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- ItemAcesso AbertoEstratégias de ensino utilizadas no ensino superior de enfermagem durante a pandemia da covid-19 no Brasil: Uma abordagem de revisão integrativa da literatura(2025-07-02) Almeida, Erivan Elias Silva de; Schwertner, Suzana Feldens; https://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Schuck , Rogério José; Almeida , Rodrigo Guimarães dos Santos; Cosentino , Susane Flores; Lohmann , Paula MicheleEsta tese realizou uma revisão integrativa sobre as estratégias de ensino adotadas em momento emergencial no Brasil por docentes de Enfermagem durante a pandemia de Covid-19. Buscou-se verificar as estratégias de ensino utilizadas no Ensino Superior de Enfermagem, no contexto brasileiro, durante a pandemia da Covid-19. A caminhada metodológica caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, do tipo revisão integrativa, embasada nos pressupostos teóricos mencionados por Ganong (1987). O estudo foi ancorado na abordagem qualitativa, buscando conhecer os recursos desenvolvidos para o Ensino Superior da Enfermagem Brasileira na conjuntura da Covid-19. Para tanto, fez-se uma busca nas bases SciELO, BVS, Pubmed, WoS e LILACS, utilizando uma combinação entre os descritores “COVID- 19”, “Educação em Enfermagem”, “Ensino Superior”, “Educación de Enfermería”, “Educación Superior”, “Nursing Education” e “College Education”, pesquisados em conjunto com AND. Foram identificadas 15.337 publicações, das quais 50 foram selecionadas, após aplicação dos critérios de exclusão. Os artigos foram analisados detalhadamente por uma aproximação com a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), a fim de categorizar as informações obtidas. A análise indicou a criação de três categorias, a saber: Tendências dos artigos acerca do ensino em Enfermagem na pandemia no contexto brasileiro; Estratégias de ensino em Enfermagem e sua utilização nas aulas virtuais; e Estratégias de ensino em Enfermagem nas aulas práticas, atividades de extensão e de estágio durante a pandemia de Covid-19. A partir dos resultados, destaca-se a adaptação urgente dos docentes às plataformas digitais, a predominância do português nas publicações, apontando desafios na publicação das evidências científicas. Constatou-se que as estratégias de ensino se destacaram pela diversidade metodológica, uso de simuladores virtuais, além da integração de ensino teórico e prático, obedecendo aos critérios e normas ministeriais da saúde e educação brasileira. Também foi relevante o uso de telenfermagem, aulas com jogos, além do desempenho na criação de estratégias na condução de novo método emergencial desenvolvido para dar continuidade ao ensino. Apesar disso, o ensino remoto emergencial apresentou desafios, tais como o baixo suporte psicológico para professores nas instituições de ensino superior no curso de Enfermagem, apresentando sobrecarga de trabalho com o aumento da dedicação nas necessidades de supervisão dos recém-formados, bem como no apoio à saúde mental dos estudantes. Apesar das limitações temporais e geográficas do estudo, a investigação sugere a continuidade e inovação dessas estratégias de ensino no pós-pandemia, visando a seu aprimoramento, além de servir como alerta para próximos momentos de ações com ensino remoto emergencial no ensino de Enfermagem.
- ItemAcesso AbertoContribuições de sequências didáticas fundamentadas na educação CTS elaboradas por professores do ensino superior em um contexto de formação continuada(2025-05-25) Sousa, Paula Jucá de; Oliveira, Eniz Conceição; Strohschoen , Andreia Aparecida Guimaraes; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Pino, José Cláudio Del; Herber, Jane; Guerra, Cecília; Cortez, Jucelino; Lorenzetti, LeonirO Ensino Superior desempenha um papel essencial na formação de futuros profissionais, sendo responsável por moldar e influenciar a sociedade em diversas áreas do conhecimento. Nesse contexto, esse nível de ensino não se limita apenas à transmissão de conteúdos, mas à formação de cidadãos críticos e preparados para contribuir de maneira consciente e transformadora na sociedade. Portanto, ao integrar esses aspectos à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), busca-se promover uma educação mais contextualizada e reflexiva. Nesse contexto, a formação e a atuação dos professores no Ensino Superior são essenciais, pois têm uma relação direta com o desenvolvimento de competências fundamentais nos alunos. Nesta perspectiva, esta tese aborda a temática da formação continuada de professores, com o objetivo principal de identificar as contribuições das Sequências Didáticas (SD) com ênfase na educação CTS, elaboradas por professores atuantes no Ensino Superior. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com professores atuantes no Ensino Superior do Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Para o desenvolvimento, foi proposto um programa de formação continuada em educação CTS para professores atuantes no Ensino Superior, com o intuito de promover a elaboração de SD. A recolha de dados utilizou diferentes instrumentos, tais como o inquérito por questionário e entrevista, análise de documentos e observação. O questionário contou com perguntas fechadas e abertas, permitindo uma análise mais abrangente sobre a percepção dos professores em relação à utilização da SD para a Educação CTS em suas práticas pedagógicas. Além disso, foi utilizado um diário de itinerância para registrar as impressões e reflexões da pesquisadora durante as observações. A interpretação dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise de Conteúdo. O estudo das SD elaboradas pelos participantes foi realizado com o apoio de rubricas analíticas, utilizando a ferramenta FACTS (Ferramenta de Análise de Conteúdo para Sequências Didáticas), com o objetivo de examinar a aplicação prática da Educação CTS. Os resultados da pesquisa indicaram que a SD para educação CTS contribuiu para a construção de uma prática pedagógica inovadora, além de estimular os professores a se tornarem mais reflexivos sobre suas ações em sala de aula. Com esta pesquisa, espera-se oferecer subsídios para novas discussões sobre as SD com educação CTS no Ensino Superior, com o objetivo de promover reflexões entre os atores da educação. Dessa forma, busca-se contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino incentivando práticas pedagógicas mais críticas e inovadoras nas instituições de ensino.
- ItemAcesso AbertoA simulação da aula de desempenho didático nos cursos de licenciatura do IFCE Campus Crateús, como estratégia de ensino e contributo para inserção profissional na SEDUC-CE (2018-2022)(2025-03) Neri, Antonio Avelar Macedo; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Souza, Vilmar Ferreira de; Silva, Antonio Edson Alves da; Hattge, Morgana Domênica; Quartieri, Marli TeresinhaA aula de desempenho didático tem contribuído de maneira significativa, em conjunto com o componente curricular de Didática, para o processo de formação integral dos futuros professores que estão na fase inicial de sua formação, necessitando compreender diversas facetas da educação nacional. Nesse contexto, a pesquisa que fundamenta esta tese investigou as aulas de desempenho didático como mecanismos eficazes para a formação profissional dos estudantes nos cursos de licenciatura do IFCE campus Crateús, considerando as estratégias de ensino, as práticas didáticas e sua contribuição para a inserção profissional na Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE (2018-2022). Mais especificamente, este estudo visa: a) investigar as estratégias de ensino no desenvolvimento didático como construção do perfil profissional docente; b) compreender os desafios e as possibilidades na mediação pedagógica das aulas de desempenho didático pelos docentes; e, por fim, c) identificar as contribuições da simulação das aulas de desempenho didático para os egressos em licenciatura pelo IFCE. Para tanto, adota-se como referencial teórico Cordeiro (2017), Masetto (2010), Tardif (2012), Anastasiou e Alves (2003), focando na necessidade de se tornar um "estrategista", além dos pressupostos teóricos de Libâneo (2013; 2017), Pimenta (2006; 2010), Giroux (1992), Pérez-Gómez (1995) e Gramsci (1988), que contribuem para uma discussão mais aprofundada sobre a interseção entre teoria e prática. E, por último, Bardin (2006) no tocante à análise de conteúdo. Quanto à metodologia, essa se fundamenta em abordagem qualitativa exploratória, utilizando procedimentos como pesquisa bibliográfica conforme Demo (1985), pesquisa documental seguindo Godoy (1995) e pesquisa de campo baseada em Minayo (2010). A análise dos dados, fundamentada nos pressupostos de Prodanov e Freitas (2013), investigou quatro categorias: 1) Alinhamento do PPC em equivalência e estrutura; 2) Identificação dos obstáculos na mediação pedagógica; 3) Compreensão das barreiras no desenvolvimento profissional docente; e, por último, 4) Contribuições das simulações didáticas para a formação de egressos. Os resultados indicam que a aula didática desempenha um papel significativo no desenvolvimento do estudante na fase inicial de sua formação como professor A tese deste trabalho sustenta que a simulação da aula de desempenho didático, enquanto estratégia pedagógica adotada nos cursos de licenciatura do IFCE Campus Crateús, exerce papel de destaque no desenvolvimento de competências docentes, sendo um instrumento relevante para a formação de futuros professores. Por fim, conclui-se que este estudo pode contribuir para futuras pesquisas nesse campo, na formação de professores, especialmente no que tange às contribuições sobre a importância da simulação de aula de desempenho didático na inserção de professores nos certames da SEDUC-CE.
- ItemAcesso AbertoEntre a norma e o currículo: um estudo compreensivo do processo de recontextualização do ensinar, em projetos pedagógicos institucionais dos institutos federais(2024-10) Grams, Marcos Luis; Schuck, Rogério José; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Lohn, Luciana Gelsleuchter; Marchesan, Michele Roos; Menezes, Nilton Cezar Rodrigues; Martins, Silvana NeumannOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFs, atuam nos níveis da Educação Básica e Superior, obrigando-se à elaboração de um Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e, nele, um Projeto Pedagógico Institucional – PPI, destinados a definir sua identidade pedagógica e sua política de ensino. No período de 2012 a 2021, submetiam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio - DCNEPTNM, as quais determinavam, dentre os princípios relativos ao ensino, o Trabalho como princípio educativo - TPE e a Pesquisa como princípio pedagógico - PPP. Por sua vez, a literatura indica que as práticas docentes, os Projetos Pedagógicos de Curso e o planejamento institucional desconsideram, em grande medida, os ditames legais. Tem-se, portanto, como objetivo geral, compreender o que se mostra, nos PPIs dos IFs quanto à concepção de ensino, a partir da recontextualização das DCNEPTNM, em relação aos princípios normativos do Trabalho como princípio educativo e da Pesquisa como princípio pedagógico. Propõe-se, como tese a ser investigada: a recontextualização da norma em relação ao ensino, resulta em umconjunto de sentidos que fogem tanto aos objetivos e princípios nela previstos, quanto ao próprio universo epistêmico que os constituem no campo pedagógico. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, de base hermenêutica e compreensiva, centrado na metodologia da Análise Textual Discursiva, com uma amostra de 27 PPIs, sendo um por estado. Em uma dinâmica com dois ciclos compreensivos, o primeiro relativo ao lugar do PPI no PDI e o segundo à proposta de ensino nele evidenciada, mostrou-se do fenômeno que: a) há um afastamento em relação à norma, permitindo o avanço de paranormas e modelos, os quais promovem sentidos que não estão nela contidos; b) verifica-se um distanciamento quanto aos sentidos epistêmicos e semânticos atribuídos ao ensino e ao planejamento pedagógico, resultando em um contexto de “intersubjetividade sinsentido”; c) evidencia-se a hegemonia de uma visão de mundo específica a qual, no entanto, não resulta em uma clara concepção pedagógica; e, d) há uma relativa concordância normativa quanto à inserção do TPE, mas, em relação à PPP, mostrase um significativo vazio e um distanciamento em relação ao seu sentido eminentemente pedagógico, como estruturante do ensino.
- ItemAcesso AbertoReflexos da formação continuada na prática docente: um estudo na educação a distância no ensino superior(2024-12) Silva Júnior, Adonias Soares da; Amado, Nélia Maria Pontes; Carreira, Susana Paula Graça; Schuck , Rogério José; Dullius , Maria Madalena; Matos , João Filipe; Lagarto , José ReisA presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari – Univates, teve por objetivo geral analisar a prática docente na modalidade a distância mediante a formação continuada no curso superior em Administração Pública do IFBA. A pesquisa fundamentou-se em três principais linhas teóricas. A primeira, Educação a Distância e Comunicação na Educação, utilizou-se dos autores Belloni (2013), Moore (2007) e Litto e Formiga (2009), que discutem a EAD explorando como a mediação tecnológica facilita o acesso ao conhecimento e transforma a interação entre professores e alunos. A segunda, Formação de professores, levou em consideração autores como Tardif (2001), Pimenta (2005) e Nóvoa (1988), que defendem a formação continuada dos professores, enfatizando que o desenvolvimento profissional docente depende tanto do conhecimento teórico quanto da experiência prática, valorizando, também, a construção da identidade docente e o papel do professor como mediador do conhecimento e promotor de práticas reflexivas. Por fim, na linha teórica Inovação e tecnologias na Educação, os autores Moran (2007), Kenski (2007) e Lévy (1999) foram utilizados para tratar da inserção de tecnologias digitais e das novas mídias na educação, ressaltando seu potencial para transformar práticas pedagógicas e promover um aprendizado mais dinâmico e colaborativo. Nesta pesquisa, optou-se por uma metodologia qualitativa, pautada na pesquisa-ação. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o questionário, o grupo focal, a observação, o diário de campo e os depoimentos recolhidos a partir da participação no Curso de Formação Continuada. A análise dos dados foi realizada com base na teoria de análise de conteúdo de Bardin (2011), em que o material analisado passa por três fases: uma de pré-análise; categorização, codificação e quantificação dos dados (análise do material); e tratamento dos resultados. A partir dessa teoria, identificou-se três categorias principais: reflexos da formação continuada na prática docente, utilização dos materiais pedagógicos na prática docente e reflexos da formação continuada na perspectiva e aprendizagem dos estudantes. Os participantes da pesquisa foram professores e estudantes vinculados ao curso de Bacharelado em Administração Pública, ofertado na modalidade a distância pelo IFBA. Foi possível identificar, a partir das atividades, que as necessidades formativas dos professores estão relacionadas ao uso adequado das ferramentas tecnológicas, ao conhecimento e prática das metodologias ativas, à produção de material e às questões de inclusão na EAD. Com base nos dados coletados a partir do Curso de Formação Continuada, o estudo revelou que houve mudanças positivas na prática docente, as quais refletiram na aprendizagem dos estudantes. Constatou-se barreiras iniciais enfrentadas pelos professores, como dificuldades técnicas e resistência ao uso de novas tecnologias. Com a formação, os docentes desenvolveram competências digitais e metodológicas, integrando ferramentas como ambientes virtuais de aprendizagem e recursos audiovisuais e interativos, o que trouxe mais dinamismo e interatividade para as aulas, resultando em maior engajamento e autonomia dos alunos. Além disso, o estudo propôs um modelo de formação que combina aspectos técnicos e pedagógicos, incentivando uma prática reflexiva e inclusiva, adaptada para atender às necessidades de acessibilidade dos estudantes. O estudo revelou que houve a introdução de novos recursos tecnológicos durante as aulas a distância, maior utilização de metodologias ativas, melhoria do envolvimento dos estudantes em atividades práticas, projetos de extensão, bem como mudanças na utilização dos materiais com acessibilidade, como o uso de letras legíveis nos slides, bem como cores e fontes adequadas.