Ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem de algoritmos e programação

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-10-08
Orientador
Franzen, Evandro
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Diante das dificuldades apresentados pelos estudantes nas disciplinas de programação, é necessário estudar como melhorar o processo de aprendizagem e como reduzir os índices de reprovação. O método de aprendizagem também é relevante neste processo, uma vez que na maioria dos casos são utilizadas listas de exercício com problemas propostos e aguardando um retorno do aluno. As dificuldades, verificadas são muitas, porém diversos alunos consideram como uma barreira, a necessidade de ter conhecimento em conteúdos que envolvam interpretação de texto, raciocínio lógico e matemático. Este trabalho baseia-se metodologia de problematização no ensino de algoritmos, com o objetivo direcionar o aluno observar de forma sistemática, denominar os pontos-chaves realizando uma investigação, buscar a fundamentação teórica e após isso colocar em prática a solução. O principal objetivo foi o desenvolvimento de uma ferramenta que utiliza a problematização para auxiliar o ensino de algoritmos e programação. O software permite ainda a coleta de dados que serão usados para apoiar a análise dos resultados, além da correção das atividades por parte dos professores. A ferramenta foi testada em duas turmas na disciplina de algoritmos e programação no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018. Foi realizada uma pesquisa com os alunos participantes, a qual apontou uma boa aceitação do sistema e um alto grau de satisfação.

Faced with the difficulties presented by the students in the programming disciplines, it is necessary to study how to improve the learning process and how to reduce the failure rates. The learning method is also relevant in this process, since in most cases exercise lists with proposed problems are used and awaiting a student's return. The difficulties, verified are many, but several students consider as a barrier, the need to be knowledgeable in content that involves interpretation of text, logical reasoning and mathematical. This work is based on a methodology of problematization in the teaching of algorithms, with the objective to direct the student to observe in a systematic way, to denominate the key points conducting an investigation, to seek the theoretical foundation and after that to put into practice the solution. The main objective was the development of a tool that uses the problematization to aid the teaching of algorithms and programming. The software also allows the collection of data that will be used to support the analysis of the results, besides the correction of the activities by the teachers. The tool was tested in two classes in the discipline of algorithms and programming in the second half of 2017 and in the first half of 2018. A research was carried out with the participating students, which pointed out a good acceptance of the system and a high degree of satisfaction.
Descrição
Palavras-chave
Programação; Algoritmo; Problematização; Arco de Maguerez
Citação
HEMING, Cléverton. Ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem de algoritmos e programação. 2018. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jul. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2228.