Caminhos - Plataforma de auto estudo multidisciplinar

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-06
Orientador
Pretto, Fabrício
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O acesso à Internet proporciona mobilidade e acesso a conteúdos mais dinâmicos e interativos, servindo como apoio para o processo de aprendizagem dos indivíduos. Desta forma, é possível incentivar a autonomia dos estudos e utilizar a tecnologia a favor do aluno juntamente com Metodologias Ativas de aprendizagem. O fácil acesso à informação proporciona ao aluno buscar as respostas e desenvolver o aprendizado a partir de uma orientação do professor, que tem um papel importante de guiar e garantir estes recursos aos estudantes. Apesar das tecnologias na educação apoiarem o processo de ensino dos professores em sala de aula, a disponibilidade dos conteúdos online e uma maneira de aliar a interação com este conteúdo buscando incentivar a resolução de problemas passando um retorno tanto para o aluno quanto para o professor, não são adequadas devido à falta de soluções completas que trazem estas soluções. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento da ferramenta Caminhos, um software capaz de auxiliar os alunos nos processos de autoaprendizagem, disponibilizando o conteúdo e as atividades preparadas pelo professor de uma forma dinâmica e interativa. Neste contexto, foi executado uma atividade de validação com alunos do curso de Odontologia do semestre 2019A, os resultados mostram que o sistema foi bem aceito em todos os pontos avaliados e demonstra que a solução proporcionou uma experiência de aprendizado positiva aos alunos.

The internet access provides mobility and access to more interactive and dynamic contents, serving as support to individual’s learning process. By this way, it’s possible to encourage the autonomy of studies and utilize the technology in favor of the student together with active learning methodologies. The easy access to the information allows the student to seek out the answers and develop its learning starting from the professor’s guidance, which has the important role to guide and grant the students access to these contents. Although the education technologies currently assist the professor’s teaching process in class, the availability of online contents and a way to ally the interaction with said contents seeking to encourage the resolution of problems sending a feedback to the student and the professor as well, aren’t adequate because the lack of complete solutions. This paper presents the development of the Caminhos tool, a software capable to assist students in self-learning processes, making available the content and activities prepared by the professor in a dynamic and interactive way. In this context, a validation activity was executed with Odontology students of the 2019A semester, the results show that the system was well accepted in all availed ways and shows that the solution allowed a positive learning experience to the students.
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento web; Autoaprendizagem; Software; Metodologias Ativas; Web development; Self-learning; Software; Active learning methodologies
Citação
SCHNEIDER, Lucas Vivian. Caminhos - Plataforma de auto estudo multidisciplinar. 2019. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 01 jul. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2545.