Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2619
Title: Contexto da formação docente em curso de pedagogia na modalidade a distância, no município de Juina - MT
Authors: Silva, Genivaldo Alves da  Lattes
Keywords: Educação à distância;Formação de professores;Pedagogia;Distance education;Teacher training;Pedagogy
Date of Defense: 5-Jul-2019
Issue Date: Jul-2019
Citation: SILVA, Genivaldo Alves da. "Contexto da formação docente em curso de pedagogia na modalidade a distância, no município de Juina - MT". 2019. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jul. 2019. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/2619>.
Abstract: Vivemos em sociedade onde os diferentes setores como: economia, agricultura, saúde educação e outros sofrem influências dos avanços tecnológicos quase que diariamente. A educação é um desses setores que sofre essa influência principalmente nos cursos de formação de professores. Assim essa dissertação tem como principal objetivo analisar a realidade da formação de professores no sistema de ensino EAD (educação à distância) no curso de pedagogia da UAB polo de Juína - MT e as possíveis contribuições e limitações dessa modalidade de ensino. A metodologia deste estudo qualitativo envolveu acadêmicos que concluíram o curso no segundo semestre de 2017 e os acadêmicos que concluíram no primeiro semestre 2018. Ainda foi realizada uma pesquisa bibliográfica na busca de compreender o processo histórico da EAD em território nacional, Estado de Mato Grosso e Município de Juína. Na busca de entender como a EAD está sendo abordado nos documentos oficiais foi realizado um estudo documental das principais legislações que regem essa modalidade de ensino em território nacional. Para coleta de dados foi utilizado um questionário contendo vinte e oito questões abertas e fechadas. A população-alvo incluiu quarenta acadêmicos do curso de pedagogia do polo UAB de Juína. Através de este trabalho analisar marcos histórico, da educação à distância como: O Jornal do Brasil; Fundação Roquette Pinto e a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro; Instituto Monitor, As Instituições Religiosas; Instituto Universal Brasileiro; Projeto Minerva; Senac e Senai. Procurando compreender como a EAD está sendo abordada nos documentos oficiais foi realizado uma análise documental nas principais leis que regulamentam a educação a distância em território brasileiro Com a análise e discussão do resultado pode-se verificar que a EAD é uma modalidade de ensino nova e que vem ganhando muito espaço em solo brasileiro e há outros pontos a ser observados, merecendo atenção por parte dos órgãos que fiscalizam essa modalidade de ensino no Brasil. Assim os órgãos que regulamentam a EAD poderão ofertar uma educação EAD de qualidade à população brasileira. E que esse trabalho possa contribuir para que novas pesquisas sobre o assunto sejam realizadas sobre essa modalidade de ensino.
We live in a society where different sectors such as economy, agriculture, health education and others are influenced by technological advances almost daily. Education is one of these sectors that suffers this influence mainly in teacher training courses. Thus, this dissertation has as its main objective to analyze the reality of teacher education in the distance education system (distance education) in the pedagogy course of UAB polo of Juína - MT and the possible contributions and limitations of this teaching modality. The methodology of this qualitative study involved academics who completed the course in the second semester of 2017 and academics who completed the first semester of 2018. A bibliographic research was also conducted in order to understand the historical process of distance learning in the national territory, Mato Grosso and Municipality of Juína. In order to understand how the EAD is being approached in the official documents, a documentary study of the main laws governing this type of education in the national territory was conducted. For data collection, a questionnaire containing twenty-eight open and closed questions was used. The target population included forty academics from the pedagogy course of the UBA Juina pole. Through this work analyze historical landmarks of distance education as: O Jornal do Brasil; Roquette Pinto Foundation and Radio Society of Rio de Janeiro; Monitor Institute, Religious Institutions; Brazilian Universal Institute; Minerva Project; Senac and Senai. In order to understand how ODL is being approached in the official documents, a documentary analysis was carried out on the main laws that regulate distance education in Brazilian territory. With the analysis and discussion of the results, it can be verified that ODL is a new type of teaching and that It has been gaining a lot of space on Brazilian soil and there are other points to be noted that deserve attention from the bodies that supervise this type of education in Brazil. Thus, the bodies that regulate distance education can offer a quality distance education to the Brazilian population. And that this work can contribute to new research that will be carried out on this type of teaching.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2619
Appears in Collections:Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019GenilvadoAlvesdaSilva.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons