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    Formação continuada com professores dos anos iniciais: Uso de tecnologias digitais
    (2024-12) Coutinho, Fabio Eduardo Braga; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Neuenfeldt, Derli Juliano; Forneck, Kári Lúcia; Santos, Cleydson Breno Rodrigues dos
    A presente dissertação apresentou como objetivo investigar como uma formação continuada com professores do Ensino Fundamental I potencializa o uso das tecnologias digitais em suas aulas, a partir de um estudo de caso no município de Santana-Amapá-Brasil. A realização desta investigação trouxe, como justificativa, a importância da formação continuada de professores para o uso das tecnologias, especificamente para o componente curricular Matemática, pois uma parte significativa de alunos têm dificuldades na aprendizagem do referido componente curricular. Logo, o uso das tecnologias pode contribuir para potencializar as práticas docentes e, automaticamente, o aprendizado dos(as) alunos(as). Para tanto, realizou-se um estudo de caso, apoiado em uma pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa, envolvendo 10 (dez) professores(as) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Foram utilizados com instrumentos de coleta de dados: questionário com perguntas abertas e fechadas, observação participante, registro fotográfico, além de gravação de vídeo e áudio com a finalidade de registrar os momentos mais importantes da prática formativa. A referida investigação foi realizada em 4 (quatro) etapas: a primeira foi a aplicação de um questionário antes da prática formativa; a segunda fez alusão à prática formativa, dividida em 4 (quatro) encontros; a terceira correspondeu à socialização das atividades desenvolvidas em sala de aula pelos(as) professores(as) que participaram do curso de formação; finalizando com a avaliação da formação continuada, na qual foram apresentadas os pontos positivos e negativos. No decorrer da formação foram desenvolvidas práticas formativas, em que as professoras aprenderam a fazer uso das TDs por meio do aplicativo Calculadora Quebrada, Jogo PoliKalc, Jogo para 2: Math Duel, Jogo da Escola e Jogo Aritmética 1.036, como recursos didáticos no ensino de Matemática. Além de proporcionar momentos de socialização das atividades desenvolvidas e planejadas nas salas de aulas em que essas professoras atuam. Os resultados desta investigação demonstraram que há necessidade de formação continuada e melhorias estruturais para que as TDs possam de fato serem incorporadas no ensino da Matemática no Ensino Fundamental. Também, percebeu-se que a formação continuada quando está alinhada às necessidades dos docentes se torna um momento de engajamento, de envolvimento, de satisfação e de ensino significativo aos docentes, a fim de que propostas de TDs permitam impactar na atuação em sala de aula por meio desses profissionais. Apesar disso, entende-se que a implantação das TDs em sala de aula exige uma mudança estrutural e cultural, nesse estudo, especificamente sobre a Matemática, de maneira que as metodologias e as tecnologias digitais rompam com o estigma de abstrata e difícil que os conteúdos desse componente curricular carrega e torne o processo de ensino e de aprendizagem uma experimentação ativa, dinâmica, envolvente e acessível aos alunos, por meio das propostas dos professores. Além disso, mesmo com o interesse docente, pondera-se que os professores apresentaram algumas dificuldades no uso dos jogos digitais, especialmente no que se refere ao manuseio e funcionalidades, bem como, no planejamento de atividades com esses recursos, o que pode significar o pouco contado desses profissionais com as TDs, o que justifica o medo e as inseguranças que em alguns momentos fizeram parte do processe de ensino e de aprendizagem dos professores. Porém, enfatiza-se que as TDs permitem novas práticas e novos olhares sobre o fazer docente para que as transformações sejam duradouras e positivas. No decorrer de todas as etapas, pode-se observar que a formação continuada cumpriu com o propósito de instigar mudanças nas práticas docentes, pois permitiu a experimentação das TDs em sala de aula, possibilitou aos docentes acesso a novas formas de ensinar e tornou o processo de ensino e de aprendizagem, tanto da formação continuada, como da prática em sala de aula, mais interessantes aos alunos e eficaz do ponto de vista docente.
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    O programa Bolsa Família dos alunos beneficiários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Inglês de Sousa - Mosqueiro, Belém/Pará
    (2024-12-19) Pereira, Maria Beatriz Pacheco; Herber, Jane; http://lattes.cnpq.br/1293410066869605; Olegário, Fabiane; Vivian, Danise; Kaercher, Nestor André
    A dissertação é uma das exigências do curso de mestrado da Universidade do Vale do Taquari – Univates, na linha de pesquisa Ciências Sociedade e Ensino. Foi realizada no Distrito de Mosqueiro, Região Norte do Pará, na Metrópole de Belém tem como tema: O Programa Bolsa Família dos alunos beneficiários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Inglês de Sousa - Mosqueiro, Belém/Pará. A investigação teve como objetivo geral identificar o impacto do Programa Bolsa Família no desempenho escolar dos alunos do 9º ano. A pesquisa qualitativa exploratória, se aproximando de um estudo de caso, com abordagem qualitativa exploratória, os dados para a análise se originaram de questionário, a base metodológica se debruça na análise de conteúdo de Bardin (2016), emergindo as seguintes categorias: (1) O PBF: Aspectos quantitativos e socioantropológicos; (2) O PBF e a condicionalidade: frequência, evasão e justificativa de ausências, (3) O PBF e o desempenho escolar e (4) O PBF e a participação da família. Ao término desta investigação, entende-se que o Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, estabelece regras, entre elas, a permanência dos beneficiários na escola, com isso busca minimizar a evasão, sem a preocupação com o desempenho escolar, o que é identificado a partir da análise dos dados. Enquanto que o Programa “Bora Estudar” do estado do Pará além da frequência considera a participação nas atividades escolares individuais e coletivas premiando os alunos que têm bom desempenho escolar contando com o apoio das famílias.
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    Estudo sobre o ensino adaptativo: ajudando o professor a selecionar uma plataforma
    (2025-03) Pontes, Lelino Ramos; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Fernandes, Flávia Gonçalves; Giongo, Ieda Maria; Schorr, Maria Claudete
    Este trabalho apresenta relevância não apenas para educadores, educandos e gestores de instituições de ensino, mas também para a sociedade em geral, pois destaca um modelo de ensino que pode atender às necessidades de uma população de estudantes com demanda de aprendizado diversa. Assim, a pesquisa busca responder à questão central: como escolher uma plataforma de ensino adaptativo que atenda às necessidades pedagógicas do ambiente de ensino? Deste modo, foram analisadas três plataformas, buscando identificar as características pedagógicas que devem estar presentes em plataformas de ensino adaptativo para que estas atendam às necessidades dos professores e alunos, nos processos de ensino e de aprendizagem. Na pesquisa de cunho qualitativo, foi realizada uma revisão bibliográfica documental de caráter exploratório em dissertações, teses e artigos sobre o ensino adaptativo e sua aplicação nas plataformas digitais de ensino. Os resultados sugerem diálogo entre os setores de tecnologia da informação e educação, visando a criação de sistemas que atendam, de maneira prática, às demandas dos alunos e professores, oferecendo visão abrangente sobre o ensino adaptativo, suas metodologias e aplicações. Ao final destes estudos foi elaborado um guia prático com dez orientações para a seleção de plataformas educacionais. A conclusão do trabalho indica a importância de uma reflexão minuciosa sobre o ensino adaptativo e as ferramentas digitais na educação, destacando que a integração dessas tecnologias pode não apenas melhorar o aprendizado, mas também contribuir para a formação de uma sociedade educacionalmente mais justa e igualitária, onde o conhecimento pode ser acessível a todos.
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    Formação continuada e o fazer pedagógico na percepção de docentes vinculados ao Projeto Alfabeletrando
    (2025-03) Brum, Orionil Michaela Sovverby; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957; Olegário, Fabiane; Bublitz, Grasiela Kieling; Naschold, Angela Chuvas
    Essa dissertação buscou entender o Projeto Alfabeletrando, desenvolvido em parceria entre universidade e escola pública, no qual a leitura e a escrita tornam-se evidentes no processo de alfabetização de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o objetivo geral foi compreender as contribuições da formação continuada e sistemática oportunizada no âmbito das ações do projeto Alfabeletrando em relação ao ensino da leitura e da escrita, a partir das percepções de professores alfabetizadores da rede pública de educação básica de um município do interior do Rio Grande do Sul, vinculados ao projeto Alfabeletrando. Apresentou como objetivos específicos: a) conhecer as percepções de docentes da etapa da alfabetização, especialmente acerca da leitura e da escrita; b) conhecer as percepções dos professores sobre seu fazer pedagógico e sua atuação como alfabetizadores; e c) investigar como os professores percebem as contribuições das ações de formação contínua e sistemática em suas práticas pedagógicas, destacando suas percepções quanto ao ensino da leitura e da escrita. A metodologia envolveu pesquisa descritiva com abordagem qualitativa que se aproximou de um estudo de caso. Para concretizar essa proposta, foram realizadas entrevistas individuais e coletivas com dez professores de Lajeado/RS que participaram do Projeto Alfabeletrando em 2023. A produção de dados envolveu pesquisa narrativa que foi analisada por meio de Análise Textual Discursiva, com base em Moraes e Galiazzi (2016). Os professores do projeto Alfabeletrando evidenciam a valorização de metodologias lúdicas, tecnológicas e colaborativas no processo de ensino e de aprendizagem. Eles também destacaram a importância da adaptação das práticas pedagógicas às necessidades dos alunos, especialmente aqueles com dificuldades, e a relevância da afetividade e empatia no ensino da leitura e escrita. A colaboração entre professores, como observado no Projeto Alfabeletrando, foi fundamental para o desenvolvimento profissional e para a troca de experiências. A formação continuada e sistemática foi considerada essencial pelos participantes da pesquisa, já que provocou discussões sobre os desafios da alfabetização e permitiu reflexões a respeito das metodologias que promovem uma aprendizagem significativa que considera a individualidade e as necessidades das crianças. A continuidade de projetos como o Alfabeletrando seria de fundamental importância para garantir a eficácia e os avanços no processo de alfabetização, evidenciando a necessidade de políticas públicas que assegurem a formação docente permanente.
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    Educação onlife e avatares na prevenção ao bullying: contribuições pedagógicas ao ensino de língua inglesa
    (2025-02-26) Miranda, Tatiana Helena; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957; Neuenfeldt, Derli Juliano; Martins, Silvana Neumann; Bancke, Diane Blank
    Essa dissertação constitui-se no entrelaçamento entre o ensino da Língua Inglesa, as tecnologias digitais por meio de avatares e a compreensão sobre bullying. Desse modo, o objetivo do estudo foi verificar como o ensino de Língua Inglesa como línguaadicional pode contribuir para a prevenção ao bullying no 6°ano do Ensino Fundamental II, por meio da interação com avatares, na perspectiva da educação onLIFE. A metodologia empregada na construção da pesquisa foi descritiva com abordagem qualitativa (Triviños, 1995; Gil, 2022), com aproximações com a técnica de pesquisa do tipo intervenção-pedagógica (Damiani et al., 2013), envolvendo os alunos do nível A1B do 6° ano do Ensino Fundamental II de um Colégio Militar, sendo realizados dois questionários, uma roda de conversa e o desenvolvimento de uma sequência didática com anotações em diários de itinerância. Os dados produzidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, com base em Bardin (2011). Dessa análise, emergiram três categorias: (1) Vivências interacionais: compreensão sobre bullying e cyberbullying nas aulas de Língua Inglesa; (2) Vivências digitais: interação com avatares no aprendizado de Língua Inglesa; (3) Vivências linguísticas: educação onLIFE no ensino de Língua Inglesa. Em relação à primeira categoria, verificou-se que os estudantes, inicialmente, tinham uma compreensão limitada sobre bullying e cyberbullying, mas passaram a entender sua complexidade, reconhecendo os impactos emocionais, físicos e sociais dessa violência, bem como evidenciaram ensinamentos relativos à necessidade de intervenções pedagógicas voltadas à temática. Também, o estudo sublinhou o papel crucial da escola em promover a empatia, a valorização da diversidade e a ética nas relações interpessoais. Já em relação à segunda categoria, percebeu-se que o uso de avatares permitiu que os alunos vivenciassem de maneira controlada situações de bullying e refletissem sobre suas consequências, o que contribuiu para a formação de uma consciência crítica sobre a diversidade, a cidadania digital e os impactos das tecnologias digitais. Ademais, o trabalho integrou a Língua Inglesa como língua adicional com questões sociais relevantes – o bullying – e as tecnologias digitais – os avatares. Por fim, na terceira categoria, ficou evidente que as atividades propostas na sequência didática podem aprimorar as competências linguísticas dos alunos e os sensibilizar para as temáticas sociais, alinhando-se aos princípios interculturais propostos pela BNCC. Porém, há um desafio a ser observado em relação ao desrespeito que aconteceu justamente no decorrer de atividades que buscam conscientizar sobre a violência, revelando que as escolas precisam articular ações de conscientização sobre bullyinge outras formas de violência, a fim de garantir ambientes seguros para seus alunos. Esses resultados revelam que o ensino de Língua Inglesa como língua adicional, integrado a abordagens pedagógicas aliadas às tecnologias digitais e a questões sociais – bullying –, desempenha um papel importante na formação de cidadãos críticos, éticos, respeitosos e empáticos, promovendo a construção de uma sociedade mais justa. Além disso, essa abordagem pedagógica pode aprimorar a proficiência linguística e sensibilizar os alunos quanto à importância da convivência harmoniosa e da não violência no ambiente escolar e na sociedade.