Dos Açores ao Vale do Taquari: aspectos da migração açoriana a partir das relações territoriais e ambientais na longa duração

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-02
Orientador
Laroque, Luís Fernando Da Silva
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Por meados da década de 1740, moradores do conjunto de ilhas que formam o Arquipélago dos Açores solicitaram à Coroa Portuguesa que fosse realizada uma migração em massa de pessoas para a América portuguesa. A resposta da Coroa soou positiva e o Edital de 1747 dava conta de um grande processo migratório de açorianos para o Meridional americano, em fronteira com os espanhóis. Os primeiros açorianos instalaram-se na porção mais ao sul do território que hoje conhecemos por Região Vale do Taquari por volta da segunda metade da década de 1755. O trabalho tem como objetivo compreender o processo histórico da migração de açorianos ao sul do Brasil Meridional para o que atualmente corresponde a porção sul do Vale do Taquari, bem como analisar aspectos referentes às relações entre migrantes, território e meio ambiente. A metodologia é um estudo qualitativo a partir da análise de documentos, tais como correspondências oficiais entre a Provedoria Real e a Coroa, os registros de doação de datas de terras, a Relação de Moradores de 1784, diários de campo e entrevistas orais com onze descendentes de açorianos. Os procedimentos metodológicos versam acerca da revisão bibliográfica, levantamento de dados a partir dos documentos referidos e análise do conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram que a presença açoriana próxima ao rio Taquari se deu praticamente uma década antes da fundação da freguesia com o mesmo nome. Além disso, os registros de doações de terras permitem inferir sobre quem as recebia, demonstrando que não eram apenas casais de açorianos, mas filhos e agregados de casais também. Ainda, foi possível inquirir acerca da função da migração açoriana para as terras meridionais da América portuguesa, que, de acordo com revisão bibliográfica e análise das fontes, demonstrou que a migração foi estratégica para Portugal, na medida em que reforçava a presença lusa na região em disputa e ainda formava uma espécie de cordão de proteção em relação aos grandes criadores de gado. Ademais, foi possível perceber aspectos na longa duração associados à presença açoriana na porção sul do Vale do Taquari, onde o cultivo de mandioca e a religiosidade representam uma forte marca da herança açoriana.
Descrição
Palavras-chave
Migração açoriana; Descendentes de açorianos; Porção sul do Vale do Taquari
Citação
ROSA, Cibele Caroline Da. Dos Açores ao Vale do Taquari: aspectos da migração açoriana a partir das relações territoriais e ambientais na longa duração. 2017. Monografia (Graduação em História) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 15 dez. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1900.
Coleções