Produção textual no ensino a distância: mediação e intervenção por meio de ferramentas on-line de edição de textos

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Data
2019-01-24
Orientador
Forneck, Kári Lúcia
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Resumo
Seguindo o ritmo dos avanços tecnológicos dos últimos anos, as disciplinas e os cursos a distância vêm ganhando cada vez mais espaço no âmbito do Ensino Superior. Nesse sentido, sabendo-se que a educação a distância possui uma configuração diferente de sala de aula, algumas questões tiveram que ser reformuladas e repensadas para esse novo contexto, e uma delas foi a relação professor-aluno. Partindo dessas constatações, este trabalho de pesquisa buscou investigar a interação a partir das intervenções do professor, organizadas na forma de bilhetes orientadores, e seus efeitos no processo de produção textual a distância, visando identificar os pontos positivos e negativos de duas ferramentas utilizadas para esse fim: Google Docs e Tarefa do Ambiente Virtual da Univates. Para tanto, foram acompanhadas duas turmas da disciplina institucional Leitura e Produção de Textos, na modalidade semipresencial - em que o processo de produção e de avaliação dos textos foi desenvolvido totalmente a distância -, durante o segundo semestre de 2018. A pesquisa evidenciou que o uso dos bilhetes orientadores, de fato, é um importante instrumento pedagógico no processo de produção textual a distância, embora essa ação pedagógica tenha mais efeitos em alunos que já possuem consciência do processo de escrita e reescrita. Quanto à análise das ferramentas, verificou-se que o Google Docs é a que possibilita maior interação no processo de produção textual, principalmente devido à praticidade na inserção dos comentários pelo professor e à visualização dos comentários pelos alunos.
Descrição
Palavras-chave
Produção textual; Ensino a distância; Bilhetes orientadores
Citação
SANTOS, Bruna Rafaela Dos. Produção textual no ensino a distância: mediação e intervenção por meio de ferramentas on-line de edição de textos. 2018. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2358.
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