Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2555
Title: Análise de desempenho mecânico de blocos fabricados com solo-cimento para possível aplicação em isolamento térmico
Authors: Rockenbach, Diandra Tainá
Keywords: Eficiência energética;Desempenho Térmico;Desempenho Mecânico;Solo- Cimento
Date of Defense: 5-Jul-2019
Issue Date: Jun-2019
Citation: ROCKENBACH, Diandra Tainá. Análise de desempenho mecânico de blocos fabricados com solo-cimento para possível aplicação em isolamento térmico. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jul. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2555.
Abstract: A construção civil, utiliza-se muito dos recursos naturais existentes, fazendo-se necessário buscar alternativas de materiais e métodos construtivos, que possibilitem resguardar o meio ambiente. Desta forma, priorizar construções sustentáveis tem grande destaque nos estudos atuais, uma vez que trazem benefícios não apenas ao meio ambiente como aos seus usuários. Este trabalho visa aprofundar conhecimentos acerca do material solo-cimento, verificando seu desempenho mecânico e térmico como componente construtivo, bloco de vedação. Realizou-se, no Laboratório de Tecnologias da Univates (LATEC), ensaios normatizados de caracterização física do solo coletado, tais como granulometria, limites de Atterberg e compactação, imprescindíveis para obtenção de boas resistências na fabricação de blocos de solo-cimento. Para verificação do desempenho mecânico fez-se ensaios de compressão simples com cimento Portland CP IV e CP V, e para desempenho térmico cálculos normatizados. Definiu-se para traço, 10% de cimento Portland e o restante de solo, para composição da mistura e verificação da resistência ao final de sete dias de cura. Conforme NBR 10833 (ABNT, 2012), a caracterização solo manteve-se parte coerente com o determinado pela norma. Os resultados referentes a resistência mecânica e à compressão simples, manifestaram melhoria na resistência com utilização de cimento Portland CP V, em comparação com o uso de CP IV, apresentando diferença positiva de 2,66 MPa nos sete primeiros dias de cura. Para fabricação dos blocos apresentou-se dificuldade de desmolde e compactação, devido a fôrma não se apresentar eficiente do jeito que foi desenvolvida. O comportamento térmico do material, obteve 2,01 W/m.K de transmitância térmica, ou seja, abaixo do limite de 2,50 W/m.K especificado pela NBR 15575 (ABNT, 2013).
URI: http://hdl.handle.net/10737/2555
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019DiandraTainaRockenbach.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons