Alfabetização e letramento: impactos das políticas públicas nas práticas escolares no ciclo de alfabetização em um município do Vale do Taquari/RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-11
Orientador
Bublitz, Grasiela Kieling
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Percebe-se que as políticas públicas de alfabetização, bem como os conceitos de “alfabetização” e de “letramento”, vêm sofrendo alterações ao longo dos anos, gerando novas pesquisas, diferentes formas de conceituação e novas metodologias para suprir a demanda de um “novo” alfabetizar. Assim, esta monografia tem como objetivo analisar os impactos que as mudanças nas políticas públicas brasileiras de alfabetização promoveram nas práticas escolares de professores alfabetizadores. Metodologicamente, para realizar o desenvolvimento deste estudo, fez-se necessário, inicialmente, realizar uma pesquisa bibliográfica para compreender o significado dos termos relacionados ao processo de alfabetização e letramento, além de investigar e compreender quais foram as políticas públicas desenvolvidas, a nível nacional, no recorte histórico de 2005 a 2018 que remetiam as práticas de alfabetização e de letramento. Para embasar tais conceito fez-se uso de ideias e estudos de Soares (2003, 2004, 2010, 2012, 2018), Barbosa (1994), Carvalho (2015), Frade (2005), Kleiman (1995), Mortatti (2004) e Picolli, Camini (2012). No que compete às políticas públicas alfabetizadoras, contemplou-se um estudo e análise referente ao Programa Pró-Letramento e ao Programa Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC); além de enfatizar as normativas: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, e o Plano Nacional de Educação. Além disso, posteriormente, realizou-se uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, com o objetivo de compreender como eles avaliaram as formações das quais participaram, como aplicaram o aprendizado dessas formações em sala de aula e entender, através dos relatos dos professores, se essas formações impactaram nas suas práticas pedagógicas alfabetizadoras. Como processo de geração de dados, utilizou-se um questionário com todas as professoras do ciclo de alfabetização (1°, 2° e 3° ano) de um município do Vale do Taquari/RS. O município estudado tem três escolas que atendem o ciclo de alfabetização, todos os professores atuantes deste ciclo foram convidados a participar dessa pesquisa. Dos nove professores contatados, houve retorno de 6 e é sobre estes questionários que as análises deste estudo se desenvolveram. Como resultados desta pesquisa, pôde-se perceber o quanto os termos alfabetização e letramento se alteram ao longo da formulação, da composição escolar e do tempo em que passam a ser analisados. Além disso, a implementação e homologação das políticas públicas relacionadas a alfabetização, as quais são descritas nesta pesquisa, possibilitaram perceber que são criadas para que haja a melhora na qualidade da aprendizagem dos alunos, bem como, proporcionar aos profissionais estratégias para abordar a alfabetização e o letramento em suas práticas de sala de aula.
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização; Letramento; Políticas Públicas; Formação
Citação
PRIMAZ, Deise Janaína. Alfabetização e letramento: impactos das políticas públicas nas práticas escolares no ciclo de alfabetização em um município do Vale do Taquari/RS. 2019. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2713.
Coleções