Engenharia Civil
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- ItemAcesso AbertoAcessibilidade universal: análise de duas vias urbanas do município de Lajeado/RS, de acordo com a NBR 9050/2015(2017-08) Kist, Cristiano Luis; Fransozi, Carolina Becker Porto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Fransozi, Carolina Becker Porto; Mattos, João Rodrigo Guerreiro; Nogueira, Matheus LemosA inclusão social tem-se colocado como questão relevante para que os portadores de deficiência possam ser inseridos no ambiente em que vivem, sendo, desta forma, permitida sua plena vivência e a realização de atividades inerentes a todos os seres humanos. Neste sentido, a acessibilidade das vias públicas é uma premissa. Este trabalho buscou analisar as condições de acessibilidade de duas vias urbanas no município de Lajeado/RS, a partir do que preconiza a ABNT/NBR 9050:2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. O estudo foi realizado em trechos das avenidas Senador Alberto Pasqualini e Benjamin Constant, que se caracterizam por estarem situados no setor de comércio e serviço do Plano de Zoneamento do município. Foram levantados, em campo, dados referentes às rampas de acessibilidade/rebaixos de guias, passeio público e faixas de travessia/travessias elevadas para pedestres. Para registro das observações foram utilizados formulários elaborados pelo autor, que permitiram mapear a presença ou não dos dispositivos, assim como qualificar os existentes de acordo com as especificações da norma técnica. Foram verificados os seguintes problemas com relação às condições de acessibilidade: rampas de acessibilidade/rebaixos de guias inexistentes ou executados de maneira incorreta; inexistência de travessias de pedestre em vários pontos analisados; falta de sinalização tátil e travessias elevadas. A partir dos resultados obtidos concluiu-se que as vias estudadas apresentam limitações quanto à acessibilidade universal, sendo possível observar: má concepção do projeto, ineficiência na execução e má distribuição dos dispositivos de acessibilidade, ou seja, as vias estudadas não estão preparadas para receber pessoas portadoras de deficiência. Conclui-se, ainda, que o planejamento da gestão pública é de fundamental importância para que sejam efetivadas, futuramente, melhores condições de acessibilidade.
- ItemAcesso AbertoAdaptação de técnica experimental para determinação de condutividade térmica de materiais com potencial para isolamento térmico(2019-01-15) Bertoti, Angélica; Spinelli, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/7771857527009401O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma técnica experimental para determinar a condutividade térmica de materiais com potencial de isolamento térmico. A técnica consiste na produção de um fluxo de calor através de uma chapa indutora de calor e uma placa fria. Para a obtenção dos dados foram utilizados sensores de temperatura em dois momentos, um imediatamente posterior à placa fornecedora de calor e anterior ao material amostral, e outro sensor após o material analisado. Os testes foram realizados em ambiente com temperatura controlada artificialmente por sistema de condicionamento de ar no Laboratório de Saneamento Ambiental da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES. Para validação da técnica, foram submetidos aos testes placas de poliestireno expandido com 2 cm de espessura, sob diferentes faixas de temperatura. A técnica se mostrou válida quando a amostra foi submetida a uma faixa de temperatura média de 60oC, apresentando uma condutividade térmica de 0,044W/m.k. Analisou-se, também, a condutividade térmica do sabugo de milho, palha de soja, casca de pinus, placa de reboco com esferas de EPS, placa de SlimStone e placa de vácuo com elemento acrílico, as quais apresentaram condutividade térmica de 0,052, 0,058, 0,061, 0,067, 0,063 e 0,102W/m.k respectivamente. A partir dos dados obtidos, conclui-se que a técnica experimental é confiável quando as amostras são submetidas a uma temperatura média próxima a 60oC, também é importante destacar sobre a condutividade térmica que os materiais apresentaram, classificando-os como isolantes térmicos.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa com enfoque na estabilidade global de edifício de múltiplos pavimentos utilizando o modelo IV e o modelo VI do software CAD/TQS(2019-06) Kristiner, Isabel; Schmitz, Rebeca Jéssica; http://lattes.cnpq.br/1202535831674388; Velho, Douglas Ferreira; Fell Júnior, Valmir StaniOs efeitos de estabilidade global podem ser classificados como de 1a ordem, quando o equilíbrio é analisado na configuração geométrica inicial da estrutura, ou, de 2a ordem, quando o equilíbrio passa a ser analisado na condição deformada da estrutura. Para a consideração destes efeitos, as estruturas são classificadas como sendo de nós fixos ou nós móveis. De acordo com a NBR 6118 (ABNT, 2014) os parâmetros para classificação da deslocabilidade da estrutura são o parâmetro α e o coeficiente γz. Em se tratando de edifícios, o software CAD/TQS é uma importante ferramenta para elaboração de projetos estruturais, este possui em seu sistema dois modelos estruturais: o Modelo IV e o Modelo VI. Os modelos se diferem na forma de análise da laje do pavimento, enquanto o Modelo IV considera um sistema de pórtico espacial (pilares e vigas) em conjunto com a ação do pavimento discretizado conforme modelo de laje adotado de forma independente, o Modelo VI trabalha incorporando pilares, vigas e a laje em um único pórtico espacial. Considerando o cenário apresentado, o objetivo do presente estudo é comparar, com enfoque na estabilidade global, edifícios de múltiplos pavimentos através dos modelos estruturais disponíveis no software CAD/TQS. A obtenção de dados para o estudo de caso realizado ocorreu através do processamento de oito exemplos de edifícios no software CAD/TQS, sedo quatro deles utilizando o Modelo IV, e outros quatro, com o Modelo VI. Os exemplos diferiram no sistema estrutural adotado, sistema convencional ou de lajes lisas, e no número de pavimentos, sendo feitas simulações com 10 e 20 pavimentos. O método de análise dos efeitos de 2a ordem pelo software foi através do processo P-Delta, sendo que seus resultados foram analisados através do coeficiente RM2M1, disponibilizado na saída de dados do software. Também foram avaliadas as taxas de armaduras resultantes para lajes, vigas e pilares e o quantitativo total de concreto e aço resultantes para cada exemplo. A partir da análise dos dados, foi possível confirmar a hipótese do presente trabalho: os coeficientes de estabilidade global terão redução em estruturas onde as lajes contribuem de forma mais significativa para a rigidez global, quando for utilizado o Modelo VI em relação ao Modelo IV. Além disso, foi verificado que a efetividade na diminuição dos coeficientes de estabilidade global com o uso do Modelo VI tem relação com a magnitude das cargas horizontais incidentes na estrutura, consequentemente, com a altura do edifício.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa da economicidade para implantação e manutenção de pavimentos flexíveis e rígidos(2020-11) Bonaldo, Jeane Borelli; Schmitz, Rebeca Jéssica; http://lattes.cnpq.br/1202535831674388; Mattos, João Rodrigo Guerreiro; Mendes, Gabriela Thais LehnenA estrutura do pavimento deve ser dimensionada de acordo com as solicitações do tráfego e ações climáticas que a via será submetida, além disso, a definição do tipo de pavimento deve buscar a redução dos custos de implantação, maior qualidade e durabilidade do pavimento. Neste contexto, o presente trabalho apresenta a análise comparativa da economicidade para implantação de pavimentos flexíveis e rígidos, em um trecho da Avenida Benjamin Constant, bem como o tipo e a periodicidade das manutenções necessárias para cada tipo de pavimento em um período de 20 anos. A análise se deu através da interpretação do projeto de pavimento flexível existente, e do dimensionamento de uma nova estrutura, de pavimento rígido, para o mesmo trecho da via, através do método elaborado pela PCA (1984). A previsão das manutenções necessárias para os pavimentos em análise, durante o período pré definido, foram fundamentadas pelo método empírico da AASHTO (1993). Os custos de implantação e manutenção dos pavimentos foram embasados pela tabela referencial SINAPI de agosto de 2020, sem desoneração. Com base na metodologia aplicada, verificou-se que a estrutura de implantação do pavimento flexível é sensivelmente mais espessa que a do rígido, no entanto, os custos estimados para execução do pavimento rígido é 22,2% maior do que para a execução do pavimento flexível. Enquanto que, o valor previsto para manutenção do pavimento flexível é superior a do rígido, cerca de 73,5%. Desta forma, considerando o custo global dos pavimentos, durante 20 anos, o rígido tem maior atratividade frente ao flexível.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa das deformações imediatas de lajes maciças em concreto armado com e sem abertura(2018-01-24) Pitol, Alana Francischett; Velho, Douglas Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9371016998806904; Grala, Pedro; Mascolo, RafaelBaseado no crescimento da utilização do concreto armado na construção civil, se faz necessário manter, principalmente, a segurança para os usuários, sendo importante analisar corretamente todas as etapas estruturais de uma construção. Portanto, buscou-se apresentar uma análise comparativa das deformações imediatas das lajes maciças inteiriças e com abertura de 100x100cm em três posições diferentes. Esta análise tem como propósito demostrar a influência que a posição das aberturas executadas nas lajes possui na deformação imediata, tendo como base para este dimensionamento a NBR 6118:2014. As lajes analisadas possuem variados vãos e carregamentos, e para o seu dimensionamento foi utilizado o método de analogia de grelha com apoio rotulado indeslocável. Os resultados foram obtidos através de uma análise iterativa que utilizou uma planilha do Excel juntamente com um software computacional de elementos finitos, após os resultados foram comparados graficamente para melhor interpretação. Com este estudo comprovou-se que há variação na deformação das lajes, podendo ser observado que essa variação da deformação se altera conforme muda o carregamento e a posição da abertura na laje. Com os resultados, é possível nortear projetistas estruturais quando necessitarem executar aberturas em lajes maciças de concreto armado, para escolher a posição mais favorável.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa de custo de uma edificação residencial multifamiliar em concreto convencional, alvenaria estrutural e concreto-PVC(2019-06) Reckziegel, Marina; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989O Brasil vem aprimorando a sua caminhada frente às técnicas construtivas da construção civil, introduzindo novos métodos estruturais que investem na produtividade, redução de custos e melhorando o gerenciamento das obras. Para isso, é preciso realizar estudos técnicos e detalhados de cada sistema. Desse modo, o presente trabalho realiza a comparação de custos de três métodos construtivos utilizados na atualidade, o sistema de concreto convencional, a alvenaria estrutural e o concreto-PVC. Foram abordados conceitos básicos, características, vantagens e desvantagens, processos de execução e materiais utilizados em cada um dos sistemas, acrescentando uma base teórica sobre industrialização, desperdício de materiais na construção civil e orçamento de obra. A partir disso, realizou-se o dimensionamento do projeto arquitetônico de uma edificação residencial multifamiliar de dois pavimentos, área total de 343,50m2, já executada pelo sistema de concreto convencional e adaptada ao concreto-PVC e à alvenaria estrutural com blocos de concreto. Após a definição dos projetos foi elaborado o levantamento dos quantitativos dos materiais e mão de obra de acordo com a tabela SINAPI/RS e a tabela de composições do software PLEO da empresa Franarin, do mês de fevereiro/2019. Como o sistema de concreto-PVC não consta na tabela SINAPI/RS, foi contatada uma empresa especializada que está localizada na cidade de Serra no estado do Espírito Santo. Nos orçamentos considerou-se somente o custo direto da obra (materiais e mão de obra), não sendo analisados os custos indiretos e nem a porcentagem de BDI, pois orçou-se somente os custos, e não o preço final da obra. Na comparação destes levou-se em conta todas as etapas para a construção: serviços preliminares, infraestrutura, alvenaria, revestimento das paredes, piso e forro, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, cobertura, esquadrias e também a mão de obra e o tempo de execução. As etapas de serviços preliminares, fundação, cobertura e esquadrias são consideradas iguais para os três sistemas construtivos. Com os orçamentos finalizados foi possível realizar a análise comparativa dos custos entre os sistemas. O concreto-PVC apresentou maior economia quando comparado aos outros dois métodos, em relação ao sistema convencional ocorreu uma redução de 16,04% e 8,58% com a alvenaria estrutural, além de reduzir o tempo de execução e o custo da mão de obra.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa de custos de uma residência unifamiliar executada com método construtivo convencional e concreto-PVC(2017-01) Chanan, Luís Antônio; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989; Ferreira, Marcelo Freitas; Longhi, Marlon Augusto; Rosa, Ivandro CarlosCom o passar dos anos, o mercado da construção Civil está se aprimorando, juntamente com a necessidade da rapidez de execução, com exigência de qualidade e ainda otimizando um menor custo ao final de cada empreendimento. Para atingir todas essas necessidades que o mercado impõe, as empresas tornaram a investir em novos sistemas de construção, então foram desenvolvidos métodos de execução pré-fabricados como: o Steel Frame e o Concreto-PVC. O sistema constituído por painéis de PVC, que são revestidos internamente por concreto e aço estrutural, contando com as qualidades do PVC no meio externo, como a estanqueidade, ser um bom isolante elétrico e não necessitar de pintura, tem a sua origem no Canadá e passou a ser utilizado no Brasil, no final da década de 90. São perfis leves, com execução manual, sem necessidade de guindastes e maquinas para montagem. Nesse trabalho será demonstrado o passo-a-passo de execução, suas vantagens e sua viabilidade através da comparação das tabelas de custos, dos sistemas convencional e do concreto-PVC.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa de gerenciamento de projeto através da metodologia BIM e CAD: análise de residência unifamiliar do programa minha casa minha vida(2020-11) Sieben, Arthur Henrique; Spinelli, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/7771857527009401A preocupação com a escassez de matéria prima, e desperdícios de materiais na indústria da construção é algo que vem sendo debatido a muito tempo no setor industrial. O planejamento ineficiente de edificações, é um dos grandes aliados para a ocorrência destes problemas e pode ser amenizada utilizando ferramentas mais eficientes como o Building Information Modelling (BIM), o qual propõe reduzir tempo de projeto e aumentar a eficácia nas análises e levantamento de dados. Visando isso, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto utilizando a metodologia BIM, comparando-a com tradicional metodologia CAD. Para isso, foram desenvolvidos os projetos de uma residência unifamiliar de 60m² do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), a qual foi planejada e executada através da metodologia CAD em 2018. O intuito deste estudo é abordar conceitos básicos de desenvolvimento e orçamentação da obra, e analisar os desafios encontrados na aplicação desta metodologia em residências de pequeno porte como esta. Ao longo da monografia, são avaliados 5 critérios (tempo de desenvolvimento de projeto, compatibilização, quantificação, orçamento e custo de implantação), onde foram consideração valores e quantidades de insumos com base na tabela SINAPI/RS, e custos de mão de obra foram desconsiderados. Após os projetos desenvolvidos, foi possível notar que a metodologia BIM mostrou-se cerca de 38% mais ágil no processo de desenvolvimento dos projetos, e 3,68% mais eficiente em relação ao orçamento dos quantitativos, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência no processo de planejamento em relação a tradicional metodologia CAD.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa de isolamento térmico entre lajes pré-moldadas e laje painel treliçada com a utilização de tavelas cerâmicas e blocos de poliestireno expandido (EPS) para fins de conforto térmico(2017-08) Dalberto, Ebrael; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989; Ferreira, Marcelo Freitas; Rosa, Ivandro Carlos; Gravina, João BatistaAs residências de modo geral, devem oferecer condições térmicas adequadas ao conforto humano. De acordo com a NBR 15575 (ABNT, 2013), a norma atual de desempenho, foi criado alguns requisitos e métodos de avaliação de desempenho para as principais partes que compõem uma edificação, dentre elas: estruturas, coberturas, pisos internos, vedações externas e internas, e instalações hidrossanitárias. Dentre os diversos sistemas construtivos para coberturas em edificações, o uso de lajes pré-moldadas e lajes painéis treliçadas está aumentando na região sul do pais. Usualmente estas lajes são preenchidas com Poliestireno Expandido (EPS) ou com tavelas e blocos cerâmicos. O principal objetivo deste presente estudo é avaliar o desempenho térmico de três lajes; laje pré-moldada com tavelas cerâmicas, laje pré-moldada com EPS, e laje painel treliçada com EPS. Para avaliação dos valores referentes à resistência térmica dos materiais e para a transmitância térmica, será utilizado a NBR 15220-2 (ABNT, 2005) para comprovação da eficiência térmica dos três tipos de lajes. Além disso, será avaliado o principal índice de medição do conforto térmico, o Índice de Temperatura e Umidade (ITU), procedimento realizado com equipamento específico para a coleta de dados de temperaturas internas e externas dos protótipos, assim como a umidade relativa do ar interna. Com estes resultados espera-se poder oferecer uma nova concepção de projetos com melhores desempenhos térmicos que os projetos atualmente utilizados.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa de isolamento térmico entre painéis pré-moldados, alvenaria de vedação de blocos de concreto e blocos cerâmicos para fins de conforto térmico(2018-10-09) Fiegenbaum, Ana Cristina; Ferreira, Marcelo Freitas; http://lattes.cnpq.br/9746186017182989As pessoas e as empresas estão cada vez mais em busca de conforto e qualidade de vida, a temperatura no ambiente é fator essencial. Esses locais devem oferecer condições térmicas adequadas para o conforto humano, que estão descritas na norma técnica de desempenho de edificações, NBR 15575 (ABNT, 2013). Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar o desempenho térmico de três paredes constituídas de materiais diferentes: alvenaria com painéis pré-moldados de concreto, alvenaria de blocos de concreto e alvenaria de blocos cerâmicos, que foram analisados em várias etapas, com a aplicação de revestimentos de argamassa e pintura. Foram realizadas medições de temperatura interna dos 3 protótipos e da temperatura externa com um termo-higrômetro, durante vários dias em cada etapa, em 4 horários durante o dia, sempre nas mesmas condições, para que se tivesse dados suficientes para fazer as análises. Foram feitos também os cálculos através da NBR 15220-2 (ABNT, 2005) de resistência e transmitância térmica do material, considerando-se a espessura dos blocos e painéis, com camada interna e externa de 2 cm de espessura nos Protótipos 2 (blocos de concreto) e 3 (blocos cerâmicos), ambos com 14 cm de espessura. O Protótipo 1 é composto por painéis pré-moldados de concreto de 10 cm. Foi avaliado tanto pelas medições como pelos cálculos que a temperatura no protótipo de blocos cerâmicos apresentou a menor temperatura, principalmente após o reboco e com pintura na cor branca, além de possuir uma umidade relativa do ar menor, comparando com os outros dois protótipos, comprovando que a cerâmica absorve menos água e é mais eficiente para uma alvenaria de vedação. O Protótipo 3, de blocos cerâmicos, também foi o único que se aproximou dos valores estabelecidos pela norma.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa de pavimentos com revestimento do tipo Cape Seal e CBUQ(2016-02-03) Scherer, Evandro Ismael; Mattos, João Rodrigo Guerreiro; http://lattes.cnpq.br/8109873849849637O revestimento asfáltico mais utilizado é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), entretanto, com o surgimento de novas técnicas e materiais foram surgindo novas alternativas de revestimentos, buscando sempre o conforto e a qualidade do pavimento. Desde o início da década de 2000, o Brasil tem o conhecimento da técnica Cape Seal, que se consiste em um tratamento superficial com o microrrevestimento asfáltico executado na sequência. Porém, no Brasil, ainda há pouco conhecimento científico desta nova tecnologia de revestimento Cape Seal, que já vem sendo amplamente empregada em países como África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Nesta pesquisa, realizada num Condomínio Residencial de baixo volume de tráfego, foram selecionados dois pequenos trechos experimentais com as mesmas características estruturais do pavimento (subleito com material argiloso; sub-base em rachão e base em BGS), porém com revestimentos diferentes: CBUQ e Cape Seal. Para caracterizar o solo do subleito, realizaram os ensaios básicos de laboratório (granulometria, proctor, limites de Atterberg e ISC). Já para avaliar os dois trechos experimentais quanto à segurança, realizaram-se os seguintes ensaios de campo: macrotextura e microtextura da superfície, medidas com a mancha de areia e pêndulo britânico, respectivamente. Ainda, como os pavimentos foram a recém executados, não foi necessária avaliação de defeitos superficiais, então realizou-se apenas a avaliação estrutural dos mesmos através de levantamento defletométrico com a viga Benkelman. Nos resultados obtidos, tanto o revestimento do tipo Cape Seal quanto o revestimento do tipo CBUQ obtiveram classificação média da macrotextura analisada, entretanto o mesmo não aconteceu com a microtextura onde houve variação entre os revestimentos, sendo o Cape Seal classificado como rugoso e o CBUQ como muito rugoso. Na análise deflectométrica, o CBUQ apresentou menores variações, entretanto, ambos revestimentos encontraram-se dentro das faixas de deflexões admissíveis pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa de um edifício projetado em estrutura mista aço-concreto e concreto armado pré-fabricado(2022-12-08) Valentin, Thaís Fernanda; Schmitz, Rebeca Jéssica; http://lattes.cnpq.br/1202535831674388; Velho, Douglas Ferreira; Carini, Matheus RomanDevido à necessidade de otimizar a execução de estruturas, os sistemas pré-fabricados vêm adquirindo espaço na construção civil. A fim de analisar diferentes modelos de construção, o presente trabalho propõe uma comparação entre os sistemas em estrutura mista aço-concreto e em concreto armado pré-fabricado para um edifício comercial de quatro pavimentos. Após a definição do desenho arquitetônico, a planta foi modulada em vãos equivalentes, fazendo com que houvesse uma grande similaridade entre os elementos estruturais, contemplando a proposta do trabalho. Por meio de planilhas eletrônicas no software Excel e modelos matemáticos no Ftool, foi realizado o dimensionamento estrutural dos dois modelos, definindo as seções transversais das vigas e pilares da edificação. No caso das lajes, escolhidas como mista steel deck e alveolar protendida, sua altura foi definida a partir de informações fornecidas por cada fabricante, considerando que seriam entregues prontas no local da obra. Após o dimensionamento, os modelos foram comparados em relação aos custos por meio de orçamentos elaborados utilizando o SINAPI, indicando valores apenas para os insumos necessários para a produção das peças, portanto, os custos referentes à mão-de-obra não foram considerados. Dessa forma, o modelo misto aço-concreto apresentou um custo de R$ 548.590,73, contemplando aço para vigas e pilares, conectores de cisalhamento, concreto e armaduras para os pilares, além das lajes steel deck. Enquanto o modelo em concreto pré-fabricado teve um custo final de R$ 359.385,12, para o concreto e as armaduras das vigas e pilares, além das lajes alveolares. Para essa análise de materiais, observou-se uma diferença de cerca de 53%, concluindo que os materiais da estrutura pré-fabricada seriam mais viáveis economicamente, fato justificado principalmente pelos pilares mistos, que possuem um alto custo de produção. Entretanto, deve-se considerar que, nos perfis metálicos, o custo de mão de obra já está incluído na sua produção, enquanto nas peças pré-fabricadas isso não ocorre. Também realizou-se uma análise de peso para transporte da estrutura, na qual o modelo misto mostrou-se mais viável, com uma diferença na ordem de 6,6 vezes em relação à estrutura pré-fabricada.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa de viabilidade econômica entre projetos de incorporação imobiliária e regime de empreitada global(2020-12) Henckes, Douglas Gaspar; Mascolo, Rafael; http://lattes.cnpq.br/4191062226316722; Hansen, Betina; Schmitz, Rebeca JéssicaÀ medida que o país se recupera da crise financeira de 2016 e dos impactos econômicos em decorrência da pandemia de Covid-19, a construção civil desempenha um papel fundamental para retomada econômica nacional. O desenvolvimento de projetos imobiliários requer cautela em cenários de incertezas como este, desta forma, um estudo de viabilidade financeira se torna indispensável. O objetivo do trabalho é analisar os custos e os benefícios associados de dois diferentes projetos na etapa de iniciação, antes da alocação de recursos financeiros, a fim de auxiliar as empresas a estabelecer uma visão clara para escolha de seus investimentos. Foram analisados e comparados um projeto de incorporação imobiliária e um segundo projeto em regime de empreitada global para três prazos de execução de obra: 18, 24 e 30 meses; e para três cenários de vendas que podem ser descritos como: otimista, provável e pessimista. Os resultados apontam que em cenários otimistas de vendas o projeto de incorporação imobiliária pode ser até 82% mais lucrativo em comparação ao projeto por empreitada global. Contudo, para cenários de venda pessimistas e com maiores prazos de execução, o projeto por empreitada global possui maior retorno financeiro e menor risco associado às variações do mercado.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa de vigas de concreto armado amarradas com arame recozido e armaduras soldadas com solda mig(2021-07) Simonetti, Ezequiel; Köhler, Débora Pedroso Righi; http://lattes.cnpq.br/0116325855076919; Velho, Douglas Ferreira; Kuffner, Bruna Horta BastosO ramo da construção civil vem passando por um período de inovações tecnológicas, que entraram no mercado para modernizar os sistemas construtivos atuais. Novos materiais, processos e tecnologias surgem a cada dia, visando resolver melhor e mais rapidamente os problemas que surgem no canteiro de obras, além de agregar ao mesmo, maior produtividade e menor desperdício. Muitas destas novas tecnologias não são tão difundidas nos canteiros de obras, tão pouco, se tem estudos e pesquisas sobre as mesmas. Neste contexto, a presente pesquisa buscou avaliar dois métodos diferentes (soldado e amarrado) de fixação dos estribos em armaduras de concreto armado com diferentes classes de resistência do concreto. A partir da realização da avaliação mecânica das estruturas, através dos ensaios de flexão a 4 pontos e de resistência à compressão, além de uma análise qualitativa do plano de ruptura das vigas, foi possível perceber que a utilização do arame recozido se sobressaiu em relação a solda, tendo um acréscimo de resistência no traço de 25 MPa de 5,94% em relação a solda. Já no traço de 35 MPa, este acréscimo foi de 0,27% em relação a solda. Outro fator observado é que as vigas que foram amarradas com solda permitiram um maior deslocamento da estrutura durante o seu processo de rompimento.
- ItemRestritoAnálise comparativa do custo entre o sistema construtivo em alvenaria convencional e Light Steel Framing: estudo de caso em edificação unifamiliar em Lajeado/RS(2023-07) Cemin, Leonardo Janoski; Re; Schmitz, Rebeca Jéssica; http://lattes.cnpq.br/1202535831674388; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; Spinelli, RodrigoO sistema construtivo em alvenaria convencional é amplamente utilizado no mercado brasileiro, principalmente em obras residenciais. Contudo, há uma demanda crescente na busca por um sistema construtivo mais rápido, eficiente e com menor custo, nesse contexto o sistema Light Steel Framing (LSF) vem se destacando como um método alternativo de construção por sua eficiência e rapidez de execução. Este trabalho tem como objetivo comparar os custos construtivos e o tempo de execução entre os dois sistemas, de uma edificação unifamiliar localizada no município de Lajeado/RS. Para esta análise escolheu-se um projeto residencial de um pavimento, já executado em alvenaria convencional. Com base neste projeto foram feitas as adequações necessárias de medidas para a execução no método em LSF, para assim serem levantados os quantitativos e realizado orçamento para os dois métodos construtivos. Os orçamentos para o estudo foram obtidos a partir de tabela SINAPI para o sistema em alvenaria convencional, e com pesquisa de mercado para o sistema LSF. Após o comparativo dos resultados obtidos, constatou-se que o sistema em LSF apresentou valor total superior da obra entre 52,72% e 79,46% em comparação a alvenaria convencional, e uma redução no tempo de execução entre 30% e 39%. Observa-se que mesmo tendo um ganho significativo na velocidade de execução, o custo total do sistema ainda é um empecilho para sua maior utilização no mercado.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa dos efeitos da força do vento em edifícios altos(2020-12) Jaeger, Paula Camila; Schmitz, Rebeca Jéssica; http://lattes.cnpq.br/1202535831674388; Velho, Douglas Ferreira; Lazzari, Paula ManicaAs forças devidas ao vento geram solicitações que podem comprometer a estrutura, deste modo, no momento da elaboração do projeto estrutural de uma edificação é extremamente importante analisar os deslocamentos horizontais causados pela sua ação, definidos juntos à NBR 6123 (ABNT, 1988). Atrelado aos deslocamentos horizontais se faz necessário a verificação da estabilidade global da estrutura, considerando o método de cálculo utilizado pelo Coeficiente ?z (gama-z), determinado pela NBR 6118 (ABNT, 2014) para edificações com mais de quatro pavimentos. Diante deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar e avaliar o impacto da velocidade do vento em edificações altas. Para a realização deste estudo, foram elaborados quatro modelos estruturais hipotéticos, através do software Eberick, adotando diferentes números de pavimentos e variando a velocidade de vento. Considerando a disposição da planta baixa, semelhante para ambos os modelos, foram adotados os sistemas estruturais de núcleo rígido associado a pórticos rígidos, garantindo assim a estabilidade das estruturas. Após o dimensionamento dos modelos, foram obtidos os relatórios de estabilidade global da estrutura, deslocamentos horizontais devido a ação do vento e resumo de materiais, gerados pelo software. Ao comparar os resultados obtidos para as estruturas com mesmo número de pavimentos e velocidade de vento variável, NV20VV30 (20 pavimentos e velocidade de vento igual a 30 m/s) e NV20VV50 (20 pavimentos e velocidade de vento igual a 50 m/s), foi possível identificar um aumento significativo nos deslocamentos horizontais, no consumo de aço, de concreto e de área de fôrmas, necessários para a sua execução. O mesmo ocorre, quando comparado os resultados dos modelos com mesma velocidade de vento e número de pavimentos diferentes, NV20VV30 e NV40VV30 (20 pavimentos e velocidade de vento igual a 30 m/s), porém, é necessário salientar que o efeito do vento fica mais evidenciado na análise relacionada à estabilidade, considerando que ao avaliar o quantitativo de materiais, o acréscimo de pavimentos irá incrementar as cargas verticais. Neste caso, destaca-se a importância de considerar corretamente os efeitos da ação do vento no momento da concepção do projeto estrutural de uma edificação, considerando o alto impacto que a variação da sua velocidade irá gerar.
- ItemRestritoAnálise comparativa econômica para implantação entre pavimento flexível e blocos pré-moldados de concreto de cimento Portland(2023-07) Schossler, Jardel Vinícius; Schmitz; Fransozi, Carolina Becker Pôrto; http://lattes.cnpq.br/8194889145913451; Schmitz, Rebeca; Nogueira, Matheus LemosO pavimento é uma camada que é construída sobre a superfície plana que é obtida a partir das etapas de terraplanagem, com o propósito de fornecer qualidade, esbeltez, conforto e segurança para os futuros usuários da via. Os resultados desejados são obtidos a partir do estudo e execução da área de engenharia e devem sempre ser levados em consideração a máxima qualidade e o baixo custo (SANTANA,1993). Para isso, a estrutura do pavimento deve atender as especificações do projeto que estão associados ao fluxo de veículos que a via recebe e também aos tipos de materiais empregados. O dimensionamento dos pavimentos determina uma estrutura com vida útil segura a partir das condições de rodagem de veículos, sem haver ruptura das suas camadas. O presente trabalho tem por objetivo o estudo do tráfego e solo local para posterior dimensionamento do pavimento flexível de asfáltico e do pavimento com blocos pré-moldados de concreto, de um trecho de 1.070,00 m da Avenida Amazonas em Lajeado/RS. Com a finalidade de obter um estudo comparativo de custos entre os dois tipos de pavimentos. Foram dimensionados dois tipos de pavimentos, flexível asfáltico e com blocos pré-moldados de concreto para o mesmo trecho estudado, através dos métodos de dimensionamento do Manual de Pavimentação do DNIT (2006) e o Método B (PCA – Portland Cement Association) da ABCP, o qual é uma evolução do procedimento USACE utilizado para dimensionar o pavimento asfáltico do presente estudo. Os resultados apontam que o pavimento flexível de asfalto, mesmo tendo uma estrutura de base e sub-base semelhante ao concorrente, apresenta custo superior de aproximadamente 77,82% em relação ao pavimento de bloco pré-moldado de concreto de cimento Portland.
- ItemRestritoAnálise comparativa entre estrutura em concreto armado e alvenaria estrutural em uma edificação de múltiplos pavimentos(2023-07-06) Polita, Augusto Benvenutti; Velho, Douglas Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9371016998806904; Schmitz, Rebeca Jéssica; Fell Júnior, Valmir StaniA análise de custo é um fator importante para obter êxito na busca por um sistema construtivo, seguro e sem desperdícios. Frente a isto, o presente trabalho tem como objetivo comparar os orçamentos necessários para a construção de uma edificação com 6 pavimentos-tipo, para dois sistemas estruturais: concreto armado com alvenaria de vedação e alvenaria estrutural, modelados nos softwares AltoQI/Eberick e CAD/TQS Alvest, respectivamente, abordando os insumos e a mão de obra. Posteriormente, foram feitas as análises dos elementos da estrutura em ambos os sistemas, a fim de garantir a segurança estrutural do projeto. Após, foi elaborado o quantitativo dos materiais que os compõem. Os custos foram calculados analisando cada elemento estrutural separadamente, adotando como referência as tabelas do SINAPI. Para a estrutura em concreto armado orçou-se vigas, pilares, lajes e alvenaria de vedação; e, para a alvenaria estrutural, orçou-se blocos de cerâmica, vigas de baldrame, lajes e graute. Ao finalizar os orçamentos, foram obtidos os valores totais para ambos sistemas, sendo que a estrutura em concreto armado com alvenaria de vedação teve o custo de R$701.208,23. Já a alvenaria estrutural apresentou maior viabilidade econômica, visto que seu custo foi de R$493.205,44, ou seja, uma redução de 30% em relação ao sistema comparado. Portanto, a pesquisa do presente trabalho demonstrou que o sistema em alvenaria estrutural é uma alternativa viável na busca pela redução de insumos e custos.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa entre o sistema construtivo de alvenaria estrutural e o sistema construtivo de light steel framing em residência de alto padrão(2022-11) Zeni, Luan Ademar; Schmitz, Rebeca Jéssica; http://lattes.cnpq.br/1202535831674388; Mascolo, Rafael; Rossato, BibianaO setor da construção civil vem buscando sistemas construtivos mais eficientes no mundo inteiro, de modo que aumente a produtividade no canteiro de obras, reduza o desperdício de materiais e atenda a uma demanda crescente por moradias. Todas essas questões têm um impacto direto nos custos, neste contexto, este trabalho visa realizar uma comparação de preços entre os sistemas construtivos em alvenaria estrutural, denominado sistema autoportante, e o Light Steel Framing (LSF). Através de uma residência unifamiliar de alto padrão executada em alvenaria estrutural, e da modelagem de uma edificação alternativa em LSF com base no projeto existente, foi realizado o levantamento dos quantitativos de projeto para execução de cada uma das edificações. Após, foi orçado, de acordo com as composições de serviços do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) e por meio de pesquisa de mercado com empresas que realizam o serviço ou que vendem os materiais utilizados. Os resultados mostraram que existem grandes diferenças nos preços associados à execução da fundação, estrutura e fechamento dos dois sistemas, uma vez que o sistema em LSF apresentou, em uma das propostas de orçamento, um preço de metro quadrado de obra sendo 48,02% superior ao sistema em alvenaria estrutural. Por meio do comparativo de preços, constatou-se que o sistema em LSF não é uma alternativa economicamente atrativa em relação ao sistema em alvenaria estrutural.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa entre sistemas estruturais de lajes maciças e nervuradas treliçadas(2014-09-17) Caio, Felipe; Bertoldi, RodrigoNo passado, as estruturas eram construídas sujeitas apenas às cargas distribuídas e vãos relativamente pequenos, adotando-se estruturas convencionais com lajes maciças. Tendo em vista a redução de custos e tempo de execução, torna-se indispensável um conhecimento maior de novas técnicas que proporcionam atenuar as perdas na construção civil. O presente trabalho tem como objetivo analisar, comparativamente, os custos entre os sistemas estruturais de lajes maciças e lajes nervuradas treliçadas em concreto armado. Devido ao grande número de sistemas estruturais de lajes disponíveis no mercado de trabalho o que se pretende alcançar é disponibilizar aos projetistas estruturais uma análise adequada técnica e financeiramente dos sistemas de lajes abordados. O trabalho inicialmente traz conceitos básicos sobre o tema e uma revisão bibliográfica abordando os critérios de projetos, as características e as particularidades dos sistemas adotados. Em seguida, a análise baseia-se no lançamento de vãos médios, entre pilares, de 2.0 m até 8.0 m utilizando o software Eberick, procurando analisar e comparar os dois sistemas de lajes.