Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2966
Title: Ensino e movimentos de aprendizagem - história dos espaços e das pessoas no bairro Santo Antônio, Lajeado, Rio Grande do Sul
Authors: Heinrichs, Everline Luise  Lattes
Keywords: Ensino;Comunidade;Educação não formal;Espaços de aprendizagem;Teaching;Community;Non-formal education;Learning spaces
Date of Defense: 18-Mar-2021
Issue Date: Mar-2021
Citation: HEINRICHS, Everline Luise. Ensino e movimentos de aprendizagem - história dos espaços e das pessoas no bairro Santo Antônio, Lajeado, Rio Grande do Sul. 2021. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 mar. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2966.
Abstract: Os espaços de um bairro reconhecidos e considerados significativos pela comunidade são como lugares de ensino, aprendizagem, proteção e afeto. Ensinar, aprender são movimentos que podem se dar em qualquer espaço e tempo, considerando as experiências diárias na comunidade e suas contribuições para o desenvolvimento integral do ser humano. Esta pesquisa analisou as percepções da comunidade acerca dos espaços de aprendizagem no bairro Santo Antônio, na cidade de Lajeado, Rio Grande do Sul. Os objetivos norteadores caracterizaram o contexto social, histórico e geográfico da pesquisa a fim de situar a comunidade e os espaços de aprendizagem; a investigação da história dos espaços de aprendizagem, a partir de diferentes fontes e documentos foi outro aspecto estudado; a análise dos espaços/lugares e das representações para a comunidade foi o ponto alto do estudo em questão. A pesquisa está caracterizada como qualitativa, de abordagem histórico-cultural, descritiva e de análise documental. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a técnica da história oral, fazendo uso de entrevistas abertas, que foram previamente organizadas e executadas. Além dos gestores dos espaços de aprendizagem selecionados no bairro, foram feitas entrevistas com lideranças e moradores da comunidade que usufruem dos locais. Para a análise dos dados se fez uma aproximação com a análise de conteúdo e uso do software NVivo. Os resultados apontaram que os espaços coletivos, onde acontece o encontro com o outro, são aqueles de maior representatividade para a comunidade. São espaços que foram conquistados pela comunidade ao longo da sua história e que caracterizam-se como lugares de pertencimento, afeto e proteção, que inevitavelmente merecem ser cuidados e preservados pela coletividade e que ali corporifica sua representatividade social. É em torno deles que o bairro se constitui e os encontros nele promovidos resultam em experiências de ensino e de aprendizagem aos seus moradores.
The spaces of a neighborhood that are recognized and considered significant by the community are places of teaching, learning, protection, and affection. Teaching, learning are movements that can take place in any space and time, considering the daily experiences in the community and their contributions to the integral development of human beings. This research analyzed the community's perceptions about the learning spaces in the Santo Antônio neighborhood, in Lajeado city, Rio Grande do Sul. The guiding objectives characterized the social, historical, and geographical context of the research in order to situate the community and the learning spaces; the investigation of the history of learning spaces, from different sources and documents, was another aspect studied; the analysis of spaces/places and representations for the community was the highlight of the study in question. The research is characterized as qualitative, with a historical-cultural approach, descriptive and documentary analysis. The oral history technique was used as an instrument of data collection, making use of open interviews, which were previously organized and performed. In addition to the managers of the learning spaces selected in the neighborhood, interviews were conducted with leaders and residents of the community who enjoy the spaces. For data analysis, an approximation was made with content analysis and the use of NVivo software. The results showed that the collective spaces, where the encounter with the other happens, are those of greater representation for the community. These are spaces that have been conquered by the community throughout its history and that are characterized as places of belonging, affection, and protection, which inevitably deserve to be cared for and preserved by the community and that embody their social representativeness there. It is around them that the neighborhood is formed and the meetings promoted there result in teaching and learning experiences for its residents.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2966
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