A rima na educação infantil - evidências e possibilidades

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Data
2018-11
Orientador
Bublitz, Grasiela Kieling
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Resumo
Este trabalho apresenta como tema as evidências e as possibilidades de se estimular a rima na Educação Infantil. Operar com rimas é uma habilidade metalinguística que compõe a Consciência Fonológica, capacidade de representar conscientemente as propriedades fonológicas e as unidades constituintes da fala, incluindo a capacidade de refletir sobre esses sons e sua organização na formação das palavras. A investigação consistiu em questionar os professores sobre as atividades envolvendo rimas desenvolvidas em sala de aula, com que frequência são propostas e quais são as dificuldades encontradas. Com base nas respostas das professoras foram disponibilizadas estratégias a partir de jogos e conceitos básicos de Consciência Fonológica, para que elas refletissem sobre sua prática e percebessem a importância desse trabalho com a linguagem no sentido de fazer com que a criança passe a identificar semelhanças e diferenças entre os sons da fala. As oficinas aconteceram em dois dias e as professoras puderam compartilhar e adquirir conhecimentos sobre a importância do estímulo à rima na Educação Infantil, demonstrando que essa habilidade pode beneficiar o processo de compreensão do princípio alfabético. O trabalho foi descrito em forma de artigo científico, para que, desse modo, os resultados possam ser compartilhados com acadêmicos e professores interessados pela alfabetização, especialmente pelo desenvolvimento da Consciência Fonológica.
Descrição
Palavras-chave
Consciência Fonológica; Educação Infantil; Rimas
Citação
SCHMITT, Regina. A rima na educação infantil - evidências e possibilidades. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Letras, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2511.
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