Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/3073
Title: Do emprego formal ao ingresso no mundo empreendedor: um estudo sobre ex-colaboradores de empresas do ramo calçadista em Bom Retiro Do Sul/RS
Authors: Rosa, Francielle Sutel
Keywords: Empreendedorismo;Motivações;Bom Retiro do Sul
Date of Defense: 1-Dec-2020
Issue Date: Nov-2020
Citation: ROSA, Francielle Sutel. Do emprego formal ao ingresso no mundo empreendedor: um estudo sobre ex-colaboradores de empresas do ramo calçadista em Bom Retiro Do Sul/RS. 2020. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 01 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3073.
Abstract: O empreendedorismo é o método de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. O empreendedor pode ser motivado por necessidade (foco na sobrevivência) e por oportunidade (foco em realizar o sonho). A presente monografia aborda o tema empreendedorismo por necessidade ou por oportunidade, e se propõe a identificar e analisar como ex-colaboradores de empresas do ramo calçadista do município de Bom Retiro do Sul/RS ingressaram no mundo do empreendedorismo e administram seus negócios. Os objetivos específicos se dividiram em conhecer quais fatores influenciaram os mesmos a se tornarem empreendedores, identificar as principais dificuldades e facilidades encontradas no processo, conhecer o perfil dos empreendedores e de seus empreendimentos e conhecer quais são seus planos para o futuro. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e de abordagem qualitativa, baseada em procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, em que a coleta de dados é com base nas informações levantadas sobre o empreendedorismo e por uma entrevista com um roteiro estruturado que foi aplicado a dez empreendedores. A análise dos dados é qualitativa interpretativa, para buscar atingir o objetivo proposto, com base no autor Godoy (1995). Os principais resultados encontrados foram que 5 entrevistados empreenderam por necessidade e 5 por oportunidade, a maior parte deles continuou no ramo calçadista prestando serviços à outras indústrias de calçados, porém 3 deles ingressaram no ramo de comércio e a maior parte são empresas de pequeno porte. Os empreendedores entrevistados consideram ter as características do perfil empreendedor apontadas pelo SEBRAE, sendo que 4 deles diz não estabelecer rede de contatos. Dentre as principais dificuldades relatadas destacou-se falta de capital para investimentos, capacitar funcionários e falta de experiência no ramo de atividade. Todos têm planos de ampliar os negócios já existentes e de abrir novos negócios em ramos diferentes.
URI: http://hdl.handle.net/10737/3073
Appears in Collections:Administração - LFE Administração de Empresas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020FrancielleSutelRosa.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons