Desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais usando estudos de aula: integração de recursos tecnológicos e atividades experimentais

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Data
2021-08
Orientador
Quartieri, Marli Teresinha
Banca
Giongo, Ieda Maria
Neide, Italo Gabriel
Villagrá, Jesús Angel Meneses
Blanco-Álvarez, Hilbert
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Resumo
Esta pesquisa teve, como objetivo, analisar como a formação continuada, baseada na metodologia de Estudos de Aula, com professores dos Anos Iniciais e com foco em recursos tecnológicos e atividades experimentais, promove o desenvolvimento profissional desses docentes. Na pesquisa, de caráter qualitativo, fez-se uso dos seguintes instrumentos de coleta de dados: gravação do grupo focal; filmagens dos encontros de formação; diários de anotações das professoras participantes; gravações dos momentos de Estudos de Aula; e diário de campo da pesquisadora. A investigação foi desenvolvida em três etapas: grupo focal, formação colaborativa e metodologia de Estudos de Aula. Assim, em 2017, realizou-se o grupo focal para identificar e compreender angústias, dificuldades e necessidades do grupo de professoras participantes. O grupo destacou dificuldades em relação à disponibilidade de tempo para planejamento e preparação de atividades envolvendo a utilização desses recursos, falta de hábito e insegurança para lidar com os equipamentos e falta de domínio de alguns conceitos teóricos. Com base nesses dados, organizou-se um curso de formação no ano de 2018, nos moldes da constituição de grupos colaborativos, distribuído em nove encontros. Participaram do curso 11 professoras, as quais puderam compartilhar ideias, sugestões e práticas pedagógicas já desenvolvidas, bem como discutir questões teóricas sobre a utilização de recursos tecnológicos e o desenvolvimento de atividades experimentais para o ensino de Ciências e Matemática dos Anos Iniciais. Nos encontros percebeu-se envolvimento das professoras, que participaram das discussões e realizaram apontamentos e considerações acerca da importância das atividades experimentais para abordar alguns conteúdos em sala de aula. De forma geral, observou-se que as professoras possuíam pouco contato com materiais diferenciados. Em 2019, foram organizados momentos de encontro com dois grupos de professoras, utilizando-se a metodologia de Estudos de Aula para fomentar o desenvolvimento e a continuidade desse processo de formação. Nesse período, foram desenvolvidos quatro ciclos completos com cada grupo (A e B), envolvendo planejamento, aplicação e observação, avaliação e replanejamento e avaliação final de sequência de atividades com uso de recursos tecnológicos ou atividades experimentais. Destaca-se que, no decorrer de todo planejamento, as professoras demonstraram comprometimento e entusiasmo, visto que todas participaram da organização de uma atividade que atendesse os objetivos almejados. Durante a aplicação e a observação da proposta, a professora aplicadora aceitou ser observada e filmada. Nos momentos de avaliação e replanejamento, todas contribuíram com observações e avaliaram como produtiva, para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, a metodologia de encontro com os pares. Da mesma forma, os ciclos de Estudos de Aula proporcionaram momentos diferenciados para as participantes e, de modo geral, todas consideraram importantes, para o processo de formação e melhoria das práticas pedagógicas, os momentos de planejamento, observação e avaliação. Portanto, os resultados indicam que a formação continuada baseada na metodologia de Estudos de Aula, que considera o contexto escolar dos professores e envolve a colaboração para o 7 planejamento e reflexão da ação, revela-se um caminho promissor para o desenvolvimento profissional docente.

It is qualitative research aims to analyze how continuing education - based on the methodology of Lesson Study, developed with teachers of the first years of Elementary School and with focus on technological resources and experimental activities - promotes the professional development of those educators. Some tools were used to collect data, such as recordings of the group work and the meetings, journals of the participating teachers, recording of the activities based on Lesson Study methodology, and the researcher's field diary. The investigation was carried out in three stages: focus group, collaborative training, and Lesson Study methodology. Thus, in 2017, a group was created to identify and understand the concerns and needs of the participating teachers. They highlighted difficulties related to the lack of mastery of some theoretical concepts, the lack of the habit of working with the equipment, and the lack of time available for planning and preparing activities involving the use of the resources. Based on these data, a course divided in nine meetings was organized in 2018, using the approach of collaborative groups. Eleven teachers joined the program and had the opportunity to share ideas, suggestions and pedagogical practices already developed, as well as discuss theoretical issues involving the use of technological resources and the development of experimental activities for teaching Science and Mathematics in Elementary School. In the meetings, the involvement of the teachers was clearly noticed. They participated in the discussions and made notes and considerations about the importance of experimental activities when approaching some topics in the classroom. In general, it was observed that they had little contact with different kinds of materials. Finally, in 2019, meetings were organized with two groups of teachers, using the Lesson Study method to encourage the development and continuity of the training process. During the time spent using the methodology four complete cycles were developed with each group (A and B), involving: planning; application and observation; evaluation and re-planning; and final evaluation of the sequence of actions using technological resources or experimental activities. It is remarkable that, throughout all the planning, the teachers showed commitment and enthusiasm, as they all contributed organizing an activity that met the initial goals. During the development of the project, the applying teacher agreed to be observed and recorded. In addition, everybody helped with comments, and the methodology of meeting with peers was considered very productive for the improvement of pedagogical practices. Equally, the sets of Lesson Study provided different experiences for the participants and, in general, the moments of planning, observing, and evaluating were considered important for the process of training and improving teachers’ techniques. Therefore, the results indicate that continuing training based on the Lesson Study methodology, which considers the background of the school and involves collaboration for planning and acting, is a promising path for the professional development of educators.

Esta pesquisa de carácter cualitativo, analizar cómo la formación continuada, basada en la metodología de Estudios de Clase, con profesores de los Años Iniciales y con foco en recursos tecnológicos y actividades experimentales, promueve el desarrollo profesional de esos docentes. Se hizo uso de los siguientes instrumentos de colecta de datos: grabación del grupo focal; filmaciones de los encuentros de formación; diarios de apuntes de las profesoras participantes; grabaciones de los momentos de Estudios de Clase; y diario de campo de la pesquisadora. La investigación fue desarrollada en tres etapas: grupo focal, formación colaborativa y metodología de Estudios de Clase. Así, en 2017, se realizó el grupo focal para identificar y comprender las angustias y necesidades del grupo de profesoras participantes. El grupo destacó dificultades en relación a la falta de dominio de algunos conceptos teóricos, a la falta de hábito de trabajar con los equipamientos y, aún, de disponibilidad de tiempo para planificación y preparación de actividades envolviendo la utilización de esos recursos. Con base en esos datos, se organizó un curso de formación en el año de 2018, distribuido en nueve encuentros, en los moldes de la constitución de grupos de colaboración. Participaron del curso 11 profesoras, las cuales tuvieron oportunidad de compartir ideas, sugestiones y prácticas pedagógicas ya desarrolladas, bien como discutir cuestiones teóricas envolviendo la utilización de recursos tecnológicos y el desarrollo de actividades experimentales para la enseñanza de Ciencias y Matemáticas de los Años Iniciales. En los encuentros, se percibió el envolvimiento de las profesoras, que participaron de las discusiones y realizaron apuntamientos y consideraciones sobre la importancia de las actividades experimentales en el abordaje de algunos contenidos en aula de clase. De forma general, se observó que tenían poco contacto con materiales distintos. En fin, en 2019, fueron organizados momentos de encuentro con dos grupos de profesoras, se utilizando de la metodología de Estudios de Clase para fomentar el desarrollo y la continuidad del proceso de formación. En ese período de Estudios de Clase, fueron desarrollados cuatro ciclos completos con cada grupo (A y B), envolviendo: planeamiento; aplicación y observación; evaluación y replanteamiento; y evaluación final de secuencia de actividades con uso de recursos tecnológicos o actividades experimentales. Se destaca que, en el transcurso de todo planeamiento, las profesoras demostraron comprometimiento y entusiasmo, ya que todas contribuyeron para organizar una actividad que atendiese los objetivos anhelados. Durante la aplicación y observación de la propuesta, la profesora aplicadora aceptó ser observada y filmada y, en los momentos de evaluaciones y replanteamiento, todas contribuyeron con observaciones, clasificando como productiva, para el perfeccionamiento de las prácticas pedagógicas, la metodología de encuentro con los pares. De la misma forma, los ciclos de Estudios de Clase proporcionaron momentos diferenciados para las participantes y, de forma general, todas consideraron importantes los momentos de planificación, observación y evaluación, para el proceso de formación y mejora de las prácticas pedagógicas. Por lo tanto, los resultados indican que la formación continuada basada en 11 metodología de Estudios de Clase, que considera el contexto escolar de los profesores e involucra la colaboración para el planeamiento y reflexión de la acción, se revela un camino promisorio para el desarrollo profesional docente.
Descrição
Palavras-chave
Estudos de Aula; Anos Iniciais; Formação de professores; Grupos colaborativos; Recursos tecnológicos; Atividades experimentais; Lesson Study; Teacher training; Collaborative groups; Technological resources; Experimental activities; Elementary School; Estudios de Clase; Formación de profesores; Grupos de colaboración; Recursos tecnológicos; Actividades experimentales; Años Iniciales
Citação
MÜLLER, Ana Paula Krein. Desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais usando estudos de aula: integração de recursos tecnológicos e atividades experimentais. 2021. Tese (Doutorado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 ago. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3166.
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