam-se a participação, o interesse e o uso de roupas adequadas. Os professores criticam a falta de legitimidade da avaliação realizada uma vez que a disciplina de Educação Física sozinha não consegue reprovar um aluno.

This qualitative research aimed to identify, analyze and discuss the process of evaluation in scholar Physical Education from the instruments and criteria used by six Physical Education teachers of the final years of Elementary School, belonging to the municipal system education, from a city of Vale do Taquari/RS/Brazil. The most used evaluation is the formative. Regarding the instruments the use of theoretical test prevails. Concerning to the criteria stand out the participation, interest and use of appropriate clothing. Teachers criticize the lack of legitimacy of the conducted evaluation since Physical Education by itself can’t fail a student.
Descrição
Palavras-chave
Educação Física escolar; Instrumentos e critérios de avaliação; Anos finais do Ensino Fundamental
Citação
RATAIZKI, Cátia Raquel. Investigando instrumentos e critérios de avaliação utilizado pelos professores de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Educação Física - Licenciatura, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1213.