Análise comparativa de custo de uma edificação residencial multifamiliar em concreto convencional, alvenaria estrutural e concreto-PVC

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-06
Orientador
Ferreira, Marcelo Freitas
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O Brasil vem aprimorando a sua caminhada frente às técnicas construtivas da construção civil, introduzindo novos métodos estruturais que investem na produtividade, redução de custos e melhorando o gerenciamento das obras. Para isso, é preciso realizar estudos técnicos e detalhados de cada sistema. Desse modo, o presente trabalho realiza a comparação de custos de três métodos construtivos utilizados na atualidade, o sistema de concreto convencional, a alvenaria estrutural e o concreto-PVC. Foram abordados conceitos básicos, características, vantagens e desvantagens, processos de execução e materiais utilizados em cada um dos sistemas, acrescentando uma base teórica sobre industrialização, desperdício de materiais na construção civil e orçamento de obra. A partir disso, realizou-se o dimensionamento do projeto arquitetônico de uma edificação residencial multifamiliar de dois pavimentos, área total de 343,50m2, já executada pelo sistema de concreto convencional e adaptada ao concreto-PVC e à alvenaria estrutural com blocos de concreto. Após a definição dos projetos foi elaborado o levantamento dos quantitativos dos materiais e mão de obra de acordo com a tabela SINAPI/RS e a tabela de composições do software PLEO da empresa Franarin, do mês de fevereiro/2019. Como o sistema de concreto-PVC não consta na tabela SINAPI/RS, foi contatada uma empresa especializada que está localizada na cidade de Serra no estado do Espírito Santo. Nos orçamentos considerou-se somente o custo direto da obra (materiais e mão de obra), não sendo analisados os custos indiretos e nem a porcentagem de BDI, pois orçou-se somente os custos, e não o preço final da obra. Na comparação destes levou-se em conta todas as etapas para a construção: serviços preliminares, infraestrutura, alvenaria, revestimento das paredes, piso e forro, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, cobertura, esquadrias e também a mão de obra e o tempo de execução. As etapas de serviços preliminares, fundação, cobertura e esquadrias são consideradas iguais para os três sistemas construtivos. Com os orçamentos finalizados foi possível realizar a análise comparativa dos custos entre os sistemas. O concreto-PVC apresentou maior economia quando comparado aos outros dois métodos, em relação ao sistema convencional ocorreu uma redução de 16,04% e 8,58% com a alvenaria estrutural, além de reduzir o tempo de execução e o custo da mão de obra.
Descrição
Palavras-chave
Sistema Construtivo Convencional; Alvenaria Estrutural; Concreto-PVC
Citação
RECKZIEGEL, Marina. Análise comparativa de custo de uma edificação residencial multifamiliar em concreto convencional, alvenaria estrutural e concreto-PVC. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2560.