Comparativo entre o método construtivo de alvenaria estrutural e o light steel framing de uma edificação habitacional: estudo de caso

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2021-11
Orientador
Köhler, Débora Righi
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente estudo tem como principal objetivo o comparativo de custo e análise estrutural de uma edificação enquadrada no Programa Habitacional Casa Verde Amarela, esse comparativo se dá entre uma edificação modelo, executada com a utilização do método de alvenaria estrutural, contendo em sua execução uma estrutura de concreto armada para as fundações e a estrutura do baldrame e o restante com alvenaria estrutural, completando assim a estrutura da edificação, pelo outro lado do comparativo tem-se uma edificação proposta com o método construtivo do Light Steel Frame, formada por uma fundação em concreto armado e o restante por painéis portantes, compostos de perfis metálicos moldados a frio.O comparativo de custos se dá com a referência na tabela SINAPI e com orçamentos de empresas que atuam no Vale do Taquari, já para a análise estrutural aplicou-se um comparativo direto de forças que devem ser suportadas pelas fundações dos dois métodos de construção.
Descrição
Palavras-chave
Light Steel Frame; Análise de custo; Análise estrutural
Citação
SEHN, Raphael Luís. Comparativo entre o método construtivo de alvenaria estrutural e o light steel framing de uma edificação habitacional: estudo de caso. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 dez. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3365.