Comportamento do consumidor: atributos levados em consideração na decisão de escolha por um minimercado

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-09-04
Orientador
Berrá, Lizete
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A presente monografia tem como objetivo geral identificar quais são os atributos levados em consideração na decisão de escolha por um minimercado, na localidade de Palmas, município de Arroio do Meio, RS. A pesquisa teve seu embasamento teórico descrito por diversos autores, apresentando conceitos dentro da área de marketing, como: conceito de consumidor, comportamento do consumidor, fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor, processo decisório de compra, estágios do processo de decisão de compra, e atributos salientes, importantes e determinantes. O estudo foi formado por duas etapas: a primeira, exploratória e qualitativa, onde se procurou expandir o conhecimento sobre o tema da pesquisa; a segunda etapa, descritiva e quantitativa, possibilitou responder aos objetivos da pesquisa e identificar os atributos importantes por parte dos pesquisados. A pesquisa foi aplicada no período de 03/03 a 16/03/18, por meio da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Foi realizada a aplicação de um questionário para uma amostra de 84 pessoas, estas responsáveis pelas compras de produtos de minimercados, com objetivos específicos de verificar seus perfis, conhecer os hábitos de compra de produtos, e descobrir os atributos que determinam a compra, na decisão de escolha por um minimercado, na localidade de Palmas, município de Arroio do Meio, RS. Os resultados permitem perceber que o perfil dos pesquisados é de consumidores do gênero feminino, com idade igual ou superior a 51 anos, casados, com grau de escolaridade baixo, cuja ocupação profissional dominante é o de funcionários de empresa privada, aposentados e agricultores, prevalecendo os de renda familiar mensal de mais de um salário mínimo até três salários mínimos. Em relação aos hábitos de compra, o segmento de produtos mais adquirido em minimercados pelos respondentes foi o de mercearia, com frequência de compra semanal, investindo, em média, por compra, valores acima de R$ 80,00, em períodos indiferentes do dia, tendo como motivos de compra, o consumo imediato, o consumo próprio e receber visitas. Quanto aos atributos que determinam a compra, na decisão de escolha por um minimercado, a presente pesquisa não obteve nenhum atributo considerado determinante, somente atributos considerados importantes.
Descrição
Palavras-chave
Consumidor; Comportamento do consumidor; Fatores influenciadores; Processo decisório de compra; Atributos determinantes
Citação
SCHNEIDER, Thais. Comportamento do consumidor: atributos levados em consideração na decisão de escolha por um minimercado. 2018. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 21 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2108.