Estudo de viabilidade técnica de placas comentícias para revestimento de fachadas produzidas com CPR baseadas no sistema GRC

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-01-16
Orientador
Mascolo, Rafael
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
As vantagens da pré-fabricação juntamente com a necessidade de avanços tecnológicos na construção civil, são fatores que impulsionam a produção de elementos em concreto armado fora do canteiro de obra. Em contrapartida, o elevado peso dos mesmos, torna-se um fator limitante de seu uso, abrindo espaço para a pesquisa e o desenvolvimento de novos materiais. Na tentativa de aliar as vantagens da pré-fabricação com a substituição dos elementos de vedação por materiais mais leves e de resistência mecânica equivalente, pensou-se em elaborar um estudo que buscasse unir as vantagens do sistema construtivo GlassFiber Reinforced Cement (GRC) com as do Concreto de Pós Reativos (CPR), através da elaboração de placas para revestimentos de fachadas. As mesmas foram produzidas com CPR com a adição de fibras, neste caso as de polipropileno, utilizando-se do método de fabricação prémix, usado para a produção de placas em GRC. Com o intuito de avaliar as propriedades mecânicas, juntamente com a influência das fibras de polipropileno, decidiu-se variar os teores de fibra em 0%, 2% e 4%, onde as placas foram submetidas aos ensaios de flexão e absorção de água. O resultado obtido para a tensão de flexão aos 28 dias foi de 13,03 MPa para as placas com 0% de fibras, 11,94MPa com 2% e 11,70 MPa com 4% de fibra, nota-se um maior valor para a placa de 0% de fibra, porém, através da análise de dados pela variância ANOVA e pelo teste Tukey, verificou-se que as médias se assemelham, portanto, não se pode afirmar se houve influência das fibras nessa propriedade. Já para a absorção de água verificou-se uma redução aos 7 dias quando comparadas as placas com 0% e 4% de fibras, enquanto que a placa com 2% teve média semelhante as outras médias, sendo constatado pela análise de múltiplas médias do método da variância ANOVA.
Descrição
Palavras-chave
Placas de revestimentos de fachada; Concreto de Pós Reativos (CPR); GRC
Citação
SARTORI, João Marcos. Estudo de viabilidade técnica de placas comentícias para revestimento de fachadas produzidas com CPR baseadas no sistema GRC. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2339.