Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2707
Title: “Brown bear, brown bear, what do you see?” - Um relato interpretativo de um projeto de ensino de língua inglesa na educação infantil
Authors: Sarmento, Jaqueline dos Santos
Keywords: Educação Infantil;Ensino de língua inglesa;BNCC;Contação de história
Date of Defense: 5-Dec-2019
Issue Date: Nov-2019
Citation: SARMENTO, Jaqueline dos Santos. “Brown bear, brown bear, what do you see?” - Um relato interpretativo de um projeto de ensino de língua inglesa na educação infantil. 2019. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2707.
Abstract: Os documentos oficiais que organizam a educação no Brasil, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), não preveem o ensino de inglês na Educação Infantil e na primeira etapa do Ensino Fundamental. No entanto, diversas pesquisas (AVILA e TONELLI, 2018; CRISTÓVÃO e GAMERO, 2009; SELBACH, 2014) mostram a potencialidade do ensino de língua inglesa para crianças para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato interpretativo de um projeto de ensino de língua inglesa para crianças de 4 e 5 anos da educação básica, por meio da contação da história infantil Brown Bear, Brown Bear, What do you see?, de Bill Martin Jr e Eric Carle. A escolha do tema e o planejamento das aulas foram realizados após observações de aulas na turma na qual o projeto foi aplicado e foram levados em consideração os campos de experiência da Educação Infantil previstos na Base Nacional Comum Curricular e objetivos de aprendizagem de língua inglesa. A metodologia utilizada na pesquisa foi relato interpretativo dos dados, que são compostos por um diário de campo e gravações de áudio das aulas do projeto. Os dados foram gerados a partir da aplicação do projeto didático em língua inglesa por meio de uma história infantil, cuja aplicação ocorreu no mês de outubro de 2019. A análise dos dados evidenciou que projetos que envolvam contação de histórias infantis em inglês podem contribuir para a promoção dos objetivos de aprendizagem previstos na BNCC, permitindo que crianças de 4 e 5 anos da educação básica pública aprendam não somente vocabulário e estrutura da língua, mas também utilizem o conteúdo abordado em sala de aula para suas vidas dentro e fora da escola.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2707
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019JaquelinedosSantosSarmento.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons