Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2358
Title: Produção textual no ensino a distância: mediação e intervenção por meio de ferramentas on-line de edição de textos
Authors: Santos, Bruna Rafaela dos
Keywords: Produção textual;Ensino a distância;Bilhetes orientadores
Date of Defense: 29-Nov-2018
Issue Date: 24-Jan-2019
Citation: SANTOS, Bruna Rafaela dos. Produção textual no ensino a distância: mediação e intervenção por meio de ferramentas on-line de edição de textos. 2018. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2358.
Abstract: Seguindo o ritmo dos avanços tecnológicos dos últimos anos, as disciplinas e os cursos a distância vêm ganhando cada vez mais espaço no âmbito do Ensino Superior. Nesse sentido, sabendo-se que a educação a distância possui uma configuração diferente de sala de aula, algumas questões tiveram que ser reformuladas e repensadas para esse novo contexto, e uma delas foi a relação professor-aluno. Partindo dessas constatações, este trabalho de pesquisa buscou investigar a interação a partir das intervenções do professor, organizadas na forma de bilhetes orientadores, e seus efeitos no processo de produção textual a distância, visando identificar os pontos positivos e negativos de duas ferramentas utilizadas para esse fim: Google Docs e Tarefa do Ambiente Virtual da Univates. Para tanto, foram acompanhadas duas turmas da disciplina institucional Leitura e Produção de Textos, na modalidade semipresencial - em que o processo de produção e de avaliação dos textos foi desenvolvido totalmente a distância -, durante o segundo semestre de 2018. A pesquisa evidenciou que o uso dos bilhetes orientadores, de fato, é um importante instrumento pedagógico no processo de produção textual a distância, embora essa ação pedagógica tenha mais efeitos em alunos que já possuem consciência do processo de escrita e reescrita. Quanto à análise das ferramentas, verificou-se que o Google Docs é a que possibilita maior interação no processo de produção textual, principalmente devido à praticidade na inserção dos comentários pelo professor e à visualização dos comentários pelos alunos.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2358
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018BrunaRafaeladosSantos.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons