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    Ensino de línguas na região do Alto Solimões/AM: um estudo sobre a formação inicial de professores indígenas
    (2024-07-30) Guerreiro, Solano da Silva; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Forneck, Kári Lúcia; Rodrigues, Luana Ferreira; Eckert, Kleber
    Esta tese propõe a partir da vivência acadêmica do pesquisador, da análise dos documentos legais e institucionais e das vozes dos entrevistados, apresentar alternativas curriculares e metodológicas de ensino que possam minimizar as dificuldades de ensino e de aprendizagem na formação inicial de estudantes indígenas do curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, ofertado pelo INC/UFAM. A partir do entrelaçamento entre as inquietações do pesquisador com o horizonte vislumbrado para o ensinar e o aprender na formação de professores indígenas, emergiu o problema de pesquisa que conduziu esta investigação: “Quais as possibilidades que professores e Estudantes Indígenas Concluintes (EICs) vislumbram para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa (LP) e de Língua Espanhola (LE) na formação inicial de professores indígenas no curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, dupla licenciatura, ofertada pelo INC/UFAM?”. A partir dessa problemática, objetivou-se: 1º) analisar, comparativamente, a organização curricular presente no Projeto Político de Curso (PPC), 2008 e 2018, do curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, ofertado pelo INC/UFAM, bem como nos PCCs de Licenciatura Indígena e/ou Intercultural Indígena ofertados pela UFAM sede, Manaus; 2º) averiguar as percepções e as práticas de ensino utilizadas pelos professores do INC/UFAM sobre o ensinar e o aprender do estudante indígena; 3º) examinar as percepções dos estudantes indígenas concluintes em relação à formação oferecida pelo curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, ofertado pelo INC/UFAM e 4º) Evidenciar as proposituras dos professores e dos estudantes indígenas concluintes em relação às práticas de ensino e mudanças curriculares no curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, ofertado pelo INC/UFAM. Para fins metodológicos, assumiu-se, nesta tese, uma abordagem qualitativa com pressupostos aproximados do estudo de caso e da pesquisa documental. Foram envolvidas duas professoras que trabalham na Licenciatura de Letras do INC/UFAM, uma Professora de Língua Portuguesa (PLP) e uma Professora de Língua Espanhola (PLE) e dez Estudantes Indígenas Concluintes (EICs). Para a produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada. Dessa forma, os documentos legais e institucionais da UFAM e as doze entrevistas compuseram o corpus desta pesquisa. Os dados produzidos foram analisados seguindo a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e, com base nessa análise, foram categorizados e analisados mediante reflexões apoiadas em autores como Ausubel (1982); Duarte (1986); Silva (1991); Gadotti (1999); Tanuri (2000); Swain (2000); Matias Fleuri (2007); Fourez (2001); Vygotsky (1991, 2001); Swain e Lapkin (2001); Freitas (2002); Veiga (2003; 2004; 2009); Gatti e Barretto (2009); Saviani (2009); Silva e Ferreira (2010); Berbel (1998, 2011); Borges (2011); Cunha e Lucarelli (2013); Luck (2013); Gatti (2014); Nóvoa (2014; 2015); Demo (2015); Tardif (2017); Wagner (2018); Masetto (2018); Baniwa (2019); Moreira (2023), dentre outros. A partir dessa reflexão, identificou-se que os EICs (2023) apresentaram dificuldades em desenvolver as suas aprendizagens em LP e em LE em relação à oralidade e à escrita nas línguas, mediadoras e foco de aprendizagens. Diante desse cenário, compreende-se que há muito o que fazer no curso de Licenciatura em Letras do INC/UFAM, tendo por finalidade dar as condições necessárias para que os EICs tenham um ambiente favorável a sua formação como professores, considerando, nesse processo, uma formação que considere as especificidades, as diferenças da formação de professores indígenas, ainda que o curso investigado não seja uma licenciatura indígena nem intercultural indígena. Nesse sentido, surgiram algumas estratégias propostas pelos EICs, pela PLP, pela PLE e pelo pesquisador. Os EICs sugeriram que o NDE do curso (re)formule e (re)organize o currículo do curso, prevendo os pontos referentes à formação de professores indígenas, com a inclusão de disciplinas que trabalhem as especificidades das línguas indígenas, bem como o seu ensino. A PLP e a PLE acreditam na possibilidade do desenvolvimento de ações e de atividades extensionistas que possam contribuir na aprendizagem dos estudantes indígenas na LP e na LE. A fim de complementar a proposta das professoras, sugere-se a previsão no currículo do curso de Licenciatura em Letras do INC/UFAM de um programa de extensão que possibilite ações e atividades extensionistas de formação continuada de professores para as questões indígenas, assim como de ações e atividades extensionistas que visem minimizar as dificuldades dos EICs em LP e em LE. Para a condução dessas propostas, sugere-se o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem por meio da Metodologia da Problematização, Método do Arco de Charles Maguerez, e da Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problema (ABP).
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    TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA DISCENTES COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA E LESÃO MEDULAR EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR EM BOA VISTA/RR
    (2024-07) Silva, Luciana Leandro; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; https://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Schwertner, Suzana Feldens; Neuenfeldt, Derli Juliano; Filho, Anasias Noronha; Morais, Klara Santana
    Esta tese aborda o uso da Tecnologia Assistiva para alunos com deficiência física no ensino superior e tem como objetivo analisar sobre o uso da Tecnologia Assistiva para discentes com Encefalopatia Crônica e Lesão Medular nas Instituições Públicas de Ensino Superior em Boa Vista-RR. A caracterização da pesquisa quanto à abordagem foi qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Como procedimentos técnicos, utilizou-se o estudo de caso cujo universo se constitui de três (3) Instituições Públicas de Ensino Superior, três (03) responsáveis pelos Núcleos de Inclusão, sendo um vinculado a cada instituição, dois (02) servidores e cinco (05) acadêmicos com Deficiência Física, dos quais quatro (04) com Encefalopatia Crônica e um (01) com Lesão Medular e encontram-se na condição de matriculados na Instituição Pública de Ensino Superior. Dentre os instrumentos utilizados nesta pesquisa está a entrevista semiestruturada com o objetivo de identificar e conhecer a utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis nas Instituições Públicas de Ensino Superior em Boa Vista-RR, considerando os alunos com Deficiência Física. Também foi aplicado um questionário com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde-CIF e um roteiro de observação direta com o objetivo de diagnosticar a funcionalidade física dos alunos com Deficiência Física, matriculados nas referidas instituições. Para este momento, teve-se a colaboração de um Médico Ortopedista que contribuiu na elaboração do questionário, bem como, na elaboração do roteiro de observação, participando diretamente durante a sua aplicação. A análise dos dados coletados ocorreu por meio da Análise de Conteúdo, e através desta, emergiram três categorias de análise: recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis nas Instituições Públicas de Ensino Superior para os acadêmicos com Deficiência Física, diagnóstico da funcionalidade física dos acadêmicos com Encefalopatia Crônica e com Lesão medular e propostas de recursos de tecnologia assistiva para os acadêmicos com Encefalopatia Crônica e Lesão Medular. A partir destas, foi possível, assim, propor recursos de Tecnologia Assistiva para a promoção e/ou ampliação das condições de participação dos alunos com Deficiência Física no contexto educacional para o fomento de um ensino de qualidade. Como resultados desta pesquisa, verificou-se que há necessidade de um investimento maior para a aquisição de recursos de Tecnologia Assistiva, levando em consideração as necessidades dos acadêmicos, para que tenham condições de acesso a equipamentos adequados às suas necessidades, contribuindo para a participação nas ações propostas pela instituição de ensino. Enfatize-se a importância do trabalho multiprofissional para a realização da avaliação, pois ampliaria as discussões e possibilidades de indicação de recursos de TA a partir dos conhecimentos específicos na área de atuação. Ressalte-se, ainda, a necessidade e a importância da realização de novas pesquisas sobre a temática da Tecnologia Assistiva no ensino superior, a partir da avaliação funcional com base na CIF.
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    A FILOSOFIA DA PRÁXIS COMO PROPOSTA NO ENSINO NÃO FORMAL PARA EMERSÃO DO INTELECTUAL ORGÂNICO
    (2024) Gomes, Vilisa Rudenco; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Guareschi, Pedrinho; Pase, Hermerson Luiz; Hattge, Morgana Domênica; Machado, Neli Teresinha Galarce
    Este trabalho dedica-se a realizar uma proposta de Ensino Não Formal para emersão do intelectual orgânico, partindo da premissa gramsciana de que todos os homens são intelectuais, ainda que não exerçam esse papel na sociedade. A pesquisa foi realizada no Sindicato da Prefeitura Municipal de Navegantes/SC, e contou com nove trabalhadores da Secretaria de Obras, sob a suplência dos escritos de Guareschi e Gramsci, sobretudo da filosofia da práxis. A pesquisa é classificada como participante e utilizou a dialética como método de análise. Percebeu-se alargamento intelectual do grupo, comparando suas teses às suas sínteses após terem passado pela antítese. A pesquisa chegou aos seguintes resultados: os sujeitos pertencentes à mesma categoria diferiam-se em relação ao seu tempo de produção de síntese; dentre os participantes, foi identificado um intelectual orgânico, constituído a partir de seu processo histórico de lutas e militâncias; nem todos os participantes efetivaram o processo de emersão intelectual, seja por deficiências cognitivas, seja por problemas de desmotivação, conformismo e cansaço. Apenas três participantes realizaram o processo de emersão intelectual, verificado a partir de modificações de posturas, as quais envolvem: o abandono do senso comum, a proposição de reuniões com a categoria, a vontade declarada de busca de um vereador ou um partido, um condottiero para abrigar as demandas da categoria, o reconhecimento de que os Sindicatos são a maior forma de organização e expressão de luta da classe trabalhadora. A partir dos dados obtidos, concluiu-se que é possível a realização da emersão do intelectual orgânico no Ensino Não Formal.
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    Área de Ensino em Arquivo: práticas de governo da CAPES - Brasil
    (2024) Ribeiro, Inauã Weirich; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Aquino, Julia Groppa; Costa, Cristiano Bedin Da; Giongo, Ieda Maria; Olegário, Fabiane
    Esta tese, que conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES), tomou a Área de Conhecimento em Ensino (ACE) da CAPES como objeto de investigação pelas rédeas da arqueogenealogia foucaultiana. A ACE é vinculada à Grande Área de Conhecimento Multidisciplinar, do Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, criada em 2011. A ACE diferencia-se organizacionalmente da Área de Conhecimento em Educação (ACEdu), vinculada à Grande Área de Conhecimento de Ciências Humanas, do Colégio de Humanidades. Essa diferenciação foi considerada um acontecimento singular no âmbito da formação de pessoal de nível superior, de modo que possibilitou pensar o seguinte problema de pesquisa: de que modo o ensino emerge enquanto prática, estratégia, tecnologia de governo, do Estado brasileiro, a ponto de ser criada uma área em Ensino desvinculada da área de Educação? O problema de investigação levou a problematizar como o ensino é usado para operar o governo dos pesquisadores e da pesquisa educacional no Brasil por meio da CAPES. Com a abordagem arqueogenealógica foucaultiana, os discursos em torno do ensino funcionam como uma zona de problematização, em que “ensino” foi pensado como uma verdade histórica que pode e deve ser investigada. Com os procedimentos de arquivamento, foi possível produzir um recorte arquivístico referente às práticas de governo da CAPES - Brasil, desde a década de 1950, através da série documental Relatórios de Atividades. Por outra via, a arquivização permitiu pensar condições de possibilidade para a emergência da ACE como área Multidisciplinar desvinculada da ACEdu. Os resultados alcançados com a pesquisa apontam que a divisão das áreas de Ensino e de Educação pode ser vista como um efeito das práticas de governo da pós-graduação operadas pela CAPES. Essas práticas se dispersam nos diversos programas e projetos que a CAPES desenvolveu desde seu início: distribuição de bolsas, intercâmbio de professores, formação de professores através do ensino a distância, eventos, publicações, criação de mestrados profissionais etc. A dispersão das práticas de ensino da CAPES evidenciou o seu caráter multidisciplinar, na medida em que a mesma atua em diversas áreas do conhecimento, por meio de uma série de programas e projetos desvinculados da área Educação. Assim, de um lado, tem-se uma área de Educação, com seus problemas próprios, e, de outro, a área de Ensino, voltada para dar conta da formação de professores de outras áreas do conhecimento. Por fim, é possível concluir que a retirada do “Ensino” da área de conhecimento em Educação é um efeito direto do modo como a CAPES vem governando a pós-graduação no Brasil desde seu período de Campanha (1951-1964). Desse modo é possível afirmar que a área de Ensino da CAPES - Brasil provém da área de Ensino de Ciências e Matemática e as condições de possibilidade para a sua emergência existiram na medida em que a CAPES, desde sua criação na década de 1950, desenvolveu práticas e projetos voltados para o ensino de diversas áreas de conhecimento dissociadas da área de Educação.
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    A ABORDAGEM EDUCATIVA DE LORIS MALAGUZZI: POSSIBILIDADES PARA O PROTAGONISMO E O EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA AMÉRICA LATINA
    (2023-11) Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco; Martins, Silvana Neumann; Silva, Jacqueline Silva Da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Forneck, Kári Lúcia; Schneider, Mariângela Costa; Silva, Valdemir José Máximo Omena Da
    Esta tese propõe uma reflexão acerca da abordagem educativa de Reggio Emilia/Itália como possibilidade para desenvolver o protagonismo e potencializar o comportamento empreendedor na Educação Infantil, na América Latina. A Educação Infantil, denominada como a primeira etapa da Educação Básica, é constituída por uma geração de crianças e de educadores que são diariamente convocados a protagonizar e a empreender na construção de valores éticos, políticos e estéticos. A partir do entrelaçamento entre as inquietações da pesquisadora com o horizonte vislumbrado para o ensinar e o aprender na Educação Infantil, emergiu o problema de pesquisa que conduziu esta investigação: “Como a abordagem educativa de Loris Malaguzzi vem sendo desenvolvida na prática educativa de quatro professoras, que atuam em escolas de Educação Infantil, na América Latina, a fim de desenvolver o protagonismo infantil e potencializar o comportamento empreendedor das crianças?”. A partir dessa problemática, objetivou-se: 1º) conhecer como as práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina se aproximam da abordagem educativa de Reggio Emilia/Itália; 2º) analisar como ocorre o desenvolvimento do protagonismo infantil nas práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina; 3º) verificar se as práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina potencializam o comportamento empreendedor das crianças; 4º) verificar se a documentação pedagógica está presente nas práticas educativas de quatro professoras de escolas de Educação Infantil da América Latina. E, se estiver presente, averiguar o que evidenciam. Para fins metodológicos, assumiu-se, nesta tese, uma abordagem qualitativa com pressupostos aproximados do estudo de casos múltiplos e da pesquisa documental. Foram envolvidas quatro professoras da América Latina que trabalham na Educação Infantil. Para a produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada. Dessa forma, os documentos oficiais de três escolas e de um ateliê, os planejamentos, os registros fotográficos, as documentações pedagógicas e as quatro entrevistas compuseram o corpus desta pesquisa. Os dados produzidos foram analisados seguindo-se a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e, com base nessa análise, os dados foram categorizados e analisados mediante uma reflexão apoiada em autores como Dolabela (1999; 2002; 2003; 2008); Dornelas (2005; 2007; 2018); Filion (2000); Gandini (2016); Hoyuelos (2020), Malaguzzi (1963; 1980; 1993; 1998; 1999; 2001; 2016; 2017); Martins (2010); Oliveira (2004); Rinaldi (2017); Schneider (2020); Vecchi (2014; 2017; 2020), dentre outros. A partir dessa reflexão, identificou-se que, por meio do protagonismo e do empreendedorismo das professoras no decorrer de suas práticas educativas, é desenvolvido o protagonismo infantil e potencializado o comportamento empreendedor das crianças. Nas análises das documentações dos projetos educativos evidenciou-se a problematização social, investigações no campo social e a participação das crianças, dos professores, das famílias e da comunidade em ações sociais, direcionadas para o coletivo e para a preservação ambiental. Diante desse cenário, compreende-se que o desenvolvimento do protagonismo infantil e a potencialização do comportamento empreendedor das crianças, com aproximações da abordagem reggiana, surge como possibilidade para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.