Percepções da comunidade escolar em relação a situação de não aprendizagem

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Data
2019-01-24
Orientador
Vivian, Danise
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Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar de que maneira a comunidade escolar compreende a situação de não aprendizagem, associada geralmente à maneira como o indivíduo é ensinado, como aprende, ou até mesmo à realidade em que está inserido. O estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, valendo-se de uma pesquisa bibliográfica acerca dos conceitos de aprendizagem, deficiência e inclusão, além de uma pesquisa de campo realizada em uma escola estadual de ensino fundamental do município de Lajeado - RS. Como instrumento de geração de dados, apoiou-se em entrevista realizada com a professora referência de uma das turmas de quarto ano da instituição investigada; em questionários encaminhados aos pais e/ou responsáveis dos alunos da turma em questão; e na realização de grupo focal com os estudantes cujos pais autorizaram a participação. Verifica-se o distanciamento dos discursos da professora, dos pais e dos alunos em alguns momentos, assim como o consenso em alguns apontamentos, como a importância da responsabilidade da família e do comprometimento individual do aluno. Em suma, os alunos culpam sua própria falta de esforço para o não aprendizado, a professora faz referência a aspectos biológicos do ser humano, como possíveis deficiências, enquanto os pais culpam a estrutura, os recursos escolares e o comprometimento dos professores, afirmando também que o aluno pode aprender em outros momentos da vida. Além disso, a relação dos alunos com os saberes escolares é meramente conteudista e adultizada, pois os alunos reproduzem diálogos dos adultos em muitos momentos da realização do grupo focal.
Descrição
Palavras-chave
Situação de não aprendizagem; Inclusão; Comunidade escolar
Citação
SCHNEIDER, Viviane Danieli. Percepções da comunidade escolar em relação a situação de não aprendizagem. 2018. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2359.
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