O uso dos relatórios da Prova Brasil em três municípios do Vale do Taquari e suas interferências no ensino da compreensão leitora

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-08-29
Orientador
Forneck, Kári Lúcia
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Nos últimos anos, o cenário educacional do país vem nos preocupando. No intuito de amenizar essa situação, é tarefa de gestores e professores proporcionar um serviço de qualidade nessa área. Nesse sentido, propomos as reflexões aqui apresentadas que têm como objetivo analisar como as gestões municipais, no âmbito macro, e as gestões escolares, no âmbito micro, lidam com os resultados da Prova Brasil, e verificar se são feitas melhorias, no ensino da leitura, a partir do relatório de resultados de desempenho nessa prova. Para isso, utilizamos os relatórios da Prova Brasil como objeto de pesquisa, a fim de analisar se as gestões utilizam este importante documento nos seus planejamentos e formações de professores. O artigo traz o aporte teórico utilizado para o estudo, o resultado de entrevistas feitas com os professores e gestores das redes públicas dos três municípios, bem como a análise dos resultados dessas entrevistas. Como resultado, reconhecemos que uma gestão que faz uso dos relatórios da Prova Brasil pode obter um melhor aproveitamento da aprendizagem da compreensão leitora.
Descrição
Palavras-chave
Prova Brasil; Compreensão leitora; Relatórios de resultados; Gestão da educação
Citação
SILVA, Jéssica Martins Da. O uso dos relatórios da Prova Brasil em três municípios do Vale do Taquari e suas interferências no ensino da compreensão leitora. 2018. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jul. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2126.
Coleções