Estudo de viabilidade econômica e da implantação de condomínio horizontal de lotes para fins residenciais no município de Venâncio Aires

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-01-16
Orientador
Gravina, João Batista
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O condomínio horizontal de lotes consiste em um formato de habitação diferente das demais existentes nas cidades com crescimento urbano acelerado, e suas principais características estão relacionadas ao conforto e a segurança. Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo de viabilidade econômica através de levantamento de despesas necessárias para a implantação e da simulação de cenários para a venda dos lotes, na cidade de Venâncio Aires, e ainda demonstrar os procedimentos para que este modelo de projeto possa ser implantado. Inicialmente realizou-se o projeto urbanístico e o pré-dimensionamento da rede de água, esgoto, elétrica e pluvial. Em seguida, foi realizado o cálculo estimado de despesas que ocorrerão durante a construção do empreendimento, o que resultou em um valor total de R$ 9.252.752,32, referentes à construção das edificações e áreas de uso recreativo, da infraestrutura e demais custos de operação. Após essa etapa foi desenvolvido um cronograma físico-financeiro para identificar o valor total de despesas geradas a cada mês, durante o período de construção e, por fim, foi realizado o estudo de viabilidade econômica para este empreendimento, utilizando simulações para a venda dos lotes. A partir das simulações que consideraram diferentes cenários para a venda dos lotes, foi possível concluir que a instalação deste tipo de empreendimento em Venâncio Aires é viável. Concluiu-se, também, que o valor mínimo praticável, para a venda dos imóveis deverá ser de R$ 135.000,00, que possibilita uma lucratividade superior a 6,45 %.
Descrição
Palavras-chave
Condomínio horizontal de lotes; Conforto; Estudo de viabilidade econômica; Segurança; Venâncio Aires
Citação
GOLLMANN, Fábio. Estudo de viabilidade econômica e da implantação de condomínio horizontal de lotes para fins residenciais no município de Venâncio Aires. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2337.