Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2126
Title: O uso dos relatórios da Prova Brasil em três municípios do Vale do Taquari e suas interferências no ensino da compreensão leitora
Authors: Silva, Jéssica Martins da
Keywords: Prova Brasil;Compreensão leitora;Relatórios de resultados;Gestão da educação
Date of Defense: 5-Jul-2018
Issue Date: 29-Aug-2018
Citation: SILVA, Jéssica Martins da. O uso dos relatórios da Prova Brasil em três municípios do Vale do Taquari e suas interferências no ensino da compreensão leitora. 2018. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jul. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2126.
Abstract: Nos últimos anos, o cenário educacional do país vem nos preocupando. No intuito de amenizar essa situação, é tarefa de gestores e professores proporcionar um serviço de qualidade nessa área. Nesse sentido, propomos as reflexões aqui apresentadas que têm como objetivo analisar como as gestões municipais, no âmbito macro, e as gestões escolares, no âmbito micro, lidam com os resultados da Prova Brasil, e verificar se são feitas melhorias, no ensino da leitura, a partir do relatório de resultados de desempenho nessa prova. Para isso, utilizamos os relatórios da Prova Brasil como objeto de pesquisa, a fim de analisar se as gestões utilizam este importante documento nos seus planejamentos e formações de professores. O artigo traz o aporte teórico utilizado para o estudo, o resultado de entrevistas feitas com os professores e gestores das redes públicas dos três municípios, bem como a análise dos resultados dessas entrevistas. Como resultado, reconhecemos que uma gestão que faz uso dos relatórios da Prova Brasil pode obter um melhor aproveitamento da aprendizagem da compreensão leitora.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2126
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018JéssicaMartinsdaSilva.pdf345,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons