Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1789
Title: A importância da coerência do discurso multimodal de marcas socialmente responsáveis
Authors: Jung, Josué Delazeri
Keywords: Responsabilidade social corporativa;Sustentabilidade;Cultura corporativa;Branding;Discurso multimodal de marca
Date of Defense: 26-Jun-2017
Issue Date: Jan-2018
Citation: JUNG, Josué Delazeri. A importância da coerência do discurso multimodal de marcas socialmente responsáveis. 2017. Artigo (Graduação) – Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 jun. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1789.
Abstract: Toda marca tem sua responsabilidade com a sociedade e essa não pode ser apenas o discurso publicitário. Com o objetivo de demonstrar a importância da coerência no discurso multimodal de marcas socialmente responsáveis, e com base na revisão bibliográfica dos temas sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental, cultura corporativa, marca e discurso multimodal de marca, este artigo apresenta os estudos de casos da marca de roupas Patagonia e do projeto Internet.org, que é fundado e gerido pelo Facebook. A pesquisa se justifica na medida em que os problemas do mundo, sejam de cunho social, ambiental ou econômico, estão cada vez mais complexos e aparentes, pedindo por soluções urgentes. Nesse sentido, há de se pensar o papel das organizações, dos indivíduos e governos de nossa sociedade para que não se perpetuem modos operantes danosos às comunidades em que estão inseridas. O método utilizado é a pesquisa qualitativa exploratória, ancorada por revisão bibliográfica, de internet, análise documental, estudo de caso e análise do discurso multimodal de marca. Como resultado, percebeu-se a importância da coerência do discurso multimodal que contribui para a reputação, bem como a importância de empatia e transparência, para que o valor de marca e a melhoria de condições sociais sejam alcançados.
Every brand has its responsibility to the society and this cannot be only in the advertising speech. In order to prove the importance of coherence in the multimodal discourse of socially responsible brands, the current article presents a bibliographic review of themes, such as sustainability, social and environmental responsibility, corporate culture, brand and multimodal brand speech, then make a case study of clothing brand Patagonia and the project Internet.org, which is founded and managed by Facebook. The study justify itself by the way that world's problems, whether social, environmental or economic, are increasingly complex and apparent, claming for urgent solutions. In this sense, it is necessary to think about the role of organizations, individuals and governments in our society, so that there is no perpetuation of harmful ways to the communities in which they are inserted. The method used is exploratory qualitative research, anchored by bibliographical review, internet research, documentary analysis, case study and analysis of multimodal brand discourse. As conclusion, the importance of modal discourse coherence that contributes to the reputation, as well as values of empathy and transparency, was perceived so the desired brand value and improvement of social conditions are achieved.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1789
Appears in Collections:Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda

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