Desenvolvimento de painel pré-fabricado em concreto armado para vedação, com núcleo composto por material para isolamento térmico

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-02-28
Orientador
Spinelli, Rodrigo
Banca
Wojcickoski, Vagner Gonçalves
Ferreira, Marcelo Freitas
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A modernização e racionalização da matéria prima se tornaram necessárias para evitar impactos ambientais e desperdício de recursos financeiros. Portanto, as buscas por técnicas inovadoras se tornam relevantes no mercado tão competitivo da construção civil. A proposta deste estudo é o desenvolvimento de um painel pré-fabricado aliado ao conceito sanduíche, visando minorar o desperdício de materiais e o descarte de resíduos. As principais características desta técnica construtiva são redução do tempo da execução, qualidade final do elemento antes de sua aplicação na edificação e por estar aliado ao conceito sanduiche e possuir núcleo com a função de isolamento térmico, elevará as propriedades térmicas da envolvente da edificação. Por isso, o estudo tem o princípio de analisar ensaios laboratoriais e quantificar o desempenho térmico a fim de comparar o mesmo com um painel pré-fabricado de concreto. O intuito deste estudo é apresentar o painel sanduíche como uma alternativa de substituição do painel convencional, devido ao desempenho térmico promovido pelo núcleo isolante.
Descrição
Palavras-chave
Painéis pré-fabricados; Isolamento térmico; Racionalização; Painel sanduíche; Desempenho térmico
Citação
LOURENSINI, Luise. Desenvolvimento de painel pré-fabricado em concreto armado para vedação, com núcleo composto por material para isolamento térmico. 2017. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 dez. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1927.