Letramento e alfabetização – as noções de textualidade, de coesão e de coerência no processo de compreensão leitora de crianças de 4 a 5 anos

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-11
Orientador
Spohr, Marlene Isabela Bruxel
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
As crianças, desde muito cedo, seja no ambiente familiar ou nos espaços escolares, estão em contato com o mundo letrado, através de signos visuais e escritos que compõem as diversas possibilidades cotidianas de leitura, como propagandas, fôlders de mercado, desenhos, placas, marcas e imagens impressas nos brinquedos que manipulam, além dos livros infantis. O contato e a exploração desses diferentes materiais enriquece o conhecimento de mundo da criança, favorecendo sua compreensão e interpretação, além de estimular o gosto pela leitura. Da mesma forma, a exploração de textos imagem também é muito significativa, pois além de estimular a atenção, a imaginação e a criatividade, propicia à criança a construção do processo de coesão e de coerência. Assim, esta monografia, baseando-se em uma pesquisa qualitativa, tem como objetivos analisar como crianças não alfabetizadas compreendem e estabelecem a sequência coesa e coerente de histórias infantis reproduzidas em imagens, bem como, investigar como as leituras mediadas pela professora contribuem para o estabelecimento da coesão e da coerência de narrativas infantis, a partir da organização sequencial das histórias reproduzidas em imagens. A metodologia deste estudo consiste em leituras de referenciais teóricos, bem como, de uma pesquisa qualitativa com três crianças de uma escola de Educação Infantil do Município de Lajeado/RS. Os resultados revelam a importância da leitura mediada pelos professores bem como os momentos de leitura realizados pelas crianças para o estabelecimento da coerência de textos reproduzidos em imagens.
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização e letramento; Textualidade; Coerência e coesão; Histórias infantis; Texto imagem
Citação
BIRKHEUER, Carine. Letramento e alfabetização – as noções de textualidade, de coesão e de coerência no processo de compreensão leitora de crianças de 4 a 5 anos. 2014. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/799.
Coleções