Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/3300
Title: O ensino da arte luta capoeira no contexto escolar - desafios e possibilidades
Authors: Azevedo Junior, Erni Soares de
Keywords: Capoeira;Ensino;Contexto escolar;Teaching;School Context
Date of Defense: 26-Jun-2020
Issue Date: Jun-2020
Citation: AZEVEDO JUNIOR, Erni Soares de. O ensino da arte luta capoeira no contexto escolar - desafios e possibilidades. 2020. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 jun. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3300.
Abstract: A presente dissertação de Mestrado tem por objetivo investigar o ensino da Arte Luta Capoeira e sua relação com o ambiente escolar. Desse modo, toma como problema de pesquisa as seguintes questões: De que modo o ensino da capoeira pode adentrar o espaço escolar? Quais os desafios e possibilidades do ensino da capoeira no ambiente escolar? A partir de tais questões, busca-se compreender o processo histórico de construção da Arte Luta Capoeira como possível prática educadora, assim como investigar vivências de ensinagem utilizando os elementos da capoeira. Os principais referenciais teóricos que serviram de embasamento para essa discussão foram Freitas (2007), Campos (2001), Silva e Heine (2008), Ponso e Araújo (2014), e Lima (2007), dentre outros, os quais se debruçam em torno de noções da Arte Luta Capoeira e/ou experiências de práticas vinculadas a esta arte. Para a investigação, foi utilizada a História Oral, com foco nas entrevistas narrativas realizadas com três professores de capoeira de escolas localizadas nas cidades de Fortaleza do Tabocão, Guaraí e Miracema do Tocantins, no Estado do Tocantins. Ao final, conclui-se que há um grande potencial pedagógico para o ensino da Arte Luta Capoeira no ambiente escolar. Contudo este potencial não garante a sua consolidação e manutenção no espaço educacional escolar.
This dissertation aims to investigate the art capoeira fight and its relationship with educational space. Thus, it seeks to discuss how art can fight capoeira into this environment. The research problem addresses the following questions: How can capoeira teaching enter the educational space? What are the challenges and possibilities of capoeira teaching in the school environment? With this problem we seek to understand the historical process of the construction of capoeira fighting art as a possible educational practice and to investigate teaching experiences using the elements of capoeira. The main theoretical references that participated in this discussion are Freitas (2007), Monteiro (2000), Reis (2010), Campos (2001-a, 2001-b), Areias (1998), Silva and Heine (2008), Cruz (2003 ), Ponso and Araújo (2014), Brazil (2008), Pires (2002) and Lima (2007), which articulate in their concepts the educational relevance of capoeira fighting art contributing to the understanding of this art. For the investigation, the Oral History methodology was used, having as data collection tool the narrative interviews with three capoeira teachers from schools located in the cities of Fortaleza do Tabocão, Guaraí and Miracema do Tocantins, in the state of Tocantins. In the end, it was possible to realize great educational potential of capoeira fighting art within the school environment, however this pedagogical potential does not guarantee the capoeira fighting art its consolidation and maintenance within this space.
URI: http://hdl.handle.net/10737/3300
Appears in Collections:Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020ErniSoaresdeAzevedoJunior.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons