A rima na educação infantil - evidências e possibilidades
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Data
2018-11
Autores
Orientador
Bublitz, Grasiela Kieling
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Editor
Resumo
Este trabalho apresenta como tema as evidências e as possibilidades de se estimular a
rima na Educação Infantil. Operar com rimas é uma habilidade metalinguística que compõe a
Consciência Fonológica, capacidade de representar conscientemente as propriedades fonológicas e
as unidades constituintes da fala, incluindo a capacidade de refletir sobre esses sons e sua
organização na formação das palavras. A investigação consistiu em questionar os professores sobre
as atividades envolvendo rimas desenvolvidas em sala de aula, com que frequência são propostas e
quais são as dificuldades encontradas. Com base nas respostas das professoras foram
disponibilizadas estratégias a partir de jogos e conceitos básicos de Consciência Fonológica, para
que elas refletissem sobre sua prática e percebessem a importância desse trabalho com a linguagem
no sentido de fazer com que a criança passe a identificar semelhanças e diferenças entre os sons da
fala. As oficinas aconteceram em dois dias e as professoras puderam compartilhar e adquirir
conhecimentos sobre a importância do estímulo à rima na Educação Infantil, demonstrando que essa
habilidade pode beneficiar o processo de compreensão do princípio alfabético. O trabalho foi descrito
em forma de artigo científico, para que, desse modo, os resultados possam ser compartilhados com
acadêmicos e professores interessados pela alfabetização, especialmente pelo desenvolvimento da
Consciência Fonológica.
Descrição
Palavras-chave
Consciência Fonológica; Educação Infantil; Rimas
Citação
SCHMITT, Regina. A rima na educação infantil - evidências e possibilidades. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Letras, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2511.