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    Encontros docentes: contribuições para o ensino inclusivo na perspectiva de uma docência inventiva nos anos finais do ensino fundamental
    (2022-12) Rosa, Josiane Freitas da; Hattge, Morgana Domênica; ttp://lattes.cnpq.br/5058446895473307; Munhoz, Angélica Vier; Lockmann, Kamila; Oliveira, Sandra de
    Essa pesquisa, vinculada ao Grupo Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq), insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Tem como objetivo geral analisar de que modo encontros de estudo e discussão entre docentes dos anos finais do Ensino Fundamental no município de São Sebastião do Caí/RS podem contribuir para o ensino inclusivo na perspectiva de uma docência inventiva. Esse estudo dedicou-se a pensar sobre a organização curricular para demandas curriculares de todos os sujeitos, com ou sem deficiência. Para isso, buscou-se as contribuições dos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como inspiração para o ensino inclusivo nos anos finais do Ensino Fundamental pelo viés da constituição de uma docência inventiva, rompendo com os padrões instituídos, possibilitando um currículo mais acessível a todos. Desenvolveu- se uma pesquisa de cunho colaborativo, promovendo o diálogo entre as teorizações e as experiências docentes para pensar sobre as estratégias de ensino, repensar o currículo e olhar a heterogeneidade das turmas numa perspectiva inclusiva. Para isso, foram desenvolvidos encontros de estudo com professoras dos anos finais do Ensino Fundamental do município de São Sebastião do Caí/RS. Nos encontros docentes, várias questões que perpassam a inclusão escolar foram discutidas. Estratégias de ensino inspiradas nos princípios do DUA numa perspectiva inclusiva foram elaboradas. Cartas com as concepções das participantes sobre o ensino inclusivo foram escritas. Diante dessa materialidade empírica, o exercício analítico se desenvolveu amparado nos estudos pós-estruturalistas. Sendo assim, os encontros docentes sugerem a importância dos momentos coletivos de partilha e de diálogo para o fortalecimento das práticas cotidianas de ensino. A constituição de uma docência inventiva como potência para o ensino numa perspectiva inclusiva. E, ainda, a continuidade dos encontros docentes como modo de resistência coletiva e empoderamento docente.
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    Acesso Aberto
    O papel do professor com comportamento empreendedor nos processos de ensino e de aprendizagem
    (2022-12) Belém, José Renan de Souza; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Forneck, Kári Lúcia; Silva, Valdemir José Máximo Omena da
    O objetivo dessa investigação foi verificar como professores com comportamento empreendedor podem contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem de alunos do ensino técnico do IFAM - campus Coari. Para isso, partiu-se da hipótese de que o IFAM - campus Coari possui professores com comportamento empreendedor, que tendem a desenvolver um ensino diferenciado, contribuindo mais fortemente na aprendizagem dos alunos. Os objetivos específicos são: detectar os professores dos cursos técnicos do IFAM que possuem comportamento empreendedor; conhecer as estratégias de ensino utilizadas por professores com comportamento empreendedor do IFAM - campus Coari em aulas presenciais e remotas e verificar a contribuição dos professores empreendedores nos processos de aprendizagem dos alunos do IFAM. A pesquisa, que seguiu uma abordagem qualitativa e que possui aproximações com o estudo de caso, foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) - campus Coari. Os sujeitos foram 36 (trinta e seis) alunos do terceiro ano dos cursos técnicos integrados de nível médio em Agropecuária e em Informática para Internet, sendo 18 (dezoito) alunos de cada turma. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o instrumento de produção de dados denominado Grupo Focal (GF), técnica que permitiu um amplo conhecimento da temática pesquisada. Para a análise dos dados coletados, foram realizadas aproximações com a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016), que permitiu compreender a natureza do problema e interpretá-lo de forma mais precisa. A partir da realização dos seis grupos focais com seis alunos, percebeu-se que o papel do Professor com comportamento Empreendedor é o diferencial para a concretização das práticas eficazes que contribuem nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos do Instituto. Como resultados, evidenciou-se que alguns dos professores dos cursos técnicos do IFAM possuem comportamento empreendedor, o que contribui para aprendizagem dos alunos.
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    A polifonia dos saberes pedagógicos em contexto fronteiriço (Brasil-Venezuela), município de Pacaraima/RR
    (2022-08-01) Siqueira, Evangelista Soares; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307; Schwertner, Suzana Feldens; Oliveira, Joelma Fernandes de; Nogueira, Francisco Marcos Mendes
    A presente Dissertação de mestrado aborda a temática da Escola de Fronteira na intersecção com os seguintes temas: formação de professores (inicial e continuada), (multi)culturalismo e currículo. Esses conceitos a priori formam uma unidade que permite ampliar os horizontes, especialmente ao considerarmos o campo de interesse desta pesquisa (tema) e as singularidades (polifonia dos sujeitos-participantes) sobre os saberes pedagógicos e a ambiência do Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Neto (C.E.M.C.V.N.), o qual está localizado na cidade de Pacaraima, no estado mais Setentrional do País. Registra-se que o município faz Fronteira com a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén. Diante desse cenário, emergiu as seguintes questões: em que medida os saberes pedagógicos da formação inicial e continuada são mobilizados pelos professores/professoras para atender às demandas e os desafios específicos da prática docente no contexto da/na Escola de Fronteira? Qual é o modus operandi que os professores/professoras agenciam no processo de ensino e aprendizagem na Escola de Fronteira a partir da (con)vivência de alunos/alunas brasileiros/as e venezuelanos? Que saberes pedagógicos precisam ser construídos ou ressignificados com a finalidade de dar conta dos desafios que se colocam no cotidiano da/na Escola de Fronteira?. Com o intuito de buscar respostas aos questionamentos em tela, privilegiou-se a dimensão da pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso e o aporte da metodologia da História Oral através de entrevistas semiestruturas. Não obstante, devido à Pandemia do Coronavírus (COVID-19) foi preciso fazer alguns ajustes e traçar algumas estratégias para darmos conta da produção, sistematização e análise dos dados, dentre as estratégias, recorremos para as videochamadas com auxílio do Google Meet para realizar e gravar as entrevistas, além do Google Forms na aplicação de questionários. Essas estratégias se mostraram satisfatória no decorrer da investigação porque resguardou os entrevistados e o entrevistador, particularmente por causa da insegurança frente ao COVID-19. A partir da pesquisa de campo e das entrevistas é possível inferir que a dinâmica e a singularidade educacional no C.E.M.C.V.N perpassa pelos desafios e pela barreira linguista, exigindo busca de alternativas didático-pedagógica com a finalidade de mitigar os obstáculos e inserir todos dentro do processo de ensino e aprendizagem. Demais, os resultados da pesquisa, ainda, apontam a Fronteira como lócus circularidade de pessoas, culturas, saberes e, também, de tensionamento sociocultural, ainda mais porque tem uma grande circulação de pessoas devido boom migratório de venezuelanos fugindo da crise econômica, política e social vividas no País vizinho desde 2014.
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    Os desafios do ensino remoto nos anos iniciais da educação básica: olhares de professores do município de Juazeiro do Norte (CE)
    (2022-12) Viana, Cícera Tatiana Pereira; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Forneck, Kári Lúcia; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Silveira, Samai Serique dos Santos
    A pandemia da Covid-19 fez com que a educação escolar no Brasil assumisse, em 2020, o modelo remoto de forma emergencial, para tentar minimizar os prejuízos no processo de aprendizagem dos alunos. Diante daquele cenário, os professores se depararam com um grande desafio e precisaram se reinventar para dar continuidade às atividades pedagógicas. Nesse contexto, o objetivo central deste estudo é investigar os movimentos pedagógicos realizados por professores quanto ao desenvolvimento de práticas e atividades pedagógicas no período pandêmico, com vistas a responder à problemática: Como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental I de Juazeiro do Norte (CE), movimentaram-se pedagogicamente no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, no biênio 2020-2021? Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: conhecer as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores durante o ensino remoto; verificar quais recursos tecnológicos foram utilizados e quais cursos de formação continuada foram realizados pelos professores; identificar impactos, positivos e negativos, da utilização do ensino remoto na vida profissional e pessoal dos professores. A relevância da temática consiste em poder proporcionar, a partir dos relatos dos docentes pesquisados, indicativos educacionais para a construção de mecanismos que avaliem o desenvolvimento da educação durante a pandemia. A abordagem deste estudo é de natureza qualitativa e exploratória, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas, apoiando-se nos pressupostos da modalidade estudo de caso e análise dos dados por meio de análise textual discursiva. Os resultados apontam para a construção de um diálogo reflexivo no qual foram percebidas dificuldades ante o impacto do modelo de ensino remoto, tais como isolamento social, falta de suporte tecnológico, pouca interação entre professor e aluno e falta de políticas públicas que favoreçam a inserção tecnológica nas escolas. Por outro lado, foi possível evidenciar que, apesar de desafiador, o período pandêmico trouxe avanços à educação, dentre os quais é possível citar a autoformação do professor, a imersão no mundo educacional tecnológico e a necessidade de perceber o aluno no seu contexto socioeducacional.
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    As metodologias de ensino na educação do campo: o trabalho de uma professora no município de Goianésia do Pará-PA em turma multisseriada
    (2021-12) Souza, Lindomar Pereira de; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Hage, Salomão Mufarrej; Martins, Silvana Neumann; Garzon, Liliana Inês Ávila
    Discutir o ensino na Educação do Campo é marcar esse território respeitando todos os sujeitos que dão vida para cada realidade do campo, e nessa perspectiva a formação continuada do professor atuante nessa realidade em turma multisseriada se torna uma questão a mais a ser respeitada e considerada por todos que fazem a educação sistemática acontecer. Vivenciar os desafios de ensinar numa escola do campo é, sobretudo acreditar no trabalho do professor, na sua capacidade de criação e recriação de metodologias de ensino em sua ação no cotidiano da sala de aula buscando melhorar sua prática pedagógica. O presente estudo teve como problema: Quais metodologias de ensino são utilizadas por uma professora atuante na Educação do Campo, em uma turma multisseriada no município de Goianésia do Pará? Dessa forma seu objetivo geral buscou: Investigar quais as metodologias de ensino são utilizadas por uma professora atuante na Educação do Campo, em uma turma multisseriada no município de Goianésia do Pará. A pesquisa teve uma abordagem de caráter qualitativo fundamentada no pensamento de Teixeira (2011) e Moreira (2011) e do tipo documental baseada em Gil (1999) e da pesquisa de campo na perspectiva do olhar de Marconi e Lakatos (1999), e ainda da Pesquisa-Ação conforme Thiollent (2007). O sujeito da pesquisa foi uma professora atuante numa turma multisseriada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação do Campo no município de Goianésia do Pará/PA. A coleta de dados se efetivou através do uso da entrevista semiestruturada as quais foram gravadas com celular, da observação participante, registro por meio de fotografia e diário de campo. A mesma contou com as contribuições teóricas de autores que discutem a temática em debate como: Hage (2005, 2010); Pires (2012); Fighera (2018); Veiga (2012) entre outros que abordam esse campo de estudo, e ainda algumas legislações que regulamentam a Educação do Campo. A pesquisa apontou sobre a carência de materiais didáticos para auxiliar a professora em suas ações pedagógicas, assim como da necessidade de ampliação de formação continuada destinadas aos professores atuantes em turmas multisseriadas no campo, além de se pensar um planejamento pautado na coletividade. A pesquisa trouxe contribuições importantes no sentido de compreender a necessidade da elaboração de um projeto capaz de assegurar a formação continuada para professores de turmas multisseriadas do campo visando a melhoria da prática pedagógica em sala, bem como da construção de um planejamento baseado na realidade dos sujeitos residentes no espaço rural que necessitam da escola do campo.