Estudo sobre as finanças pessoais dos alunos de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior do Vale do Taquari

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-09-05
Orientador
Braido, Gabriel Machado
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
As finanças bem estruturadas são a porta de entrada para um futuro financeiro sustentável. Ao longo da vida as pessoas buscam pela estabilidade econômica, baseada em planos que fazem desde o início das relações com as finanças pessoais. Diante do atual cenário econômico, dificuldades na gerência dos recursos são mais frequentes, o que pode ser ocasionado pela falta de conhecimento perante a educação financeira. A partir deste contexto torna-se interessante possuir um planejamento financeiro pessoal, para que assim, possa ser feito uma melhor administração dos recursos financeiros. Assim sendo, este estudo teve como objetivo identificar de que forma os alunos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior do Vale do Taquari organizam suas finanças pessoais. Tendo em vista atender o objetivo do trabalho, foi realizado um estudo caracterizado por ser quantitativo e descritivo abordando no decorrer do trabalho fundamentação teórica referente educação financeira, finanças pessoais, planejamento financeiro, planejamento financeiro pessoal e investimentos. Um questionário foi aplicado para o total de 429 alunos, dos quais 104 responderam (24,24%). Como resultados, identificou-se que a maioria dos alunos apresenta controle sobre suas finanças pessoais e que possuem preocupações com o futuro financeiro.
Descrição
Palavras-chave
Educação Financeira; Finanças Pessoais; Planejamento Financeiro Pessoal
Citação
RADAELLI, Fabíola. Estudo sobre as finanças pessoais dos alunos de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior do Vale do Taquari. 2018. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2090.