Análise e implementação de um sistema integrado de busca baseado nos padrões de metadados e protocolos de interoperabilidade utilizados por catálogos on-line de bibliotecas e repositórios digitais

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2012-02-07
Orientador
Wolf, Alexandre Stürmer
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Este trabalho apresenta a análise e desenvolvimento de um sistema destinado à integração de sistemas de informação utilizados pelo meio acadêmico e científico para a aquisição e distribuição de informações, sistemas estes representados principalmente por catálogos on- line de bibliotecas e repositórios digitais, porém extensível a qualquer outro serviço oferecido na web que trabalhe com uma estrutura de metadados e protocolo de interoperabilidade compatível com o sistema proposto. O principal objetivo do sistema desenvolvido é proporcionar uma interface uniforme de busca aos usuários finais, de modo que o sistema consulte dados provenientes de diferentes provedores de dados e direcione os usuários ao local onde determinada informação possa ser encontrada, diminuindo significativamente o tempo gasto pelos usuários com o acesso a vários sistemas para realizar buscas. O sistema desenvolvido baseou-se no conceito de federação de sistemas, fazendo uso, inicialmente, dos protocolos de interoperabilidade Open Archive Initiative Protocol of Metadata Harvesting (OAI-PMH) e Search/Retrieve URL (SRU), sendo o primeiro desenvolvido sobre o preceito de colheita de metadados e comumente utilizado por repositórios de objetos digitais, e o segundo baseado no conceito de requisições em tempo real aos servidores de dados, sendo comumente empregado em catálogos on-line de bibliotecas.
Descrição
Palavras-chave
Sistema integrado de busca; Metadados; Protocolos de Interoperabilidade
Citação
VALMORBIDA, Willian. Análise e implementação de um sistema integrado de busca baseado nos padrões de metadados e protocolos de interoperabilidade utilizados por catálogos on-line de bibliotecas e repositórios digitais. 2012. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 fev. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/249.