Ensino

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 168
  • Item
    Acesso Aberto
    A MENTORIA COMO RECURSO PARA JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
    (2024-03) Gomes, Marcela Lorea; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Martins, Silvana Neumann; Horn, Cláudia Inês; Silva, Roberto Rafael Dias
    Esta pesquisa apresenta como tema uma reflexão acerca do ensino, com foco na mentoria para jovens estudantes. A mentoria se caracteriza como uma relação de apoio e de orientação entre uma pessoa habilitada (mentor) e um aprendiz (mentorado), com o objetivo de promover o crescimento e o desenvolvimento da aprendizagem (Bell, 2005). Ela pode ser uma estratégia efetiva para ajudar os jovens a se desenvolverem e a construírem seus projetos de vida. A partir dos aportes teóricos de Galvão e Ricarte (2019), foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, com 16 artigos em que foi pesquisado cinco pontos sobre mentoria: seus tipos, funções, fatores de êxito, principais benefícios e tendências. Os resultados destacam a mentoria como um recurso de ensino abrangente e transformador, evidenciando seu impacto positivo em diversas dimensões do desenvolvimento de jovens estudantes. Além de fornecer suporte acadêmico, a mentoria desempenha um papel importante como apoio emocional, na promoção da identidade racial, no acesso à educação superior para comunidades vulneráveis e no estímulo ao interesse em STEM. Uma abordagem holística da mentoria, reconhecendo a personalidade única de cada aluno, parece ser uma tendência relevante nos estudos internacionais, com o intuito de promover não só o crescimento acadêmico, mas também o crescimento pessoal e profissional. A relação entre mentor e mentorado é destacada como fator determinante para o sucesso da mentoria, promovendo um ambiente de confiança, de empatia e de apoio mútuo. Este estudo destaca a necessidade de promover programas de mentoria individualizados, adaptados às necessidades específicas dos alunos e seus contextos, para garantir um impacto significativo nas suas jornadas educativas e profissionais.
  • Item
    Acesso Aberto
    POTENCIALIDADES DO USO DO DUOLINGO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO
    (2024) Silva, Kedman Jesus; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Neuenfeldt , Derli Juliano; Schuck, Rogério José; Forneck, Kári Lúcia; Bencke, Diane Blank
    Esta dissertação trata da relação do ensino da Língua Inglesa mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. A Língua Inglesa desempenha um papel essencial em várias áreas do conhecimento e é usada praticamente no mundo todo, sendo considerada uma língua franca. Além disso, a maioria dos jovens atualmente possui algum tipo de dispositivo móvel e demonstra uma grande habilidade ao manusear as funcionalidades disponíveis em seus aparelhos, conseguindo obter informações na internet sem muitas dificuldades. Dessa forma, este estudo investigou potencialidades do uso do aplicativo móvel Duolingo no ensino de língua inglesa nas aulas de uma turma de 3º ano do Ensino Médio no curso de Agropecuária do Instituto Federal do Maranhão. Foram utilizados como embasamento teórico autores como: Castells( 2005, 2010), Lévy (1999, 2011), Kensky (2008, 2010), Moran(2013), Sibilia (2012), Crystal (2003), Menezes(2019) e Leffa (2020), além de outros que orientaram as reflexões sobre o tema investigado. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, descritiva e considerada também como uma pesquisa de intervenção pedagógica (Damiani et al., 2013) que foi realizada com 30 alunos do curso técnico de Agropecuária. Três etapas nortearam o desenvolvimento dessa pesquisa: a análise de aplicativos de línguas que se destacam na atualidade; a experimentação do uso do aplicativo Duolingo nas aulas de Língua Inglesa e a análise das percepções dos alunos quanto ao uso do app. Para o levantamento e produção de informações foram utilizados como instrumentos um questionário on-line, diário de campo e grupo de discussão. Para analisar e interpretar as informações que foram obtidas nesta pesquisa, foi utilizada a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016), a partir da qual emergiram três categorias: Relação dos estudantes com as tecnologias digitais: o ensino a partir da realidade dos alunos; Potencializando o ensino de inglês com o uso do Duolingo; Percepções dos alunos quanto ao uso do Duolingo nas aulas de inglês. Evidenciou-se que há uma abertura dos alunos para o uso do celular e de aplicativos nas aulas. O uso do aplicativo é uma ferramenta potente no ensino da língua inglesa, mediante o planejamento do professor, apresentando várias potencialidades, mas também algumas limitações no seu uso. Como resultados obtidos, destacamos que as potencialidades do uso do aplicativo no ensino de língua inglesa promoveram um ensino inovador e envolvente, por ser acessível e fácil de usar. Os alunos praticaram o que foi ensinado em outros lugares, além da sala de aula. Além disso, a sua abordagem gamificada aumentou o envolvimento dos alunos e os motivou a usá-lo nas aulas. Dentre as limitações podemos citar algumas como: a necessidade de conexão à internet, gramática simplificada e falta de interação humana. Conclui-se que é fundamental integrar as tecnologias digitais no processo de ensino a fim de torná-lo mais eficaz para os alunos contemporâneos.
  • Item
    Acesso Aberto
    AMPLIAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO TÉCNICO DA LÍNGUA INGLESA POR MEIO DA PLATAFORMA MOODLE
    (2024) CAMPOS , KARINE; Forneck, Kári Lúcia; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; http://lattes.cnpq.br/4088071913818217; Schuck, Rogério José; Martins, Silvana Neumann; Bublitz, Grasiela Kieling
    O estudo desta dissertação objetivou analisar as potencialidades pedagógicas da Plataforma Moodle para o Ensino Técnico da Língua Inglesa, com base em tarefas e atividades voltadas à ampliação das possibilidades de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em aulas presenciais. Estas atividades serviram para reforçar os conhecimentos de alunos concluintes dos cursos Técnicos de Nível Médio em Comércio Exterior e em Logística, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – Campus Santana. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se descrever, organizar, explorar e verificar as ferramentas do AVA, que pudessem auxiliar o ensino da Língua Inglesa por meio dos recursos disponíveis neste espaço virtual. Com aproximações a um estudo de caso, este estudo trilhou os caminhos de uma pesquisa qualitativa. No que se refere à análise dos dados, optou-se pelo método descritivo. No tocante aos instrumentos da coleta de dados, foram utilizados o pré-teste, o diário de campo, a observação, o questionário e o pós-teste. A análise e a discussão dos dados apontam que a ampliação e a ressignificação do ensino técnico da Língua Inglesa por meio do AVA Moodle foram bastante satisfatórias. Ao utilizar a abordagem baseada em tarefas, os alunos realizaram algumas propostas de ensino, que, entre outras ações, combinaram o ensino presencial com as práticas no espaço virtual, proporcionando aos alunos, mais autonomia e motivação. Os achados do estudo também revelaram que atividades associadas ao desenvolvimento linguístico de uma língua adicional por meio de algum Ambiente Virtual contribuem para o uso da língua em situações reais, permitindo que os aprendizes se comuniquem com maior grau de naturalidade, pois, a partir desta proposta, a língua deixa de ser um elemento estranho e passa a fazer parte da vida dos estudantes. Por fim, percebeu-se a necessidade de mais pesquisas que abordem a temática envolvendo uma língua adicional, a tecnologia e o ensino técnico profissional.
  • Item
    Acesso Aberto
    PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA PARAENSE: PRÁTICAS DOCENTES QUE FAVORECEM UM ESTUDO CRÍTICO E REFLEXIVO
    (2024) Mendes, Cirlene Da Silva; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Del Pino, José Claudio; Leão, Marcelo Franco; Fenner, Roniere Dos Santos
    O projeto de iniciação científica-PIC como prática pedagógica pode ser aplicado no Ensino Fundamental, fortalecendo-se no Ensino Médio Integrado, de modo a incentivar os alunos a praticarem a iniciação científica por meio de atividades práticas. Por meio do PIC, os estudantes podem desenvolver habilidades importantes, como o pensamento crítico, a capacidade de análise, interpretação de dados, a elaboração de hipóteses e a solução de problemas. A presente dissertação investigou o projeto de iniciação científica no curso técnico de informática: práticas docentes que favorecem um estudo crítico e reflexivo, na Escola Estadual de Ensino Médio Profissional Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo (EETEPA-Cacau), no município de Belém-Pará, no ano letivo de 2022. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como uma abordagem qualitativa, quanto ao procedimento, se aproxima do estudo de caso e quanto instrumento de pesquisa utilizou-se a técnica do questionário, através da plataforma do “Google Forms” com os 12 docentes que atuam no curso de informática integrado na EETEPA-Cacau. Na análise dos dados utilizou-se a análise textual discursiva para compreender, reconstruir e verificar a validade das hipóteses. Dos resultados dos questionários, emergiram cinco categorias: atuação profissional; compreensão do projeto de iniciação científica-PIC; contribuição do PIC para a formação dos estudantes; componente curricular, itinerário formativo e metodologias utilizadas no PIC. Em termos gerais o PIC introduz o aluno ao exercício da cientificidade, propõem aos mesmos que apresentem novas possibilidades de aprender, de pensar, de resolver problemas, de ampliar a leitura, melhorar a escrita e despertar o interesse pela pesquisa. Os professores também desempenham um papel no desenvolvimento do PIC como: Orientar os alunos e incentiva-los a serem protagonistas de sua aprendizagem. Portanto, o projeto de iniciação científica é de extrema importância para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes e professores assim como para o avanço da ciência e sociedade.
  • Item
    Acesso Aberto
    #INSTAGRAM: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ
    (2024) Santos, Thaynam Cristina Maia; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957; Martins, Silvana Neumann; Eckert, Kleber; Neuenfeldt, Derli Juliano
    Esta dissertação de caráter qualitativo foi idealizada a partir de experiências docentes e com base na busca por melhores formas de qualificar o ensino de Língua Espanhola através da interação com tecnologias digitais. A pesquisa decorrente desse movimento de investigação está inserida na linha de pesquisa Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino da Universidade Vale do Taquari - Univates. O tema envolveu o estudo acerca inserção da plataforma Instagram com uma contribuição para as aulas de Língua Espanhola, no campus Macapá, do Instituto Federal do Amapá, em particular, com a turma de 3º ano do Ensino Médio do curso de Técnico em Alimentos. Considerou-se como hipótese que a rede social Instagram como uma estratégia de cocriação abre um novo leque de apoio para o ensino de Língua Espanhola. Tendo em vista essa proposição, definiu-se a seguinte pergunta de pesquisa: como a plataforma Instagram contribui qualitativamente nos processos de ensino e de aprendizagem de Língua Espanhola como língua adicional? A fim de verificar a hipótese e responder ao questionamento, estabeleceu-se como objetivo geral analisar os impactos e as potencialidades da interação com Instagram no ensino de Língua Espanhola, através da percepção dos alunos. Do ponto de vista teórico, respaldou-se nos pesquisadores de aporte linguístico e de ensino, como Leffa (2013), Sedycias (2005) e Encina (2000). Além disso, aprofundou-se a abordagem argumentativa sobre as tecnologias digitais (TD) para aprendizagem de línguas (Recuero, 2009; Cassany, 2022; Combe, 2022; Tujillo, 2022, Ollivier, 2022; Schlemmer; Di Felice, 2020). A metodologia de pesquisa se caracterizou como pesquisa-ação (Tiollent, 1986; Tripp, 2005), desenvolvida através de atividades articuladas em uma sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) que auxiliaram no aperfeiçoamento das práticas oral, de escrita, de audição e de leitura durante o projeto de extensão intitulado IFgram, sendo a produção de dados realizada por meio roda de conversa (Molina; Molina Neto, 2012; Moura; Lima, 2014). Os resultados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), o que permitiu perceber que o ensino de Língua Espanhola com integração do Instagram favorece a aprendizagem, além de contribuir também para o desenvolvimento de propostas de ensino que concretizem os pressupostos da Educação onLIFE. Dessa forma, entende-se que este estudo se constitui em um potencial pedagógico para o ensino da Língua Espanhola.