A biônica como fonte de inspiração na joalheria

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Data
2017-01
Orientador
Souza, Raquel Barcelos De
Banca
Souza, Raquel Barcelos De
Brod, Rodrigo De Azambuja
Dapper, Silvia Trein Heimfarth
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Resumo
O objetivo deste trabalho consiste no levantamento de dados para a criação de uma coleção de joias inspiradas na natureza, por meio da correlação do design e a biônica. Os elementos naturais escolhidos para o estudo da biônica foram a abelha europeia, a folha de uma palmeira, a folha da sálvia e o melão gália. Todo o processo foi desenvolvido a partir de modelos de metodologias projetuais de Gui Bonsiepe (1981) e Bernad Löbach (2001), também foi usada uma proposta de metodologia específica para o desenvolvimento de produtos baseados na biônica, dos autores Kindlein et al. (2002). Após a análise desses elementos, foram efetuadas as suas parametrizações e com o apoio em suas texturas, foram realizadas novas parametrizações da parte de interesse gerando as alternativas do projeto. Os resultados foram apresentados para a empresa. Iniciou-se a confecção dos modelos, gerando peças diferenciadas do catálogo da empresa. Com o auxílio da biônica eliminou-se o processo de polimento manual das peças, pois peças texturizadas não necessitam de polimento. Os levantamentos de dados serviram de aperfeiçoamento do projeto e o estudo da biônica mostrou as inúmeras possibilidades que nela podemos encontrar como fonte de inspiração. A biônica possibilitou texturas que foram testadas e aplicadas no final do projeto.

The objective of this task consists in the data survey for the creation of a jewelry collection inspired by nature, through the correlation of design and bionics. The natural elements chosen for the bionics study were the European bee, the palm leaf, the sage leaf and the galia melions. All the process was developed from models of projectual methodologies of Gui Bonsiepe (1981) and Bernad Löbach (2001). It was also used a proposal for a specific methodology for the development of products based on bionics, from Kindlein et al. (2002). After the elements analysis, their parameterization was performed and with the support in their textures, the parameterization was performed in the part of interest generating the project alternatives. The results were presented to the company. The confection of the models was started, generating different pieces from the company catalog. With the assist of bionics the manual process of polishing the pieces was eliminated, because texturized pieces don’t need polishing. The data survey served as an improvement to the project and the study of bionics showed the countless possibilities that can be found in them as a source of inspiration. The bionics enabled textures that were tested and applied at the end of the project.
Descrição
Palavras-chave
Desig; Biônica; Joias; Texturas; Processos de produção
Citação
MARIN, Lilian. A biônica como fonte de inspiração na joalheria. 2016. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 22 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1332.
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