Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/82
Title: Ensino e aprendizagem da geometria espacial a partir da manipulação de sólidos
Authors: Vidaletti, Vangiza Bortoleti Berbigier
Keywords: Aprendizagem Significativa;Geometria Espacial;Sólidos Geométricos
Date of Defense: 6-Apr-2009
Issue Date: 9-Jun-2009
Citation: VIDALETTI, Vangiza Bortoleti Berbigier. "Ensino e aprendizagem da geometria espacial a partir da manipulação de sólidos". 2009. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 abr. 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/82>.
Abstract: Esta dissertação sugere, apresenta, aplica e avalia uma metodologia alternativa de trabalho, para o ensino e aprendizagem da geometria espacial a partir da manipulação de sólidos. O texto inicia com a apresentação do referencial teórico através da descrição dos tipos de aprendizagem direcionando-se para a teoria de David Ausubel, ressaltando a aprendizagem significativa, proposta central deste trabalho, de forma a demonstrar que o conhecimento é produto de um processo psicológico cognitivo, envolvendo a interação entre as idéias que são significativas para os alunos que se encontram em situação de aprendizagem. A partir desse princípio, a nova informação dada ao aluno deve interagir com os conhecimentos que ele já traz sobre o assunto, permitindo que a aprendizagem do momento seja respaldada pela aprendizagem que a antecedeu. O trabalho descreve as situações concretas vivenciadas pelos alunos, através da escolha de produtos comercializados para servirem de modelo à construção de novas embalagens para os mesmos produtos, mantendo as medidas e variando as formas de apresentação. Nessa etapa evidenciou-se a teoria de Ausubel, segundo a qual os conhecimentos prévios são imprescindíveis para a aprendizagem dos novos conhecimentos, explorando-se o conteúdo já aprendido ao longo da caminhada de cada um, acrescentando-se as novas informações. Conclui-se que é possível minimizar as dificuldades dos discentes em relação à aprendizagem da geometria espacial, através da manipulação de sólidos, uma vez que dessa forma os alunos percebem a relação entre o conteúdo trabalhado e os problemas do cotidiano, motivando-se e reconhecendo a importância do que já aprenderam com os conteúdos trabalhados no momento.
URI: http://hdl.handle.net/10737/82
Appears in Collections:Ensino de Ciências Exatas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VangizaVidaletti.pdf5,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in BDU are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.