Possibilidades de aumento da rentabilidade com investimento do excedente de caixa no mercado financeiro: estudo de caso na Redemac Morelli

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-02
Orientador
Führ, Ilocir José
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente estudo teve por objetivo identificar possibilidades de aumento da rentabilidade empresarial a partir da aplicação e/ou investimento no mercado financeiro do excedente de caixa, através da análise do fluxo de caixa dos últimos 03 anos da empresa Redemac Morelli. Trata-se de uma organização que tem registrado excedentes de caixa nos últimos exercícios e opera com 100% de capital próprio. Por se tratar de um estudo de caso foi necessária a utilização da pesquisa exploratória para auxiliar na busca de informações sobre o tema proposto, onde foram exploradas tanto as atividades operacionais da empresa, quanto o mercado financeiro e as possibilidades de aplicação e/ou investimentos. Foi possível identificar o excedente de caixa da empresa, o qual não estava sendo utilizado para seu giro, mesmo que estivesse disponível para tal. Desse modo sugeriu-se aplicar esse valor em fundos de investimentos para maximizar sua rentabilidade. Para exemplificar foi realizada uma simulação de aplicação, o que permitiu mensurar sua rentabilidade.
Descrição
Palavras-chave
Fluxo de caixa; Excedente de caixa; Mercado financeiro; Investimentos e/ou aplicações
Citação
WICKERT, Fábio. Possibilidades de aumento da rentabilidade com investimento do excedente de caixa no mercado financeiro: estudo de caso na Redemac Morelli. 2016. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 11 nov. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1463.