Relações de afetividade entre professora e bebês
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Data
2019-01-24
Autores
Orientador
Olegário, Fabiane
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Editor
Resumo
Esta monografia apresenta uma investigação que teve como objetivo geral investigar
como ocorrem as relações de afetividade entre professora e bebês de 04 a 18
meses de idade na etapa da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram
conhecer como ocorrem as relações de afetividade entre a professora e os bebês e
descrever como os bebês criam e sustentam vínculos afetivos com a professora.
Para desenvolver o estudo acerca dessas inquietações, utilizaram-se aportes
teóricos voltados ao tema, com destaque para autores como Wallon (2007),
Vygotsky (2008) e Winnicott (2008), dentre outros. A metodologia utilizada foi a
abordagem qualitativa, e os instrumentos de pesquisa foram: observações,
anotações em diário de campo e fotografias, para, desta maneira, interagir e se
aproximar do problema proposto. A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma
escola da rede pública de Educação Infantil, em um município situado no Vale do
Taquari/RS/BR, em uma turma composta por bebês de 04 a 18 meses de idade,
nomeada Berçário I. A partir das análises e resultados foi possível perceber a
importância das relações afetivas entre professora e bebês e a forma como elas
fazem a diferença no crescimento e desenvolvimento dos bebês, evidenciando,
assim, que as relações de afetividade entre ambos no espaço escolar são
significativas, pois as trocas que ocorrem são a base inicial para o desenvolvimento
dos bebês. Essas trocas são permeadas de marcas e conquistas, que fazem com
que a trajetória educacional seja rica em experiências capazes de contribuir para um
desenvolvimento infantil alegre e potente.
Descrição
Palavras-chave
Educação Infantil; Bebês; Relações de afetividade; Docência
Citação
CALIARI, Maiana. Relações de afetividade entre professora e bebês. 2018. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2360.