Influência da vizinhança na ação estática do vento sobre edificações: comparação de métodos

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-01
Orientador
Vanin, Débora Delai
Banca
Vanin, Débora Delai
Bertoldi, Rodrigo
Reginato, Lucas Alexandre
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Sabe-se que o vento é um fenômeno meteorológico de origem natural. Desta forma, não há como prever se durante a vida útil de uma edificação ela estará sujeita a sofrer ações mais severas oriundas do vento. Assim, a análise das ações causadas pelo vento nas edificações torna-se muito importante, visto que diversos fatores podem interferir nos seus efeitos. E, um dos fatores de maior relevância é o entorno da edificação. Sabe-se que edificações rodeadas de vizinhança tendem a ter seu campo aerodinâmico alterado. Essas alterações podem majorar ou minorar as ações do vento nas edificações. Desta forma, o presente estudo analisa a influência da vizinhança para uma edificação esbelta utilizada somente para testes, e também compara, com o auxílio de tabelas, os resultados de túnel de vento com os obtidos através da metodologia da NBR 6123 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 1988) para uma edificação real e existente. Após as análises, é possível afirmar que os resultados foram distintos entre os arranjos de vento à 0° e 90°, sendo que para os primeiros, ocorreu a majoração dos valores com vizinhança em relação ao prédio isolado, e para o vento à 90°, percebeu-se a ocorrência da blindagem dos efeitos do vento por parte da vizinhança, protegendo o CAARC. Quanto às comparações do edifício RCA, para o vento à 0° todos os valores foram majorados pela norma brasileira, e, para o vento à 90°, a majoração foi bem menor, e houve até uma minoração por parte da norma em relação ao túnel de vento.
Descrição
Palavras-chave
Ação estática do vento; Ação do vento nas edificações; Influência da vizinhança na ação do vento; Análise em túnel de vento
Citação
DEWES, Thaís Cemin. Influência da vizinhança na ação estática do vento sobre edificações: comparação de métodos. 2016. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1284.