Engenharia Civil

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    USO DE TELAS DE REFORÇO PARA MINIMIZAR A OCORRÊNCIA DE FISSURAS EM REVESTIMENTOS EXTERNOS DE ARGAMASSA
    (2023-12) Diemer, Kilian Cauê; Fell Júnior, Valmir Stani; http://lattes.cnpq.br/0604787377394252; Schimitz, Rebeca Jéssica; Velho, Douglas Ferreira
    As fissuras em paredes de fachadas correspondem a uma das principais manifestações patológicas encontradas nas edificações, permitindo que ocorram infiltrações indesejadas, além de prejuízos estéticos. Uma das principais causas para a manifestação dessa patologia são as intempéries, a chamada ilha de calor e a amplitude térmica da região em que a edificação está situada. Dentre deste contexto, o presente trabalho investigou a utilização de telas de reforço, visando a minimizar a formação de fissuras em revestimentos de fachadas de edificações que possuem espessura superior a 3 cm. Analisou-se a aplicação de telas de aço galvanizado, estuque de aço e fibra de vidro, inseridas em um traço de reboco com alto índice de fissuração. O reforço em tela estuque de aço apresentou 3,18% mais fissuras do que o reforço tela de aço galvanizado, enquanto o reforço em tela de fibra de vidro apresentou um acréscimo de 8,41% em relação ao reforço de aço galvanizado. Assim, os resultados indicam que o uso da tela de aço galvanizado se mostrou mais eficiente para reduzir a incidência e a intensidade das fissuras.
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    Análise de fadiga em turbina eólica offshore: influência do número de pernas nas jaquetas
    (2023-12) Hannes, Beatriz Hepp; Schmitz, Rebeca Jéssica; http://lattes.cnpq.br/1202535831674388; Fell Junior, Valmir Stanni; Carini, Matheus
    A escolha da subestrutura adequada tem um papel crucial na viabilidade financeira de projetos de energia eólica offshore. Contudo, ao reduzir o número de elementos em uma estrutura metálica, pode-se alterar o dano por fadiga da estrutura. O presente estudo visa analisar a influência do número de pernas para o dano proveniente da fadiga, comparando uma subestrutura do tipo jaqueta com quatro pernas e uma com três pernas. Seguindo a normativa vigente, com modelagem no software SAP2000, que realiza análise estrutural por elementos finitos. Conclui-se que a redução do número de pernas afeta negativamente a estrutura, aumentando o dano por efeito de fadiga e reduzindo a vida útil da estrutura.
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    VERIFICAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DE RESISTÊNCIA CARACTERÍSTICA DO CONCRETO À COMPRESSÃO EM RELAÇÃO AO CONSUMO DE AÇO NOS PILARES DE UM EDIFÍCIO EM CONCRETO ARMADO
    (2023-12) ARNHOLDT, WAGNER; SCHMITZ, REBECA JÉSSICA; http://lattes.cnpq.br/1202535831674388; FELL JÚNIOR, VALMIR STANI; LAZZARI, BRUNA MANICA
    A engenharia civil é afetada diretamente pelas mudanças socioeconômicas em que muitas cidades vem tendo um grande aumento populacional, exigindo obras verticalizadas e cada vez maiores a fim de suprir as necessidades comerciais e residenciais. Neste contexto, o presente trabalho visa a verificação da influência da variação de resistência característica do concreto à compressão (fck) em relação ao consumo de aço nos pilares de um edifício em concreto armado de 20 pavimentos, dimensionado no software AltoQI Eberick. A partir dessa situação três modelos foram criados para também ser analisado a estabilidade global e o custo de cada insumo e modelo. O modelo I é caracterizado pela utilização do concreto de resistência característica de fck 30 MPa, também chamado de concreto C30, em toda a estrutura. O modelo II possui o concreto C30 nas lajes e vigas, e nos pilares o concreto C40. Já o modelo III, possui também concreto C30 nas lajes e vigas e nos pilares o concreto C50. Os insumos quantificados e orçados são o aço, o concreto e as formas, sendo que as formas ficaram com o custo igual para os três modelos pois não teve alteração de seção transversal dos pilares e demais formas entre os modelos. Sob o ponto de vista técnico e econômico os resultados obtidos foram benéficos, reduzindo em 33,70% o peso de aço consumido no modelo III em relação ao modelo I. E em relação ao custo global da estrutura o modelo III apresentou uma redução de 5,41% em relação ao modelo I.
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    ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NO QUE DIZ RESPEITO À NBR 9050/2020, EM LOCAIS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE ARVOREZINHA-RS
    (2023-12) Sena, Jocasta Lucatelli De; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Weber, Rodrigo Carreira; Kist, Cristiano Luis
    A acessibilidade compreende um direito imprescindível ao livre exercício dos princípios de autonomia, dignidade e participação na sociedade. Nesta pesquisa, apresentam-se os resultados de um estudo de caso, por meio do qual se procedeu a análise das condições de acessibilidade e mobilidade da cidade de Arvorezinha/RS, em relação ao que recomenda a NBR 9050 (ABNT, 2020). O levantamento de dados foi realizado em cinco pontos de referência, localizados nas áreas com fluxo mais intenso de veículos e pedestres. Procedeu-se ao levantamento de dados referentes às vias de passeio, rebaixos de guias, rampas de acessibilidade, faixas de travessia de pedestres e vagas de estacionamento. De forma complementar, realizou-se um teste de deslocamento com cadeiras de rodas nos pontos estudados. A partir dos dados obtidos, foi possível identificar a existência de várias inconformidades em relação ao que preconiza a normativa citada, as quais afetam diretamente a população, em especial PCD ou com mobilidade reduzida e que se caracterizam como limitações à acessibilidade universal, impedindo o acesso e a livre circulação urbana de todos os indivíduos.
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    ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO CONCRETO CONVENCIONAL COM A INCORPORAÇÃO DA FIBRA DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR
    (2023-12) Dresch, Sheila Dos Santos; Weber, Rodrigo Carreira; Rodrigo Carreira Weber; Fransozi, Carolina B. Porto; Schmitz, Rebeca Jéssica
    O aumento da população global está gerando um aumento gradual na demanda por consumo. Muitas indústrias dependem de matérias-primas provenientes da exploração de recursos naturais, incluindo a cana-de-açúcar, uma planta que desempenha um papel importante na produção de açúcar, etanol, cachaça e outros produtos. No entanto, a produção em grande escala desse vegetal resulta em um aumento significativo de resíduos que não podem ser simplesmente descartados e, portanto, são armazenados em depósitos. O objetivo desta pesquisa é analisar a resistência do concreto convencional com a incorporação da fibra derivada do bagaço da cana-de-açúcar. A fibra foi incorporada no concreto em três porcentagens sendo elas 0,5%, 1% e 2%, essa porcentagem foi incorporada em relação ao peso do cimento. Para obtenção dos resultados, foram realizados ensaios de consistência do concreto no estado fresco pelo ensaio de tronco cone (Slump Test). tanto no estado fresco quanto no estado endurecido. Os ensaios realizados no estado endurecido foram de compressão simples e tração por compressão diametral, onde, demonstraram ganho de resistência em ambos esforços, nos ensaios de resistência à compressão o traço com incorporação de 0,5% de fibra, apresentando um aumento de 6,30% na sua resistência, quando comparado com o traço referência com a mesma idade de 28 dias. Já no ensaio de resistência à tração por compressão diametral o traço com incorporação de 1% de fibra destacou-se obtendo um acréscimo na sua resistência de 24,13% em relação a resistência do traço referência com a mesma idade. Os ensaios mecânicos realizados apresentaram resultados positivos com a incorporação da fibra oriundas da cana-de-açúcar, no concreto convencional, entretanto, para uso comercial, serão necessários outros estudos para garantir a eficiência desta aplicação.